Os sabões e sabonetes são definidos como sais de ácido graxos obtidos a partir de reações de gordura animal (sebo) e/ou óleos vegetais (óleo de coco, babaçu etc.) com hidróxidos de sódio (soda cáustica) ou potássio. Eles estão incluídos dentro de um grupo de substâncias destinadas à limpeza, chamadas genericamente de detergentes (do latim, detergere, que significa limpar).
Os xampus também têm como principal função a limpeza e possuem em suas formulações um ou mais detergentes, principalmente sais derivados do ácido laurílico, como leuril éter sulfato de sódio. Sabões e xampus comerciais podem possuir, além de detergentes, outras substâncias aditivas, conforme é apresentado nas composições trazidas em seus rótulos. Essas substâncias aditivas têm aplicações específicas em nossos corpos ou roupas (por exemplo, dar brilho, volume e maciez) e que também dão identidade ao produtos (como perfumes e cores agradáveis).
Os corantes utilizados em sabonetes e xampus podem ser sintéticos ou naturais e estão presentes em pequenas concentrações nos produtos. Eles absorvem a luz visível em determinado comprimento de onda e emitem-na em outro, produzindo a coloração observada no sabonete. Quando os sabões e xampus entram em contato com a água, formam soluções mais claras e espumam.
Os detergentes existentes nestes produtos são responsáveis pela produção de espuma – considerada uma dispersão coloidal, onde um grande volume de ar se encontra disperso em uma pequena quantidade de líquido (soluções mais claras), formando pequenas bolhas conglomeradas. As paredes dessas bolhas constituem filmes muito finos do líquido.
Ao entrar em contato com as bolhas da espuma, a luz branca (solar ou de lâmpada incandescente) sofre múltiplas reflexões. Mas, em cada ponto da superfície das milhares de bolhas da espuma, a luz refletida permanece branca. Como as paredes das bolhas são muito finas, após milhares de transmissões, a luz terá passado através de um comprimento muito pequeno de líquido e isto não é suficiente para produzir uma cor diferente. Por isso, mesmo que o sabonete seja colorido, a espuma será sempre branca.
2006-07-28 02:46:16
·
answer #1
·
answered by actros 3
·
0⤊
0⤋
Aaaaaa, vc não sabe???...... Muito menos eu.
2006-07-28 12:20:17
·
answer #2
·
answered by Pedro 3
·
0⤊
0⤋
pq a sua composição molecular permite q isso aconteça...e não a quimica q mantem a cor...
2006-07-27 22:24:25
·
answer #3
·
answered by tata 1
·
0⤊
0⤋
Porque sabonetes coloridos em sua composição são brancos por isso soltam espumas brancas(transparentes), mas são coloridos devido aos corantes.
2006-07-27 22:04:40
·
answer #4
·
answered by Mari 3
·
0⤊
0⤋