English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-27 13:10:05 · 1 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Livros e Autores

1 respostas

Don Suelda del Itararé
Luiz Antônio Solda, 50 anos, nascido em Itararé-SP, é colaborador da revista Los Três Inimigos. Seus cartunistas preferidos são: Jaguar, Ziraldo, Miran, Saul Steinberg e Tommy Ungerer


Luiz Antônio Solda desenha desde criança. Seu talento lhe rendeu muitas balas, lanches e figurinhas, já que cobrava dos colegas cada trabalho escolar que fazia para os outros. Ele se mudou para Curitiba em 1966 e foi auxiliar de escritório na Rede Ferroviária Federal. Seis anos depois, começou a fazer charges no Correio dos Ferroviários, um periódico organizado pela Cooperativa dos Ferroviários. Solda conta que todos os empregos que conseguiu foram alcançados sem muito esforço da sua parte, ou por indicação dos amigos ou porque seus desenhos lhe renderam uma profissão. Foi por meio de um colega que conseguiu, por exemplo, publicar as primeiras charges no jornal O Estado do Paraná. Ele também trabalhou com publicidade, tendo passado por várias agências, entre elas a SCLAM.

Depois de algum tempo parado, voltou a trabalhar como diretor de arte e colaborador de texto na revista Los Três Inimigos, a convite de Tiago Recchia, é claro. Aliás, este é um grande admirador do artista, foi ele quem o batizou Don Suelda del Itararé, numa referência ao Barão de Itararé, considerado o primeiro humorista do Brasil. Tiago é uma espécie de padrinho do retorno de Solda ao humor paranaense. “Eu o convidei porque sei que ele tem muito a me ensinar. Ele é dono de um traço muito requintado, o meu desenho é mais sem vergonha”, diz. Os dois amigos se conhecem há muito tempo, precisamente desde 1978, quando ambos foram convidados a participar da antologia humorística Pra mim chega!, que reuniu grandes cartunistas de Curitiba como Douglas Maia, Dante Mendonça e Miran.

Além das charges, o artista tem outra paixão: a escrita, ora em textos humorísticos ora em haicais. Ele já tem dois livros de poesias publicados : Saldos e Retalhos e o recém-lançado Kamikaze do Espanto. Também em fase de lançamento, O Almanaque do Professor Thimpor, pela Imprensa Oficial do Paraná, é uma coletânea de textos e cartums especialmente selecionados entre seus trabalhos desde 1980. Para aqueles que se interessarem em conhecer um pouco do trabalho do Solda, este é um livro altamente recomendável. Por ele, dá para se ter uma idéia de quão bem-humorado é o artista, mesmo quando está escondido em sua timidez.

2006-07-27 13:16:53 · answer #1 · answered by Apolo 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers