English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

muitos policiais hoje....preferem receber alguma propina e liberar, do que prender e prencher relatórios.......isso é verdade....e porque

2006-07-26 15:35:26 · 6 respostas · perguntado por ? 2 em Governo e Política Militares

6 respostas

LEIAM COM ATENÇÃO!!!!!

Queira ou não, goste ou não, as polícias são instituições que a sociedade não pode viver sem elas. Deveriam, portanto, serem mais bem tratadas. Falo com conhecimento de causa, pois sou inspetor de polícia do Estado do Rio de Janeiro e trago uma bagagem de cinco anos e meio na Marinha e quatro anos e três meses como sargento do Exército. Por isso não preciso assistir filmes policiais. Em ambas as Forças eu era de carreira e sai por opção. Estou há mais de quatro anos na Polícia Civil. É claro que se, por um motivo ou outro, você não gostar de policial, não serão meus argumentos (por mais válidos que sejam) que irão fazê-lo gostar de nós. Mas por que não fazer uma reflexão sobre alguns aspectos que na maioria das vezes o cidadão não coloca em discussão? A corrupção é um mal crônico nas polícias brasileiras? Sim. E por quê? Porque elas saem de um povo que tem a corrupção como cultura! O povo brasileiro é que elege os políticos corruptos e também os policiais corruptos saem do povo. Não caem do céu e nem nascem do chão. Mas a corrupção é privilégio só da polícia e da classe política? E o pedreiro que leva uma “sobrinha” de cimento ou de tijolo da obra do patrão sem avisar? E o médico ou enfermeiro que acha mais fácil levar o remédio, o mercúrio ou o algodão do hospital “porque lá tem muito”? E o funcionário do escritório que leva “umas folhinhas” de papel ofício do trabalho para não ter que “gastar dinheiro à toa”? Não estão dando demonstrações de desonestidade? O cara que fica quieto quando recebe troco a mais ou o mecânico que inventa problemas “complexos” para arrancar dinheiro do cliente também não está agindo de má fé?
Quanto à questão salarial, todos sabemos que o salário de um policial no país é uma vergonha! Muita gente rebate este argumento dizendo: "o cara sabia que ia ganhar pouco". Isto é o mesmo que concordar que um professor deva se contentar com a sua desvalorização, pois também sabe que a profissão paga pouco. Ninguém quer policial bronco, mas do jeito que a coisa é, somente os broncos terão vez! Se você gastasse tempo e dinheiro para se formar em qualquer área, estaria disposto a exercer uma função que lhe pagasse pouco e onde você corresse risco de vida? Quem é bom não quer ganhar mal! Bons salários não só ajudam a minimizar as tentações da corrupção como também TORNA A CARREIRA ATRAENTE para pessoas de bom nível, inteligentes e qualificadas que somente entrarão para polícia se for para ganhar bem, já que o risco de vida é diário. Um juiz ganha mais de 20 mil reais. Se esquecem que o bandido não é levado a Justiça se não for preso pelo policial. E aí como reclamar de “puliça” "bronco" se não buscam as pessoas com melhor nível de formação? Se querem os melhores, por que não incentivam os melhores para entrar na carreira policial? Se paga mal os policiais, só atraem gente despreparada. Como cobrar então eficiência de gente despreparada? Como exigir educação de um bronco? Isto também é colher o que se planta. Investiu bem, o resultado será bom!!! Investiu mal, o resultado será desastroso!!! Virão pessoas que não terão preparo para lidar com as outras pessoas. Todo mundo idealiza policiais qualificados, bem formados, refinados e competentes. Mas qual cidadão vai querer entrar numa carreira que impõe risco de vida, paga pouco e não tem nenhum reconhecimento? Mas não é isto que todo mundo quer? (polícia eficiente, policiais preparados, qualificados, cumpridores das leis, além de educado e inteligente?) Será que alguém com todos esses requisitos quer entrar para polícia para não ser valorizado nem no contracheque e nem pela própria sociedade? Ninguém quer policial bronco, mas do jeito que a coisa está, somente os broncos terão vez!
Existem muitos "puliçólogos" (formados em tantas coisas, menos em segurança pública) que adoram comparar as polícias brasileiras com as de países do 1º mundo. Mas quanto ganham os policiais desses países? Quantos policiais são exterminados por dia lá? Os bandidos de lá usam fuzis e granadas? Policial lá mora em área de risco? Não adianta querer que a polícia daqui seja igual à de Nova Iorque, se você paga e trata tão mal quanto a polícia do Haiti. Como você vai dar poder (carteira e arma) para alguém cuidar da sua segurança, se você trata esse alguém da pior forma possível? Você confiaria, por exemplo, dar seu filho aos cuidados de uma babá que você trata igual a um cachorro?
Um policial civil no DF vai passar ganhar entre 6 e 9 mil reais. Ao contrário do que possa parecer, isto não é estar acima da realidade do país. NÃO. Pergunte para pessoas comuns (qualquer pessoa) quanto elas cobrariam para arriscar suas vidas, podendo deixar filhos órfãos e mulheres viúvas? Tem preço? Claro que não! Fazemos parte do tripé básico e essencial do serviço público (educação, saúde e segurança), que “coincidentemente" são as que menos os governos investem e levam a sério. Sem querer fazer comparação com outras categorias, qual profissão o indivíduo passa 30 anos de sua vida colecionando inimigos e sem saber se no dia seguinte estará vivo ou morto? Que outra profissão o cidadão vive a incerteza de que estará vivo ao final de 30 anos para poder se aposentar? E ainda que esteja, será que estará saudável ou aleijado em cima de uma cama? Policial é uma profissão especial, independentemente se existem outras mais intelectuais ou com exigência de maior tempo de domínio técnico. As pessoas lembram apenas das profissões que salvam vidas (e nós também salvamos muitas todos os dias) e se esquecem de nós que, quase que exclusivamente, doamos as nossas!
Além de tudo isto que já falei, ninguém lembra que quando um policial morre, por trás ficam viúvas, filhos órfãos, pais e mães idosos sofrendo, todos com suas vidas destruídas e modificadas definitivamente. Será que enquanto povo somente ajudar a malhar as polícias e não se mobilizar para que elas se transformem em instituições eficientes, os governos irão se preocupar em melhorá-las? Adianta reclamar com o cobrador porque o preço da passagem aumentou? E adianta você falar mal do policial se o serviço é ineficiente? Eu também pago ENORMES impostos e minha mulher e meus pais também carecem da falta de segurança. Você sabia que muitas das vezes são as “vaquinhas” dos comerciantes da área que ajudam a comprar um pneu com meia vida para a viatura? Você sabia que é a “boa política” com o mecânico da área que permite que a viatura funcione? Você sabia que é graças à “colaboração” dos ferros velhos da área que conseguimos repor peças das viaturas? Só que aí você fica devendo favor e o policial para ser isento e imparcial, não poderia dever favor a ninguém. Só que se não for assim, quando você acionar a polícia, ela talvez não atenderá seu chamado porque a viatura estará parada. A quem isto pode interessar? Será que muita gente não lucra com a polícia tendo rabo preso? Será que com o policial ganhando uma merreca, não fica mais fácil, aqueles com algum poder econômico, livrar o filhinho que foi flagrado com droga? E para o cidadão “cumpridor de seus deveres”, será que não será mais fácil oferecer um “cafezinho” para o policial se ele for mal pago? Corrupto não é somente quem recebe, mas que oferece ou paga também!
Por fim, vou me limitar a dizer que investimento de governo é comprar viatura nova no início de mandato porque servem de outdoors ambulantes!!!

2006-07-28 04:23:46 · answer #1 · answered by Feliz 2011!!! 3 · 1 0

Acho que você perguntou e você respondeu; e como é da área deve saber.

2006-07-30 17:46:55 · answer #2 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

a verdade é que o ser humano tem esse instinto, por exemplo, os deputados podem dar a desculpa de ganhar mal para serem corruptos... Acho que não!!!

2006-07-27 00:17:47 · answer #3 · answered by mutante 2 · 0 0

porque estão no meio , então . . . a ocasião é que faz o bandido. Mas veja bem. . . há muitos policiais íntegros e brilhantes. Conheci três que moraram no prédio vizinho ao meu. Pessoas brilhantes! ! No entanto, vivem muito perto da bandidagem.

2006-07-26 22:48:45 · answer #4 · answered by Môsa 2 · 0 0

É tudo que você supõe e mais o desalento de arriscar a vida para prender um bandido e logo em seguida o delegado ou o juiz "fazer um acerto" e soltar o vagabundo. então o policial "faz o acerto" e não prende... e ninguém se machuca... ninguém liga... Não dá nada.
É ruim heim?
Mas é verdade.
Abs

2006-07-26 22:45:47 · answer #5 · answered by Químico 7 · 0 0

Com certeza pelos 2 motivos, unidos esses formam os policiais.
Mas isso não pode ser generalizado, pois há tbm muitos policiais, honestos que tem prazer pelo que fazem.

2006-07-26 22:38:27 · answer #6 · answered by Mari 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers