Respondendo, na ordem em que as perguntas foram feitas:
1 - É um Reino Unido porque é composto de quatro reinos: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Os quatro reinos sempre foram muito próximos, e através de casamentos (às vezes impostos pela Inglaterra, o reino que sempre foi o mais poderoso dos quatro) e alianças, as famílias reais se uniram em um só, a família que atualmente está no trono. Antigamente o quarto reino era o reino da Irlanda (ou EIRE), mas com a guerra pela independência da Irlanda, apenas a parte norte, ou Ulster, de maioria protestante anglicana, permaneceu fiel à família real e, consequentemente, à Inglaterra.
2 - Eles tem seleções separadas, e nós não, por dois motivos: a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte mantiveram uma certa autonomia, são como quatro "nações" unidas em uma única entidade política, já o Brasil não, é uma única nação. O segundo motivo é mais simples: as federações inglesa, galesa, escocesa e norte-irlandesa pediram, ao se filiar à FIFA, para serem consideradas como quatro seleções diferentes, e aqui não houve isso, nenhuma federação estadual se opôs à associação com a FIFA através da CBF (Porto Rico, por exemplo, apesar de ser um protetorado americano, e seus cidadãos serem cidadãos americanos, tem seleção própria).
3 - Existe separatismo na Espanha por razões históricas. A península ibérica, históricamente, sempre foi composta por diversos reinos, como o reino de León y Castella, o Reino de Aragón, o Reino de Castillas, etc... Com a conquista da península pelos árabes, e como consequência das guerras pela libertação dos árabes, os reinos acabaram sendo agrupados em dois países: Portugal e Espanha. Acontece que, em alguns pontos da Espanha, minorias não ficaram contentes com esta unificação, e sonham com a volta ao status antigo, de reinos independentes. Isso existe no País Basco e, com menor força, na Cataluña. Ocorre que a maioria, nas duas regiões, quer ficar unida à Espanha (inclusive plebiscitos já foram feitos). A idéia da separação não é especificamente ilegal, o que ocorre é que, no País Basco especificamente, alguns dos separatistas, quando constataram que não conseguiam convencer a maioria dos cidadãos a se separar, radicalizaram sua posição e passaram a recorrer a técnicas terroristas, formando o ETA (Euskadi ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade no dialeto basco).
4 - Quanto ao Tibet, a mídia em geral não fala tanto no local porque a luta pela liberdade lá não é tão "movimentada" quanto na Palestina, por exemplo. Não há organizações terroristas ou tibetanos pegando em armas para lutar contra a China. Já os governos de outros países não falam no assunto para evitar confrontos com a China. Ainda assim, praticamente todos recebem, mesmo contra a vontade chinesa, o Dalai Lama em seus territórios (e o Dalai Lama é o principal "representante" da reivindicação tibetana de independência). Diplomaticamente, isso significa um recado para a China: "nós respeitamos seu poder e evitamos falar sobre o assunto, mas isso não significa que concordamos com a dominação chinesa no Tibet." Os EUA, especificamente, tem mais interesse na luta pela independência de Taiwan do que a do Tibet porque, além de esta "luta" já estar em um estágio mais avançado na ilha, lá, ao contrário do Tibet, são defendidos e praticados a democracia e o livre comércio, valores que os Estados Unidos defendem em contrapartida à economia centralizada e ao comunismo praticados na China.
2006-07-27 14:02:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
putz ! qta coisa numa so pergunta !
;O Reino Unido é um estado soberano formado geograficamente pela Grã-Bretanha e ilhas adjacentes e pelo nordeste da Ilha da Irlanda, sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda. O estado é formado por 4 nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales (Ilha da Grã-Bretanha) e Irlanda do Norte (Ilha da Irlanda) além deterritórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo.
O que não acontece no Brasil , o qual é uma republica federativa.
O ETA é um grupo armado clandestino e ilegal, de ideologia independentista marxista e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência de Euskal Herria.
Não se fala no Tibet, pq la nao tem petroleo que os EUA e Inglaterra querem, e tmb nao sao bestas de querer enfrentar a China, ao contrario do Iraque. Hoje temos o Timor Leste que esta em moda... O mundo é hipocrita e capitalista selvagem. Acrescento as afirmações !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!...
2006-07-27 19:40:25
·
answer #4
·
answered by poyatozep 4
·
0⤊
0⤋
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (habitualmente referido apenas como Reino Unido) é um país e um estado soberano formado geograficamente pela Grã-Bretanha e ilhas adjacentes e pelo nordeste da Ilha da Irlanda, sendo limitado a norte e a oeste pelo Oceano Atlântico, a leste pelo Mar do Norte, a sul pelo Canal da Mancha, que o separa do resto da Europa, e a oeste pela República da Irlanda (única fronteira terrestre) e pelo Mar da Irlanda. O estado é formado por 4 nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales (Ilha da Grã-Bretanha) e Irlanda do Norte (Ilha da Irlanda) além de territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo
2006-07-27 19:33:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋