o movimento separatista conhecido como República dos Pampas, iniciado em 1990, que defende a separação da Região Sul do resto do país, pretendendo criar uma nação com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há outros movimentos mais novos e ativos. Um dos mais conhecidos é o movimento O Sul é o Meu País, liderado por Celso Deucher em Santa Catarina. Criado em 1992, conta com milhares de membros espalhados pelos três estados. O Movimento pró-República Riograndense criado em 2002, por Régis Dias, propõem a independência apenas do atual estado do Rio Grande do Sul, esboçando ideais federalistas com outros estados independentes.
Sou favorável ao separatismo, apesar de ser duramente criticada até mesmo por outros gaúchos. Mas pense nisso:
* O Brasil sempre humilhou o RS;
* Apesar de muito criticarem esse nosso "orgulho", somos um povo diferente;
* O RS sempre foi menosprezado pelos governos federais;
* Ser gaúcho é uma questão de identidade, mas não basta apenas sentir-se gaúcho. Ser gaúcho não é apenas um estado de espírito. É preciso agir como gaúcho em todas as situações. Para isto, é necessário estudar a história dos povos do Sul e enfronhar-se na cultura gaúcha, assumindo e vivendo os valores gaúchos;
* Tomamos chimarrão, até mesmo na beira da praia;
* Cultivamos nossas tradições, não conheço algum outro lugar que tenha tanto afinco em manter suas raízes, isso é passando de pai pra filho, sempre;
* No Rio Grande do Sul, existe um linguajar muito característico, o chamado gauchês, com muitas palavras e frases muito utilizadas entre os gaúchos, mas pouco conhecidas, ou com outro sentido nos outros estados brasileiros. Por exemplo: negrinho (brigadeiro), branquinho (beijinho), sinaleira (semáforo), bah (barbaridade), cacetinho (pão de 50g), aipim (mandioca), bergamota (tangerina), lomba (ladeira), etc;
São tantas coisas que nos tornam um povo tão característico, tão único que eu não vejo o pq de tantos problemas e de tantas guerras para nós não nos separarmos do resto do Brasil, normalmente somos conhecidos como "o filho rebelde da mãe pátria", tentamos ter nossa independencia, mas o império não deixou, tivemos muitas baixas no exército farroupilha, tudo pq o Brasil não aceito que fossemos independentes. Nos fim, isso tb pode-se dizer q é tb uma birra que temos com o resto do país.
2006-07-26 02:34:22
·
answer #1
·
answered by Pandora 5
·
4⤊
4⤋
Sou do Paraná, e sou a favor da separação, desde que seja feita sem violência.
Seria mais fácil governar e controlar nossos políticos, e também nos livramos de Lulas, Collors e outros Coronéis.
2006-07-26 02:47:28
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
6⤊
4⤋
Cultura diferenciada(somos tratados como estrangeiros em qualquer lugar fora do Rio Grande do Sul),além de não aguentarmos mais pagar o preço "para sermos brasileiros".Pois nós pagamos os mais altos impostos do brazil para sustentar lullas,collors e por aí vai....
2016-02-02 13:30:34
·
answer #3
·
answered by Márcio Ângelo Vargas 1
·
1⤊
1⤋
Sou Gaúcho e plenamente a favor do separatismo. Sem essa balela de racismo, de "nos acharmos os melhores", pois conheço muitos racistas que não são gaúchos e muitos mais soberbos que nunca colocaram os pés no Rio Grande do Sul. O que nos separa de fato é o conceito complexo de nação, nossos costumes peculiares, nossa tradição cultural bem definida e codificada, nosso território bem definido à custa de muito sangue PRINCIPALMENTE nosso, nossa história de atuação política vanguardista, enfim, inúmeros motivos que nada tem a ver com não gostar do Brasil, com ser racista, soberbo ou qualquer coisa que o valha. Preconceituoso é quem refuta algo ou alguma ideia sem ter a mínima noção da opinião que está emitindo. Somos apenas uma nação diferente e, quem não consegue perceber isso, quem refuta de imediato esta ideia sem refletir sobre o assunto, das duas uma, ou repete o que ouviu dizer de quem não sabia, ou ainda não ouviu que "estudar não faz mal a ninguém"...
2014-08-06 02:25:24
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Não sou favorável ao separatismo. Acredito que quem criou essa idéia não tem consideração pelo Brasil, país que acolheu a maioria dos imigrantes europeus na época das misérias que o primeiro mundo impunha a quem vivia lá e que, ironicamente hoje podem se dizer cidadãos novamente. Antes de pensar em separação, deixo registrado o meu desejo de que essas pessoas (e não são todas) conheçam melhor o que o Brasil fêz por elas.
2006-07-26 05:10:09
·
answer #5
·
answered by FlavioFernande 1
·
1⤊
1⤋
Sou gaúcho e contra o separatismo, até pq o movimento que foi iniciado aqui, por último, foi idealizado por um nazi-facista, preconceituoso, racista e ignorante. Separar não vai resolver nossos próprios problemas com saúde, educação e segurança pública, por exemplo. Um melhor tratamento por parte dos governos federais já estaria de bom tamanho. E, Lullaby, não fala do que tu não sabe. Não temos necessidade de nos sentirmos melhores que os outros. Se somos assim, é algo natural, que tem raízes na nossa história de lutas, de não "baixar a cabeça" para desmandos de quem quer que seja. Se nosso Estado sempre foi assim, altivo e "peleador", natural que seus filhos assim o sejam. Mas esse tipo de resposta é que faz com que muitos pensem em "se livrar" do resto do País, pq por mais que se trabalhe, que se receba bem o pessoal de outros Estados, que se procure a harmonia com o resto do País, o fato de gostarmos do nosso Estado, do nosso povo, do nosso linguajar, das nossas paisagens, das nossas tradições, sem compará-las com as dos outros Estados, mas simplesmente gostando de sermos gaúchos, atrai uma inexplicável antipatia. Só pode ser inveja.
2006-07-26 03:07:12
·
answer #6
·
answered by noname 3
·
5⤊
7⤋
Brasil, meu Brasil brasileiro, de samba e pandeiro, do gaúcho mateeiro, do assado no braseiro.....
Isso é uma grande bobagem, criada por por uns ****** duns racistas, fanáticos adoradores de Hitler, que lamentavelmente temos por aqui. Nunca admitiria tornar-me estrangeiro em meu próprio país, o Brasil. Abraços à todos os brasileiros.
2006-07-26 03:02:17
·
answer #7
·
answered by ÑCIDNADA 3
·
3⤊
5⤋
É mais ou menos por causa das respostas acima que esse movimento não é levado a sério. Gaúcho não é e nunca será um "povo" melhor que os outros. Gaúcho sente uma necessidade incrível de querer se destacar, de querer ser os melhores. Gaúcho não é melhor que paulista, que carioca, que mineiro e muito menos de nordestino. Eles são diferentes, assim como qualquer outro estado. São únicos em seu modo, assim como os Baianos, os Brasilienses, os Capixabas, Paulistas e por ai vai... Todo lugar tem sua cultura que é passada de pai para filho, não somente no sul, todo lugar tem o seu linguajar próprio (vocês ja deram uma volta de camelo? Nós aqui em Brasilia fazemos muito isso... bicicleta). Vá ao norte/nordeste do País então. Você vai pensar que eles falam outra lingua!!!
Um fato importante nesta discussão é que o Brasil é uma FEDERAÇÃO e Federações não permitem dissociações, ou seja, nenhum estado-membro (os Estados propriamente dito) pode se separar da Federação (Brasil).
Obs: A reposta abaixo afirma que o Brasil atrapalha o tão perfeito Sul, pois bem... No escandalo da Sangue Suga, um dos envolvidos é o Deputado José Janene do Paraná. Isso é só um exemplo. Todo estado tem o seu podre. No fim, apesar de tantas diferenças, de tantos detalhes, somos bem parecidos.
2006-07-26 02:42:00
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
4⤋