Sou tolamente contra pois é uma atitude totalmente racista! Pq as cotas são pra negro e índios! Isso quer dizer que eles não tem capacidade de entrar em uma universidade por si só como os brancos, deixando bem claro q a pessoa q quis desenvolver o sistema de cotas é uma pessoa extremamente racista, que acha que os brancos são mais inteligentes que os negros! Isto está fazendo a cada dia que passa o preconceito racial aumentar mais e mais! Já imaginou como seria olhado um negro ou um índio que entrou na Universidade Federal pelos colegas?! Mesmo que ele não tenha entrado pelas cotas ele será discriminado. Até mesmo os professores darão tratamento diferenciado para eles.
Ainda se fossem cotas de acordo com a classe social, ou se estudou em escola pública eu sou a favor, pois o ensino público no Brasil é péssimo! E as pessoas de baixa renda não tem condições de cursar uma faculdade, logo precisam de ajuda para poder enrtar em uma Instituição de Ensino Superior Pública, pois não tem condições de bancar uma particular.
O nosso governo poderia se dar conta q a dificuldade de entrar na facul pública está na classe social, no nível de ensino que a pessoa teve e não na sua cor de pele.
2006-07-26 01:21:22
·
answer #1
·
answered by Pandora 5
·
1⤊
0⤋
Patético!!!!
Por que só para negros? Não são eles que não querem ser discriminados??? Não entendo.....
2006-07-27 10:48:25
·
answer #2
·
answered by regina o 7
·
0⤊
0⤋
É uma forma de disfarçar a falência do ensino. Sou contra qualquer tipo de cotas (raça, escola, renda etc.). Para mim deve haver investimento em educação (e saneamento, saúde, geração de empregos).
O fato de estudar em colégios públicos não deve ser considerado para cotas (o Colégio Pedro II, por exemplo, é público), assim como ser afro-descendente (alguém já reparou na quantidade de sul-africanos brancos? Nem sempre ser afro-descendente significa ser negro).
Já li sobre pessoas que ingressaram em faculdades pelas cotas e depois não tiveram condições de concluir o curso por falta de condições financeiras, o que torna claro o caráter demagógico da medida.
É certo também que as cotas podem gerar preconceito entre alunos e na própria sociedade. Além do preconceito de raça, de ser pobre ou de estudar em escola pública a pessoa ainda seria vista como usurpadora de uma vaga na universidade que não deveria ser sua. Em outras palavras, poderia causar mais problemas ao beneficiado.
O tema é tratado no excelente filme A Outra História Americana, com Edward Norton. Vale a pena conferir.
2006-07-26 10:06:44
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Isso é totalmente inadmissivel, uma vez que quem entra passa no vestibular e entra na faculdade é por MÉRITO e nao pela cor da pessoa.
exemplo: se tiver 20 vagas, e estiver disputando 20 negros e 20 brancos, os 20 negros poderao pegar todas as vagas se estudarem mais e tiverem mais merito para passar. E se isso ocorrer ? Iram querer ter cota para branco ?
Isso nao deixa de ser um ato discriminatorio contra os proprios negros, que por sua vez, tambem devem concordar com o fato de isso nao ser correto.
Qualquer pessoa, sem distinção de cor, tem as mesmas chances de entrar para uma faculdade, basta se sobresair e estudar para passar, nada mais.
Se os brancos sao maioria, nao seria porque estes estudaram mais e mereceram a vaga ?
O brasil é um pais pobre e de 3º mundo, porque fica perdendo muito tempo com besteiras.
Parem com isso !!!
A vaga pode ser conquistada por qualquer pessoa.
2006-07-26 01:45:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu acho uma falta de vergonha na cara, quando vc chama uma negro de negro na rua, vc é racista pq o certo é chamalo de moreno, mais nos vestibulares eles fazem questão de serem chamados de negros, uma ******* sem falar que a prova e a mesma pra todos, e a diferença de cor naum autera a capacidade pessoal de cada um.
pra mim isso é muito mais racismo do que chamar uma pessa negra de preto (a).
já esta na hora da sociedade parar de se fazer de coitadinhus, e encarar os problemas de frente, naum ficar arrumos essas "soluções" idiotas.
Afinal os negros naum tem capacidade de passar em um vestibular???? acho que todo mundo tem basta se dedicar!!!!
2006-07-26 01:40:24
·
answer #5
·
answered by diego_cfreitas 2
·
0⤊
0⤋
Não devemos ter uma idéia extremista, minha cara. Pese os seguintes dados: a maioria que entra nas universidades públicas (as melhores do país) são oriundos de escolas particulares de ensino médio (ou seja, são ricos ou quase isso).
Por outro lado, a maioria dos pobres do país são negros. E também a maioria dos negros são pobres. Esses não tem acesso a uma escola básica de qualidade e, conseqüentemente, não conseguem passar (na maioria dos casos) em uma faculdade pública de qualidade. É lógico que há muitos casos que contrariam essa lógica, mas são raros se comparados com o universo de pessoas fora da universidade. Resultado: apesar de termos a maioria negros ou afro-descendentes no nosso país, apenas 10% dos universitários são negros. A cota é para afro-descendentes porque abrange não a cor da pessoa, mas a origem étnica.
Se o governo viu agora que nós cometemos uma injustiça por décadas ou séculos, excluindo essas pessoas, tenta agora corrigir.
Mas não vamos aqui sair justificando tudo.
Ora, nem todo negro é pobre. E os pobres que não são negros? Além disso, não seria melhor qualificar o ensino básico das escolas públicas para corrigir a longo prazo o problema?
O governo tenta fazer isso, ou pelo menos acha que tenta ou faz pensar que tenta (depende de sua visão política e não das ações em si). Mas o sistema de cotas vem por causa de uma dúvida: e aqueles indivíduos, que sofreram injustiça social, exclusão e que foram prejudicados pela escola pública e não podem voltar atrás e corrigir? Ficaram prejudicados se as medidas forem apenas a longo prazo.
O sistema de cotas é válido sim. Mas não para negros e índios. Visto que o objetivo é sanar as injustiças, o melhor seria criar cotas para estudantes de escola pública, como já existe em algumas universidades.
Então, o ideal seria: quem estudou a vida toda em escola pública tem X por cento de possibilidade (a mais que os outros) de entrar numa universidade pública, quem estudou apenas o ensino fundamental teria apenas Y por cento de possibilidade (a mais que os outros) de ter uma vaga. Assim não se fecharia as portas para os ricos, mas abriria mais as portas para os pobres (como se eles tivessem uns pontos a mais no vestibular, por provarem que não teriam "capacidade" de pagar uma particular).
Com essas medidas, os negros seriam beneficiados, sem que se criasse um clima de preconceito como todos os outros que responderam até agora afirmaram.
Em resumo, minha amiga, considerar apenas como uma atitude racista é ter uma visão limitada de nossa sociedade. Por outro lado, apenas aceitar as medidas governamentais sem propor um modelo melhor é muito comodismo.
Valeu, espero ter cotribuido.
Se quiser continuar a conversa, mande uma mensagem.
nascimentoedelvito@yahoo.com.br
2006-07-26 01:40:21
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ao perguntar vc já responde, ou seja, é sim racismo e pior: racismo oficializado pelo governo.
2006-07-26 01:28:45
·
answer #7
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Para mim a intenção do governo é a de suprir as deficiências dos negros e pobres por causa do que houve no passado!
A maioria dos negros sofreu muito, e vivem a margem da sociedade por causa do efeito histórico, mas eu axo que essa não seria a melhor forma de corrigir o erro!!
Porém não tenho idéia do que poderia ser feito para melhorar!!
Talvez a implantação de escolas boas, e não formadoras de delinquentes!!!
Para mim é racismo essa cota, mas fazer o que?? aqui é tudu de ponta cabeça!!!!!
2006-07-26 01:26:13
·
answer #8
·
answered by jussaum 2
·
0⤊
0⤋
Concordo com o q vc falou. Também acho justo cota pra estudantes de colégios públicos mas não para negros ou índios! Isso é ridículo!
2006-07-26 01:25:25
·
answer #9
·
answered by _thAy* 3
·
0⤊
0⤋
Olha branquinha, infelizmente sempre haverá racismo, se eu fosse negro eu mandaria a UFs ir parta akele lugar, e procuraria uma outra universidade, para mim, tem q haver direitos iguais para todos sim, so que todos tem direito a frequentar qualquer tipo de escola e universidades ou faculdades, sendo elas publicas, estaduais, federal e até particular.
2006-07-26 01:22:00
·
answer #10
·
answered by Katurchi 4
·
0⤊
0⤋