English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Boa tarde! Bem galera, eu estou fazendo um trabalho de filosofia sobe liberdade e gostaria que vo6 respondessem: O que é liberdade para você? Gostaria de respostas vindas de vo6 mesmos pois irei usá-las em meu seminário. Vlw!

2006-07-27 06:57:04 · 10 respostas · perguntado por nana_:p 2 em Ciências Sociais Sociologia

10 respostas

Liberdade não existe...
Você está pré condicionado a várias coisas que impedem um fluxo espontâneo de sua natureza...
Por exemplo, você tem a liberdade para mandar aumentar o salário?
Sair nú?
Voar?
Entrar para qualquer curso em qualquer faculdade?

Em filosofia, há várias concepções de liberdade, umas bastante distintas das outras. As teorias da liberdade dizem respeito à metafísica e à ética, à filosofia política.

A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.

De maneira positiva, ela designa a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

2006-08-02 06:47:09 · answer #1 · answered by David 4 · 4 0

Liberdade é ter Jesus no coração, não ter vicios, não ter grilos.

2006-07-27 07:04:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Liberdade é fazer qualquer coisa sem precisar fazer comparações com os parametros da Sociedade. Liberdade é fazer o q te deixa a vontade, e naum necessariamente fazer aquilo que o mundo aponta como atividades Libertinas !!!!! Vc naum precisa ser Punk, também naum precisa ser Hippie, basta libertar seus pensamentos e conduzir as suas ações para um âmbito livre de qualquer molde, rotulação, padrão ou pre-disposição.

2006-07-28 05:43:24 · answer #3 · answered by Oráculo 1 · 1 0

Muitos filósofos têm escrito sobre a liberdade. Falamos sobre liberdade — liberdade para fazer o que quisermos, para ter o emprego de que gostamos, liberdade para escolher uma mulher ou um homem, liberdade para ler qualquer livro, ou liberdade para não ler absolutamente nada. Somos livres, e o que fazemos com essa liberdade? Usamos essa liberdade para nos expressarmos, para fazer aquilo de que gostamos. A vida está se tornando cada vez mais permissiva — você pode fazer amor no parque ou no jardim.


Temos toda espécie de liberdade, e o que temos feito com ela? Pensamos que onde há escolha há liberdade. Eu posso ir à Itália ou à França: é uma escolha. Mas a escolha dá liberdade? Por que temos que escolher? Se você é realmente lúcido, tem uma compreensão exata das coisas, não há escolha. Disso resulta uma ação correta. Apenas quando há dúvida e incerteza é que começamos a escolher. A escolha, então, se vocês me permitem dizê-lo, constitui um empecilho para a liberdade.

Nos estados totalitários não há liberdade alguma, pois eles têm a idéia de que a liberdade produz a degeneração do homem. Portanto, eles controlam, reprimem — vocês sabem o que está acontecendo.

Então, o que é liberdade? É algo que se baseia na escolha? É fazer exatamente o que queremos? Alguns psicólogos dizem que, se você sente alguma coisa, não deve reprimi-la ou controlá-la, mas deve expressá-la imediatamente. Jogar bombas é liberdade? — veja apenas a que reduzimos a nossa liberdade!

A liberdade está lá fora, ou aqui dentro? Onde você começa a procurar pela liberdade? No mundo exterior — onde você expressa o que quer que você queira, a tal liberdade individual — ou a liberdade começa dentro de você, para então se expressar inteligentemente fora de você? Compreendeu a minha pergunta? A liberdade só existe quando não há confusão dentro de mim, quando, psicologicamente, religiosamente, não há o perigo de eu cair em nenhuma armadilha — você entende? As armadilhas são inúmeras: gurus, sábios, pregadores, livros excelentes, psicólogos e psiquiatras — tudo armadilhas. E se estou confuso e há desordem, não preciso, primeiro, me livrar dessa desordem antes de falar em liberdade? Se não tenho nenhum relacionamento com minha mulher, com meu marido, ou com outra pessoa — porque nossos relacionamentos são baseados em imagens — surge o conflito, que é inevitável onde há divisão. Então, não deveria eu começar por aqui, dentro de mim, na minha mente, no meu coração, a ser totalmente livre de todos os medos, ansiedades, desesperos, e das mágoas e feridas de que sofremos por causa de alguma desordem psíquica? Observe tudo por si mesmo e livre-se disso!

Mas, aparentemente, nós não temos energia. Nós nos dirigimos aos outros para que nos dêem energia. Falando com o psiquiatra nós nos sentimos aliviados — a confissão e tudo o mais. Sempre dependendo de alguma outra pessoa. E essa dependência, inevitavelmente, causa conflito e desordem. Então, temos de começar a compreender a profundeza da liberdade; precisamos começar com aquilo que está mais perto: nós mesmos. A grandeza da liberdade, a verdadeira liberdade, a dignidade, a sua beleza, está em nós mesmos quando a ordem é completa. E essa ordem só vem quando somos uma luz para nós mesmos.

Krishnamurti –

2006-08-03 06:21:10 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Liberdade é D E M O C R A C I A. Não há nada melhor do que ter, falar, e pensar o que puder, sem ninguém pra te reprimir. Dentro da democracia existem as regras da sociedade, que legalmente são amparadas em estatutos e nossa Constituição. Sem esses instrumentos haveria o chamado excesso de liberdade, que, resumindo, se traduz em A N A R Q U I A

2006-08-02 06:28:39 · answer #5 · answered by ? 4 · 0 0

Liberdade é responsabilidade por nós mesmos.
Ser livre é coisa muito séria
Não se pode fechar os olhos
Não se pode olhar pra trás
Sem aprender alguma coisa no futuro.
Já dizia o poeta.

2006-07-31 15:29:56 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Estamos condenados à Liberdade.
Somos livres para fazermos nossas escolhas.A todo momento optamos por algo.Somos responsáveis pelas escolhas feitas por nós. O fazer e o não fazer, também são escolhas. O escolher e o não escolher também são escolhas. Estamos condenados à Liberdade. Não há como deixar de estarmos. Conseqüentemente, somos também totalmente livres para colhermos os frutos de nossas escolhas.
Beijos da Malu.

2006-07-29 14:27:58 · answer #7 · answered by ? 5 · 0 0

É bom poder ajudar, saiba que terei o maior prazer em dividir com vc o que sei!
O conceito liberdade é uma invenção mais nova do que vc pensa, é datado de 1789, quando da Revolução Francesa e foi a primeira vez que efetivamente foi usada em uma Lei, a declaração dos direitos dos homem e do cidadão. O documento defendia o direito do homem a liberdade e a igualdade, e pela primeira vez na história o direito de resistir á opressão.
Bjs...............

2006-07-27 07:20:22 · answer #8 · answered by Clᵤio H 3 · 0 0

Liberdade significa estar bem consigo mesmo..ter a liberdade eh vc poder fazer aquilo q vc tem + vontade, q vc sempre quis + nao pode..porque alguem te impediu claro q td c/ moderaçao...
mostrar pra pessoa q o q vc precisava era confiança pra tal coisa e etc.....eu no momento keria a liberdade d estar casada pra nao precisar + ficar brigando c/ minha mae´pra ver meu noivo ou mesmo por causa do horario...nao sou e nunca fui baladeira...apenas sinto falta da minha propria liberdade..e sei q so vou te-la qd casar e for dona do meu nariz assim diz a minha mae rsrs

2006-07-27 07:10:42 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Bem, liberdade para mim é o naõ saber o que vai acontecer, nem o que pode acontecer, é o não saber do amanhã ou do futuro, mas ter sempre a certeza de poderemos fazer o que quisermos quando oque tiver de acontecer em nossas vidas acontecer, é o viver inesperadamente sabendo que poderá se fazer aquilo que quiser, seja o que for que venha aconteçer.

2006-07-27 07:07:40 · answer #10 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers