É claro que houve imigrações para o Brasil antes. Mas a maior imigração aconteceu durante ou depois do processo de abolição. Os colonos (como eram chamados os imigrantes italianos, japoneses, espanhois e todos os outros) chegaram aqui no final do século XIX. O governo, preconceituoso, desenvolveu um projeto que o então presidente chamava de branqueamento do Brasil. Eles queriam que a mistura desse origem a pessoas cada vez mais brancos. Se preocuparam com a quantidade de negros no país. A longo prazo, eles queriam acabar com a cor negra.
Como todo esse processo foi depois da abolição, não tinha como esses colonos serem escravisados.
Mas, importante, não foram escravisados porque o governo, enfim percebeu que não era lucrativo ter escravo, era muito caro.
Os colonos trabalhavam em sistema de meia. Ou seja, repartiam a produção meio-a-meio com o dono da terra, não dava trabalho com perseguições nas fugas e não precisavam ser comprados.
2006-07-26 09:40:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Porque o governo português só queria que no Brasil tivesse brancos e que os escravos eram muito caros e também o governo português quis que os negros servissem para eles até a morte.
2014-08-14 03:06:41
·
answer #2
·
answered by Igor 1
·
1⤊
0⤋
Opa, depois de 13 de maio 1888 com a abolição da escravatura, que naquela época era uma oferta de mão de obra barata, vinda de um local onde não havia muita resistência a captura, mas depois tivemos muitas levas de escravos brancos, os italianos que vieram trabalhar nas lavouras de café, outros tantos europeus de diversas partes que vieram trabalhar nas indústrias de capital estrangeiro, pois ganhavam moradia, comida e no final do mês viviam sempre devendo, a diferença é que os negros apanhavam, dormiam nas senzalas, comiam restos de comidas e os italianos e demais europeus moravam em casinhas simples com muito frio, sem muita comida.
2006-07-29 03:18:52
·
answer #3
·
answered by pingpong 2
·
0⤊
0⤋
Os negros já era escravizados em outras partes do mundo,que surgiu na Holanda. e se expandiu,o Brasil somente seguio o ritmo e não o criou.
2006-07-26 19:38:38
·
answer #4
·
answered by Galatea 6
·
0⤊
0⤋
Porque os negros não eram imigrante, eles vieram pra cá forçados para trabalharem nas lavouras como mão de obra escrava. Já os europeus, eram imigrantes que, vieram para trabalhar como mão de obra remunerada ou fugindo das guerras.
2006-07-26 12:29:46
·
answer #5
·
answered by Valdevino 4
·
0⤊
0⤋
Por que na africa os negros da diversas tribos,~era colonia de varia nações, por que a igrja catolica,disse que eles não eram gente pois não tinha alma.
por que racismo é uma coisa antiga, porque na época da escravidão aspolitica mundiais vigentes eram umas e epoca dos imegrantes era outra.
2006-07-26 10:24:52
·
answer #6
·
answered by pedagogo 2
·
0⤊
0⤋
Os negros foram denominados escravos p terem sido arrancados d sua terra, e serem tratados como animais sem alma durante anos e anos, porem sou contra falar q so eles eram escravos pq os imigrantes também foram enganados c proposta d uma vida melhor e chegando aqui viram q a coisa era bem diferente. A diferença e q não foram acorrentados e muitos deles acabaram abandonados a própria sorte. E antes dos negros eram os índios e hoje são os cortadores d cana, os carvoeiros...
2006-07-26 09:45:03
·
answer #7
·
answered by Yana 4
·
0⤊
0⤋
Temos de observar o seguinte: os negros foram escravizados por questões culturais. Quando Portugal e Espanha passaram a dominar o mundo do século XV, com as grandes navegações, os portugueses chegaram ao Brasil e encontraram um monte de nativos (que errôneamente Colombo já havia chamado de índios, acreditando ter chegado às Índias - do outro lado do Oceano Pacífico). Bom, esses nativos não eram chegados ao trabalho semelhante ao povo português devido sua própria cultura. Eles praticavam o escambo - troca de mercadorias. Mas para serviços forçados, eles não eram bons.... até porque a cultura deles mostra que quem mais trabalha é a mulher do que o homem. Os portugueses queriam que eles trabalhassem de igual pra igual. Então travou-se uma guerra entre índios e europeus, porque muitos nativos perceberam que estavam sendo escravizados. Como o índio não prestava para o trabalho escravo, alguém da Europa deu a idéia de colonizar a África e buscar tribos de cor diferente daqueles "peles vermelhas". Então buscaram os negros africanos, prometendo o paraíso pra eles. No entanto, ao embarcarem nos navios, eles se tornaram escravos dos senhores. Muitos já eram escravos na própria África porque eram mais pobres, então ou iam pra uma terra distante ou morriam de fome. Ao chegar no Brasil, começaram a trabalhar no plantio e colheita de cana-de-açúcar e depois na extração de ouro. Essa "brincadeira" durou quase três séculos. Somente a partir do século dezenove foi que perceberam que os negros nascidos no Brasil estavam ficando revoltados, porque sofriam influências de lugares estrangeiros. A libertação dos escravos trouxe um problema grave para os mais ricos. Daí o fato de eles mudarem o "esquema", e buscarem os estrangeiros de outras etnias. Os alemães, italianos, japoneses, que viam para o Brasil eram aqueles que tinham promessa de uma terra melhor. Ao contrário dos negros, eles vieram para colonizar a terra e trabalhar em troca de salário. Não podia-se mais escravizar as pessoas, principalmente os negros. Era ordem dos grandes países. Daí o surgimento das grandes indústrias no Brasil.
2006-07-26 09:43:54
·
answer #8
·
answered by Dudu 4
·
0⤊
0⤋
Os negros já eram escravizados por outros países em colônias africanas.
Foram escravizados por causa do vigor físico e por serem aptos à trabalhar nas lavouras.
Ou seja, mão de obra qualificada de qualidade e de baixissímo custo.
2006-07-26 09:37:08
·
answer #9
·
answered by Menininha 2
·
0⤊
0⤋
pq os "brancos"
se achavam "Limpos" tinham a cor d pele clara e isso era importante
Então osoutros q vieram,tipo italiano,franceses,ou japoneses.Por incrivel"conecidencia" tb eram brancos e tb eram cosiderados limpos
2006-07-26 09:33:45
·
answer #10
·
answered by NOIXA 2
·
0⤊
0⤋