Se existe a área reservada a Religião e Espiritualidade, seriam eles tendenciosos ao perguntarem ou responderem perguntas de vínculos puramente religiosos?
2006-07-26
03:03:31
·
7 respostas
·
perguntado por
Hokus Phokus
7
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Ou mesmo filósofos orientais como Confúcio ou Lao tsé.
2006-07-26
03:07:42 ·
update #1
O conhecimento filosófico de todos não ficava guardado com os próprios. Eles tinham discípulos, mas não por imposição.
Platão foi um exemplo. Aprendeu com Sócrates na prisão.
Temos escrituras, livros, ou seja, o conhecimento deles aberto para todos que quiserem.
2006-07-26
03:20:38 ·
update #2
Apesar do avatar pouco sorridente. Minha intenção não é de agressividade.
Simplesmente entender a lógica da organização do Y!Respostas, se é que existe uma lógica.
Por que separar então Religião e Espiritualidade de Filosofia?
2006-07-26
03:28:25 ·
update #3
Xande disse:
"Finalizando, para saber em que local você deve fazer sua pergunta, você deve ter em mente que tipo de resposta você quer. A filosofia apresenta conceitos e um raciocínio, a religião exige que você tenha fé para aceitar a resposta."
E é isso que não vejo aqui com perguntas em que o outor demonstra claramente que quér uma resposta teológica, quando não é a intenção de pregár seus conceitos, e não obter uma resposta.
2006-07-26
05:31:20 ·
update #4
Sócrates diria que a intenção do Yahho é a melhor possível, mas que a humanidade evoluiu pouco. Maquiavel sorriria bastante ao constatar que, finalmente, sem que fosse necessário o derramamento de sangue, as massas estão sob controle. E Adorno escreveria novo livro, para reafirmar que o lixo cultural é a mais poderosa ferramenta para dominação dos povos. (Max Brod)
2006-07-26 03:51:09
·
answer #1
·
answered by Literatura 4
·
4⤊
1⤋
A separação é devido à forma de conceber as respostas.
A filosofia explica o mundo a partir da reflexão, de um conjunto de pensamentos e forma de raciocínio expostos por um determinado autor ou corrente e com a autoridade dele próprio. Ex: Platão ou Sócrates pensavam assim.
As religiões concebem suas respostas a partir de uma autoridade superior (Deus ou equivalente), que se revela e transmite a mensagem a um iluminado ou profeta, que deve ser aceito sem contestação.
Essa deve ser a razão da separação entre filosofia e religião aqui no Y!Respostas.
Portanto, acredito que eles poderiam responder a questões como o sentido da vida, que podem ter respostas dos dois tipos, mas não se sentiriam confortáveis respondendo questões puramente religiosas, pois partem de um conjunto de pressupostos e conceitos distintos daqueles que eles lidavam.
Tipo: Como discutir filosoficamente se uma pessoa deve ser batizada ou não? Não pode ser respondido pela filosofia, mas pela teologia.
Tanto a religião quanto a filosofia podem defender que o homem deve ser bom, mas o conceito do que é o ser bom, as razões para isso e as consequências disso são diferentes para cada um. A origem da resposta é diferente. Na filosofia, o raciocínio humano percebe leis naturais, na religião, decorre da vontade de um ser superior.
Finalizando, para saber em que local você deve fazer sua pergunta, você deve ter em mente que tipo de resposta você quer. A filosofia apresenta conceitos e um raciocínio, a religião exige que você tenha fé para aceitar a resposta.
2006-07-26 04:10:17
·
answer #2
·
answered by Xande 3
·
1⤊
0⤋
Sinceramente, acho que eles adorariam a vitalidade desta página, o vigor e a sinceridade das idéias aqui relatadas. Pena que eles viveram em outros tempos, onde não havia ainda internet! Então, vamos aproveitar e filosofar à vontade!
2006-07-26 08:20:53
·
answer #3
·
answered by compaixão 2
·
0⤊
1⤋
Maquiavel : tudo é valido para se ter poder.
Sócrates: o homem é sua alma.
Então:
nessa miscelânia - iriam ler todas as perguntas e respostas.
que são bastante abrangentes.
Pq não dizer: interessantíssimas.
Pena que não posso perguntar a eles o que pensaram...
uauauauauá
2006-07-26 03:14:40
·
answer #4
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
1⤋
Faz sentido a resposta dada pelo Marcel.
2006-07-26 03:13:27
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Primeiraente acho que não gostariam desta parte de perguntas do yahoo...
pois pensavam sozinhos e guardavam seus conhecimentos para si própios, quanto a religião acho que não seriam tendenciosos, e digamos que perguntem ou respondam tais perguntas, apenas analisariam as mais diversas opiniões para que pudessem formular suas propias teses, não tenho cohecimento aplo sobre os doismas peo que sei não era de fazer a cabeça das pessoas tinham sua opinião acreditassem ou não, o importante eraque ele tivesse certeza do que pense.
]abraço......
(por favor vota na elhor resposta, mesmo que não seje a minha mas ajude, pois estamos compartilhndo opiniões, isso é para todos e não só para ele, obrigado)
2006-07-26 03:11:38
·
answer #6
·
answered by marceldaft 2
·
0⤊
1⤋
Eles pensariam que muitas pessoas passam o dia inteiro fazendo perguntas sem o mínimo de intelecto enquanto outras ficam estudando para aumentar seu universo do pensamento.
2006-07-26 03:09:02
·
answer #7
·
answered by vivi_gatinha 3
·
0⤊
1⤋