English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Você já reparou como fica a visão das coisas quando olhamos para uma paisagem por uma linha próxima à superfície metálica de um carro exposto ao calor escaldante da luz solar? O mesmo acontece quando miramos alguma imagem por meio de uma linha próxima ao asfalto quente, num dia ensolarado.

Ocorrem deformações na imagem, causadas pelas mudanças que ocorrem no índice de refração do ar próximo às superfícies aquecidas. Pois é, a luz proveniente dos objetos que observamos sofre refração (mudança de direção) quando passa de um meio para outro com índice de refração diferente.

É o que acontece com a luz observada de cidades distantes. Durante o seu percuso, a luz passa por massas de ar ou de misturas gasosas em movimento ou paradas, com diferentes temperaturas e, conseqüentemente, diferentes índices de refração. Já que ela fica mudando aleatoriamente de direção quando atravessa essas massas gasosas, pode ocorrer que num determinado momento ela tenha sido desviada dos nossos olhos e noutro momento não. A sensação que nós temos é, então, que as luzes ficam piscando.

O piscar das luzes (60 Hz) referido em algumas das respostas anteriores não é perceptível ao olho humano. Nem quando estamos perto e nem longe da fonte luminosa. Nem mesmo o efeito Doppler mencionado (que só ocorre quando existe movimento relativo entre a fonte luminosa e o observador) seria suficiente para percebermos uma lâmpada de 60 Hz piscar, pois seria necessário, para isso, que a velocidade relativa entre nós e a fonte de luz fosse muitíssimo elevada (muito mesmo).

2006-07-27 04:57:48 · answer #1 · answered by DêXôVê 3 · 3 0

Para tirar a prova, vamos ligar a iluminacao publica de SP em pilhas duracell e olhar o efeito de longe. Se piscar o conceito de optica esta certo. Se nao piscar o efeito devido 'a oscilacoes da rede esta certo....Abracos

2006-07-28 20:26:16 · answer #2 · answered by ?????? 1 · 0 0

o dexove acertou.. num tem nada a ver com a frequencia da rede, muito menos com efeito doppler... pessoal tá cherando cola antes de responder.... dá pra complementar a resposta do dexove dizendo que cada "secção" do feixe de luz acaba passando por camadas de diferente densidade, fazendo com que cada hora vc consiga enxergar um "parte" do feixe, e as vezes, nenhuma.....

2006-07-27 23:14:59 · answer #3 · answered by GAS 1 · 0 0

As luzes parecem piscar amigo por uma razão simples. Em função das diversas camadas e concentrações do ar entre a sua distância e a lâmpada. É como se o ar mudasse de densidade ao longo da distância e assim eñtão entramos no conceito da ótica, ou seja, ocorre na verdade é uma difração da luz durante todo o percurso e então voce tem a sensação que ela está piscando onde na verdade a luz está mudando de direção várias vezes ao longo do percurso, porém, como a variação da densidade do ar não é muito grande ela difrata pouco ao longo do caminho. Eu não concordo que esse fenomeno seja em função das freqüências da rede e sim da difração em função da densidade.

Um abraço

2006-07-27 17:31:29 · answer #4 · answered by Vitor P 2 · 0 0

A nossa rede elétrica é baseada na frequência de 60 hertz, ou seja, quando vc liga uma lâmpada na sua casa ela pisca 60 vezes em um segundo, só que seus olhos não conseguem perceber pois é muito rápido. Daí temos a impressão de que ela não pisca. Ao ver uma cidade de longe, devido a distância a frequência das luzes diminui (efeito dopler), diminuindo a frequência passamos a perceber que as lâmpadas estão piscando. (Ex: Se a frequência diminuir para 3 hertz, a lâmpada irá piscar 3 vezes em um segundo, sendo possível percebermos que ela pisca).
O efeito dopler mencionado pode ser notado no nosso dia a dia através das ambulâncias. Quando uma ambulância está com a sirene ligada, a medida que ela se aproxima de nós a frequência do som aumenta, o som fica mais agudo. Quando a ambulância se afasta a frequência diminui, o som fica mais grave. O mesmo acontece com a luz. A medida que a fonte de luz se afasta do observador a sua frequência diminui percebemos isto através da mudança de cor, pois frequências mais baixas a cor se aproxima do vermelho. Frequências mais altas a cor se aproxima do violeta.

2006-07-27 11:00:08 · answer #5 · answered by Chanfro 1 · 0 0

E o ciclo da energia, ela e pulsante 50/60

2006-07-26 19:49:25 · answer #6 · answered by fappag 2 · 0 0

É!!! Na verdade as luzes piscam, porém a frequência o qual ela pisca que é de 60Hertz( Ou seja 60 oscilações-liga/desliga -em um segundo)padrão brasileiro.
Quando estamos perto o nosso olho não consegui enchergar essa mudança de fase, pois é muito rápido...Já de longe temos mais facilidades de perceber essa mundança de fase na rede alternada por causa da distancia com relação a luminosidade emitida....Não busquei nenhum site pra responder...Mas mesmo assim espero ter ajudado...e respondido certo.
Roger

2006-07-26 19:43:48 · answer #7 · answered by Roger 3 · 0 0

Por causa dos gases da poluiçao? ou o calor da terra nos dias bem quente?

2006-07-26 19:35:35 · answer #8 · answered by isaias 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers