English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-27 05:21:32 · 9 respostas · perguntado por GirL_In 2 em Ciências Sociais Sociologia

9 respostas

Acredito que tudo muda com o decorrer do tempo.
no Início das disputas eram apenas disputas ideológicas e que por algum motivo passaram do controle, e geraram conflitos.
conflitos que com o passar do tempo tem procurado nas ideologias passadas uma desculpa para que tenha ocorrido.
o tempo passa... e hoje muitos nem sabem por que e pelo que estão brigando...apenas sabem que devem brigar.

é assim que as coisas funcionam...

precisamos de alguem que nos diga o que fazer... e como fazer.mas nunca procuramos saber o por que fazer!!!

é por isso que hoje aceitamos qualquer esmola do governo!!! é por isso que aceitamos que devemos nos submeter ao "Um Real" ao invés de podermos gozar de um restaurante luxuoso.

é por isso que os aposentados que deram a vida para construir esse país no setor público é o que mais sofre hoje em dia... tendo que se submter à longas viagens esprimidos na porta da frente isso quando os ônibos não demoram para parar... e quando ganham (novamente) a gratuidade e finalmente podem passar pela roleta... é um número limitado...

VERGONHA!!!

TUDO ISSO É UMA VERGONHA!!!

(OBS:desculpe minha indignação)

2006-07-27 05:43:29 · answer #1 · answered by Marcinho 2 · 1 0

O MST representa um movimento social que tem fundamentos legítimos, que é a luta pela distribuição mais equilibrada da terra rural no Brasil, mas que acaba sendo utilizado por alguns de seus líderes como uma massa de manobra para mudança do regime de poder no Brasil.

Porque as reivindicações do MST e de outros movimentos sociais de "sem terra" são legítimos? Porque a maior parte das terras ocupadas no Brasil por grandes fazendas são terras do governo, que foram apossadas sob regime da força e violência entre meados do século XIX e os 50 primeiros anos do século XX em sua grande maioria.

Pouca gente sabe por exemplo que a maior parte dos fazendeiros no PONTAL DO PARANAPANEMA, uma das regiões onde ocorrem a maioria dos conflitos no Estado de São Paulo, NÃO TEM TÍTULO DE PROPRIEDADE das fazendas.

A maior parta dessas fazendas da região do PONTAL são terras classificadas como TERRAS DEVOLUTAS, termo instituido pela Lei de Terras promulgada ainda no Império em 1850, que declarava todas as terras que tinham sido objeto de concessões de uso sob o regime de sesmarias pelo Imperador e que não tivessem cultivo ou aproveitamento, deveriam voltar ao domínio da Coroa. O que nunca efetivamente ocorreu, por questões políticas do poder dos fazendeiros, bem como por falsificação de documentos, e outros fatores.

Com a proclamação da República, a partir da nova constituição de 1891, essas terras chamadas "DEVOLUTAS" passaram a ser propriedade dos ESTADOS FEDERATIVOS, e assim foi com a maior parte da Região do PONTAL DO PARANAPANEMA e muitas outras áreasonde existe conflito.

Ou seja, os fazendeiros que ocupam as terras atualmente, muitas desas terras inclusive classificadas como IMPRODUTIVAS, não são nada mais do que posseiros, pois não tem o DOMÏNIO COMPLETO, ou seja não detém o direito de propriedade.

Portanto, o que dá a eles, fazendeiros, mais legitimidade em deter a posse das terras do que qualquer cidadão comum, mesmo que seja do MST?

NADA, eles não tem direito nenhum, apenas a força bruta, e a proteção política na região !!!

Entretanto, o movimento sem terra, por uma questão de problema com a liderança "messiânica" do Sr Stédile, que tem mais interesse em implantar o socialismo no Brasil (está pelo menos 50 anos atrasado), e a vontade de ter projeção pessoal e visibilidade política, acaba a não tratando de forma juridicamente adequada o assunto, especialmente em não informar a população em geral, sobre a situação do regime de propriedade das terras devolutas, dando a impressão que está invadindo PROPRIEDADES PRIVADAS, quando na verdade o que eles quererm é apenas que o ESTADO retome o DOMÍNIO completo daquelas terras, para que seja dado uma destinação que atenda os interesses de uma maior parcela da população do que simplesmente atender a meia dúzia de fazendeiros posseiros.

Pode-se ver nas diversas respostas a este quesito, o preconceito de pessoas até bem informadas e de bom nível contra os "sem terra", que aparecem aos olhos da opinião pública como ursupardores de propriedades, ou simples delinquentes e perturbadores "da ordem".

Mas que ordem é esta? Qual a legitimidade desta "ordem" ?Quem estabeleceu esta "ordem" das coisas e a quem ela serve? Qual a origem histórica desta apropriação privada e privilegiada de terras públicas por estes fazendeiros?

Há muito mais a conhecer sobre o assunto do que este espaço poderia oferecer infelizmente.

Espero ter ajudado !!!

2006-07-27 08:14:59 · answer #2 · answered by Ponto de Vista 3 · 1 0

Sem dúvida alguma, são vândalos que pregam o caos, o braço armado do PT, terroristas pautados pela cartilha maoísta. O movimento deveria ser extinto e declarado como inimigos do Estado! Cadeia neles!!

2006-07-27 06:44:15 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

sao uns bando de dessoculpados que nao tem o q fazer ai fican fazendo bagunça nas cidades

2006-07-27 05:38:38 · answer #4 · answered by DANYELLE F 2 · 0 0

Acho que no começo, era uma luta pela reforma agrária, mas agora já virou uma máfia. Sou contra o vandalismo onde quer que seja! E se houvesse pessoas sérias envolvidas, não iriam sair por aí quebrando tudo que vêem pela frente. Sou a favor da reforma agrária, mas que somente quem realmente quer ficar no campo para trabalhar, consiga seu pedaço de chão. Porém, aqueles que entram somente para invadir terras e depois vender, deveriam ser investigados e afastados.

2006-07-27 05:34:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Na verdade existem duas facções dentro do MST: Uma, a grande massa, são de pessoas desafortunadas que buscam através desse movimento, uma maneira de existência digna. A esses sim, devemos dar o título de brasileiros e lutadores. Por outro lado, temos aqueles que usam do movimento para pregar instabilidade política, praticar crimes entre outros fatos horríveis, culpando o movimento pelos fatos.

2006-07-27 05:32:27 · answer #6 · answered by Rogerio Hashimoto 1 · 0 0

As duas coisas.
São homens e mulheres humildes, que sonham com a reforma a gráris, que sonham com a terra e com uma nova vida, manipulados e liderados por Vândalos que pregam o caos e baderna como armas políticas para praticar o terrorismo. Isso mesmo, terrorismo, pois é essa a definição que se dá quando alguém impõe seu pensamento e sua doutrina por meio de força.
O mais difícil é saber quem é quem, mas para que se possa descobrir, é preciso começar a prendaer todos que invadem propriedades, que perturbam a paz, que depredam e acusam sem saber ao certo o que fazer.

2006-07-27 05:30:27 · answer #7 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 0 0

ñ só homens, más também mulheres que lutam por um ideal de vida, e que a mídia faz parecer vândalos, quando na verdade eles só querem igualdade humanitária e a reforma agrária tão sonhada.

2006-07-27 05:27:41 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acho e o sistema deles já esta bem diferente do que era no inicio, hj tornou-se massa de manobra, podemos considerar como crime organizado ja, afinal, invada a casa dos chefões e monte barracas dentro para ver se ele não chama a policia? ou te mete bala?

Eu sou a favor da reforma agraria, mas somente para quem necessita, não para qualquer um.

2006-07-27 05:25:49 · answer #9 · answered by Dr. Love 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers