English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Aquiles que me perdoe, mas não há nada de impossível em mudar as leis do país. O que falta é vontade e interesse político, mesmo. Afinal, para aprovar aumento salarial para si próprios (o que deve ser feito por lei) nossos governantes não encontram a menor dificuldade e são bem rapidinhos.
Existe uma lei, a de Responsabilidade Fiscal, bastante rigorosa em relação aos crimes de corrupção.
O problema é que mais de metade da lei está com aplicação suspensa em decorrência de medidas legais um tanto quanto suspeitas (apenas porque tiveram resultado absolutamente político e não jurídico).
A lei de Responsabilidade Fiscal não enquadra a corrupção funcional (ou seja, aquela relativa aos funcionários públicos - isto é, Presidente, Prefeitos, Governadores, Ministros, etc.) como crime hediondo, mas se conseguíssemos aplicá-la já seria um bom começo.
Ou um bom meio. É comprovado pela História que o meio mais eficiente de combate à corrupção é o povo. Exatamente! Não basta a gente ver notícia de escândalo no jornal. Temos que pressionar. Sair às ruas, fazer barulho, ligar para o gabinete do vereador, deputado em que você votou e exigir que ele cumpra as promessas que fez.
Criar consciência política e cidadã e exigir que se cumpra a democracia como ela foi pensada "com o povo, para o povo e pelo povo"!
Este país é nosso. Quem manda nele, em todas as instâncias, cidades, estados, são empregados de nós, donos do país, dos estados e das cidades!
Se vemos as notícias no jornal e comemos a nossa fatia da pizza (que é aquele pensamento: "ah! isso não tem nada a ver comigo"; ou "político é tudo corrupto mesmo"; "isso não vai dar em nada", somado à falta de cobrança real - ficar indignado na sofá da sala e xingar a tv não adianta; e mais a falta de memória - sim, tem um bando de sacana reeleito pela milionésima vez por aí), contribuímos para manter e alimentar a corrupção!
Para te dar um exemplo de como as coisas funcionam quando o povo fica em cima: a cidade de Santo André, no ABC Paulista, há alguns anos atrás, estava tomada de radares. E a empresa que ganhou a concessão de radares (que era do secretário de obras, aliás da cidade, em evidente fraude), ganhava uma porcentagem em cima de cada multa. Percebeu a falcatrua, né? Até lesma apostando corrida com tartaruga era multada... Em Londrina, no Paraná, algum fdp teve a mesma idéia: instalar radares até no céu da cidade e garantir à empresa concessionária dos radares uma porcentagem em cima das multas... diferentemente dos meus ex-conterrâneos andreenses, os londrinenses foram à Câmara Municipal acompanhar a votação (as sessões são públicas e qualquer um pode acompanhar os plenários, salvo algumas exceções). Toda vez que um vereador levantava para votar, eles faziam o maior barulho, gritando o nome do cabra e pressionando para votar contra a medida. Batata! A lei não foi aprovada e as lesmas, tarturugas e cidadãos londrinenses podem transitar em paz pelas ruas da cidade.
A presença de um cidadão comum é tão forte que numa viagem à Brasília, resolvi dar uma voltinha no Congresso Nacional e acompanhar um processo de votação de lei, só para ver a prática da coisa... acordei todos os deputados que dormiam... e não precisei abrir a boca.

2006-07-26 14:47:05 · answer #1 · answered by Karla F 3 · 2 2

Não basta fazer ele responder como cidadão comum e bloquear seus bens e de seus cúmplices.E no caso de prova inquestionável 10 anos direto de cadeia.

2006-07-27 00:04:52 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Bom eu acho que a unica maneira,,, de combater a corrupção....e dobrar a pena..por ex:: se um policial é pego vendendo.....ou guardando um ponto de droga....se a pena fosse de uma pessoa normal seria de 1 a 3 anos de prizão...agora sendo policial deveria dobrar sem direito a nada para 6 anos

2006-07-26 22:40:11 · answer #3 · answered by ? 2 · 0 0

nunca

se não conseguimos provar o crime comum

para que transforma em hediondo

acho que você nem sabe o que é crime hediondo!!
Procure saber qual é a diferença para o crime comum

2006-07-26 22:19:30 · answer #4 · answered by eureka 2 · 0 0

Sim, haja vista ao que acontece na China, por exemplo, onde se fuzilam corruptos às pencas.

O problema maior é que aqueles que corrompem não estão interessados em acabar com a corrupção, pois -- através dela -- conseguem-se "outras" soluções para determinados entraves legais.

Num exemplo simples : através da corrupção, o poder do dinheiro é capaz de libertar um assassino e prender um inocente em seu lugar . . .

2006-07-26 21:53:12 · answer #5 · answered by arthurgoncalvesfilho 4 · 0 0

Sim, pois os costumes desse país faz com que seja muito mais fácil ser desonesto do que honesto.

"As leis escritas ou não, que governam os povos, não são fruto do capricho ou do arbítrio de quem legisla. Ao contrário, decorrem da realidade social e da história concreta própria ao povo considerado. Não existem leis justas ou injustas. O que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada circunstância de época ou lugar. O autor procura estabelecer a relação das leis com as sociedades, ou ainda, com o espírito dessas."

Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu, autor de "O Espírito das Leis".

2006-07-26 21:34:08 · answer #6 · answered by Hatake Glauber 2 · 0 0

Mudar as leis de nosso país seria quase que impossivel

2006-07-26 21:27:13 · answer #7 · answered by Aquiles Priest 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers