Cuidado, vc pode ficar louco se tentar entender isso, mas eis uma explicação melhor do que "Deus criou e pronto":
Nossa vida é baseada no tempo, pois temos vida limitada e damos importância demais ao tempo, mas vc já parou pra pensar que para alguns entes da natureza o tempo não é tão importante? Uma rocha que se desloca pelo espaço em direção ao infinito: qual a diferença para ela entre 1 segundo e 1 bilhão de anos? Nenhuma, pois em nenhum dos dois casos ela vai chegar ao destino. Então temos um problema grande: quando 1 segundo vale o mesmo que 1 bilhão de anos é porque o tempo passou a ser só um detalhe. Resumindo: nosso cérebro, 100% baseado no tempo não pode aceitar que uma coisa sempre existiu.
Aqui vai de novo a historinha que mostra que o fato de vc não poder entender uma coisa não significa que ela não seja viável:
Era uma vez um mundo plano, um mundo em 2 dimensões, onde só havia quadrados, círculos, retas, pontos vivendo numa sociedade complexa. Um dia, eles avistaram um ponto que incrivelmente foi se transformando num círculo, que foi crescendo e depois começou a diminuir até virar um ponto novamente e então sumiu.Todos ficaram chocados, pois não havia mudanças de classe social lá, um ponto seria sempre um ponto, não podiam entender que aquilo na verdade era uma esfera atravessando o plano deles.Mas como explicar a eles o que é uma esfera se eles vivem no plano?Eles jamais entenderiam, assim como nós não podemos entender a quinta dimensão e nem "sempre existiu" .
2006-07-27 16:06:24
·
answer #1
·
answered by Caio K 4
·
1⤊
0⤋
Esta é uma boa pergunta. O tempo físico que conhecemos pode ser medido de diferentes formas: através de relógios, dispositivos
atômicos e a precisão de tal medida é fundamental para o trávego aéreo que usam GPS por exemplo. Entretanto, com a descoberta da teoria da relatividade por Albert Einstein não existe tempo absoluto, mas sim o tempo se relaciona com o espaço através
da chamada métrica. Assim, o tempo de uma pessoa num foguete com velocidade próxima a da luz não é a mesma de um observador na terra. Temos o paradoxo dos gêmeos onde se um astronauta deixa seu irmão gêmeo na Terra e viaja com a velocidade da luz quando ele voltar seu irmão na terra estará mais velho ou ter morrido.
Quanto ao início do tempo, especula-se que tenha começado quando se iniciou o Big Bang onde toda a matéria do Universo estava concentrada numa dimensão de uma agulha. Mas não há nada de concreto quanto a isto.
O fim do tempo é incerto e dependerá da evolução do Universo,
ou dos Universos (uma vez que se especula a existência de Universos paralelos) que pode se expandir ou colapsar.
2006-07-28 11:15:09
·
answer #2
·
answered by Walter J C T 1
·
0⤊
0⤋
Te darei 4 respostas baseadas em pensamentos de 4 filósofos e cientistas.
Se não me perguntarem, eu sei o que é. Se tiver de explicar para alguém, não sei. O problema é que o passado não está mais aqui, o futuro ainda não chegou e o presente voa tão rápido que parece não ter extensão alguma. Aliás, se o presente só surge para vira passado, não daria para dizer que o tempo é uma caminhada rumo a não-existência?
Santo Agostinho -- Bispo e filosofo do séc. 5
É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma só vez.
John Wheeler -- Um dos maiores físicos do séc. 20
Uma ilusão. A distinção entre presente, passado e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.
Albert Einstein -- Nada a declarar!!! Simplesmente o cara!
Não há fluxo. Os eventos independentemente de quando ocorram, simplesmente existem. Todos existem. Eles ocupam para sempre o seu ponto particular no espaço-tempo. Se você estava se divertindo a valer no réveillon, você ainda está lá, pois esta é uma das localidades imutáveis do espaço-tempo.
Brian Greene -- Físico americano da universidade de Columbia. Aqui ele tenta explicar o ponto de vista de Einstein.
Espero ter respondido sua pergunta. Ao meu ponto de vista, o tempo se iniciou quando acontecimentos começaram a acontecer, ou seja, na criação do universo. E terá fim quando acontecimentos pararem de acontecer, ou seja, no fim do universo.
2006-07-28 09:13:49
·
answer #3
·
answered by ffas dasd 1
·
0⤊
0⤋
tempo é informação
2006-07-28 08:09:32
·
answer #4
·
answered by Xeu Inspricá 2
·
0⤊
0⤋
Segundo a Física, não existe definição concreta para TEMPO. Existem definições para intervalos de tempo, mas nao para o tempo em si.
2006-07-28 01:53:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Rafa.
O tempo não existe.
quem inventou o tempo foi o homem, na tentativa de encontrar, uma explicação pras etapas evolutivas da vida.
o fato do sol nascer e se por, não é por causa do tempo e fim um fenomeno natural que ocore! O homem definiu esse periodo como tempo, inventando cada milessimo, segundo, horas, dias, meses, anos e assim por diante.
assim como as distancias, e velocidades. foi tudo inventado e denominado pelo homem.
isso foi feito para que as coisas sejão mais organização.
para que tudo possa ser entendido e de forma mais simples!
2006-07-28 01:16:09
·
answer #6
·
answered by Padilha 1
·
0⤊
0⤋
pense fisicamente e arimeticamente sobre o tempo
tempo e distancia divido por velocidade
tempo e inversamente proporcional ah velocidade
tempo e proporcional ah distancia
enquanto tiver um corpo percorrendo uma distancia com uma velocidade sempre vai ter tempo
Toscamente falando enquando houver movimento vai ter tempo
2006-07-27 23:53:44
·
answer #7
·
answered by gustavo oc 2
·
0⤊
0⤋
Há uma resposta engraçada que me deram quando era menino.
" O tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem! O tempo respondeu ao tempo, que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem! "
Para haver tempo, parece existir a necessidade de movimento e deslocamento de algo em relação à outra coisa.
Sabe-se que o universo SEMPRE esteve em movimento por todo o tempo, não havendo tempo em que o movimento se principiasse a si mesmo.
Nunca houve começo do todo, havendo entretanto mudança contínua das partes que se alteram em si mesmas decorrente do próprio movimento de expanção.
As partes tem princípio e fim, quando são alteradas e absorvidas por outras partes, dando início ao novo sistema criado.
O todo jamais se extinguirá por ser eterno e perpétuo.
O todo é chamado pelo nome de UNIVERSO. O universo de hoje, embora tenha o mesmo "peso" material, é diferente do universo de ontem....Ops, ja ta tudo diferente, Ops, Ops, percebeu?
2006-07-27 23:13:01
·
answer #8
·
answered by Safenado e a magia da astrologia 7
·
0⤊
0⤋
o tempo nem esqueci é o meu meio de vida .sim tem começo e não tem fim
2006-07-27 23:08:07
·
answer #9
·
answered by ANTONIO A 3
·
0⤊
0⤋
Oi Rafa
Essa pergunta nos foi feita no início das aulas de "epistemologia das ciências sociais".
O curso era semestral, mas essa era uma das duas matérias anuais. (a outra maldita se chamava "epistemologia da complexidade")
No final de um ano todos ainda tínhamos dúvidas sobre o que é o tempo.
Essa, apesar de inocente, foi a pergunta mais difícil que tive que responder na minha vida.
Aconselho que você leia o livro que lhe indico abaixo (na fonte).
Creio que com ele você vai conseguir ter uma idéia sobre o que são o tempo (não é erro. É "são" mesmo. São diversas concepções).
Boa sorte (você vai precisar)
Abs
2006-07-27 23:07:27
·
answer #10
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋