English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias
1

Ouvi dizer que um monge das antigas inventou a contabilidade pois na epoca não haviam numeros negativos dai ele fez um esquema de creditos e debitos!

2006-07-27 19:07:40 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Matemática

5 respostas

Parte disso parece verdade... achei no site abaixo. Veja:

Origens

Após a introdução da imprensa com tipos móveis, ao redor de 1450, muitos dos clássicos da matemática foram traduzidos para o italiano e publicados em latim ou no vernáculo. Os matemáticos entregaram-se a animados debates públicos sobre as soluções de complexas equações algébricas, enquanto as multidões incentivavam seus favoritos.

O estímulo de grande parte desse interesse data de 1494, com a publicação de um notável livro de um monge franciscano chamado Luca Paccioli . Paccioli nasceu em torno de 1445, em Borgo San Sepulcro, cidade natal de Piero della Francesca. Embora a família exortasse o menino a se preparar para uma carreira nos negócios, piero ensinou-lhe literatura, arte e história e recomendou que freqüentasse a famosa biblioteca da corte vizinha de Urbino. Ali os estudos de Paccioli formaram a base da fama subsequente como matemático.

Aos vinte anos, Paccioli conseguiu um emprego em Veneza como preceptor dos filhos de um mercador rico. Ele comparecia a preleções públicas sobre filosofia e teologia e estudou matemática com um professor particular. Hábil estudante, escreveu sua primeira obra de matemática publicada na estada em Veneza. Seu tio Benedetto, oficial do exército baseado em Veneza, ensinou a Paccioli arquitetura e questões militares.

Em 1470, Paccioli transferiu-se para Roma a fim de prosseguir os estudos e, aos 27 anos tornou-se monge franciscano. Entretanto, ele continuou suas perambulações. Lecionou matemática em Perugia, Roma, Nápoles, Pisa e Veneza. Antes de se fixar como professor de matemática em Milão, em 1496. Dez anos antes, recebera o título de Magister, equivalente a um doutorado.

A obra-prima de Paccioli, Summa de arithmetic, geometria et proportionalità (as obras acadêmicas mais sérias ainda eram escritas em latim), apareceu em 1494. Escrito à "imensa abstração e sutileza da matemática ", a Summa reconhece a dívida de Paccioli para com o Liber abaci, de Fibonacci, elaborado quase trezentos anos antes. A Summa fixa os princípios básicos da álgebra e contem todas as tábuas de multiplicação até 60 x 60 - um recurso útil em uma época em que a imprensa disseminava o uso do novo sistema de numeração.

Uma das contribuições mais notáveis do livro foi sua apresentação da contabilidade por partidas dobradas. Embora não fosse inventada por Paccioli, recebeu o mais extenso tratamento até então. A noção de contabilidade por partidas dobradas já se esboçara no Liber abaci, de Fibonacci, e aparecera em um livro publicado em torno de 1305 pela filial londrina de uma empresa italiana. Qualquer que seja sua origem. essa inovação revolucionária nos métodos contábeis teve importantes conseqüências econômicas, comparáveis à descoberta da máquina a vapor trezentos anos depois.

2006-07-28 02:28:00 · answer #1 · answered by edgrasser 5 · 1 0

É verdade. O nome do monge é Fowmnfta Tpwmsbgotbzaio

2006-07-28 15:46:48 · answer #2 · answered by wendelmsilva 3 · 0 0

Sim, certamente

2006-07-28 12:35:13 · answer #3 · answered by Pedro 3 · 0 0

A origem deve ser mais ou menos essa, a necessidade dos números negativos deve ter sido bastante forte primeiramente na área contábil

2006-07-28 06:43:31 · answer #4 · answered by Mister R 5 · 0 0

hummm sei la entende.........mas deve ser, apesar que pode nao ser tambem, quem sabe........

2006-07-28 02:13:50 · answer #5 · answered by muiloko 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers