English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

13 respostas

Atitude racista!

Isto é uma maneira de tentar consertar algo que teve origem há muito tempo, na época da escravidão.
Mesmo livres, os negros tiveram problemas em viver uma vida normal, por preconceito da sociedade.
Isto foi se arrastando ao longo dos anos, criando dificuldades adicionais para que os negros e descendentes se estabelecessem economicamente, fazendo com que estas pessoas se concentrassem em camadas menos privilegiadas.

Porém, não existem só negros em camadas menos privilegiadas e nem todos os negros estão nesta camada!

Querer facilitar a entrada em universidades baseado somente pela cor da pessoa é uma injustiça muito grande, já que temos direito à igualdade.

A desigualdade deve ser combatida na origem, melhorando nossas condições sociais e educacionais (ensino fundamental e médio), para que todos possamos ter possibilidades de competir de igual para igual.

Isto é muito difícil de resolver de uma hora para outra, mas é a causa que devemos combater, e não criar leis injustas e específicas para corrigir uma injustiça de caráter bem mais amplo!

Talvez, criar cotas para o ensino público fosse menos injusto. Senão, é puro racismo! Por que um negro pobre tem regalias e um branco pobre não?
Se admitirmos isso, estaremos sendo preconceituosos, pois entenderíamos que os negros são intelectualmente inferiores aos brancos, e isto não é verdade!

abraço,

2006-07-26 01:15:19 · answer #1 · answered by Snowy 4 · 0 0

As cotas, antes de tudo, tentar "deixar claro" que as pessoas negras não têm capacidade própria de chegar a um ensino superior.

No início dessa palhaçada, grupos afro-americanos da bahia se manifestaram contra essa "ofença oficial", mas foram calados pela avalanche de políticos oportunistas e outros grupos pseudo-defensores da raça negra!

2006-07-26 03:19:38 · answer #2 · answered by 2 · 0 0

Eu sou a favor sim das cotas.
O problema não está na quantidade de vagas destinadas aos negros e aos índios, e sim nos que as pessoas pensam e dizem a respeito. Eles não pensam que os negros e os índios tiveram algum mérito para entrarem em uma universidade, só pensam que eles entraram porque causa da cota, e ficam dizendo para Deus e mundo "ah... aquele ali só entrou por causa da cota, porque se não fosse por isto, ele não estaria aqui.' Sendo que eles tbm precisam ter nota para passar no vestibular, como todo mundo.
As cotas foram criadas para ajuda-los a entrar em uma universidade, dando oportunidade para aqueles que não tem ou quase não tem. E tbm para acabar com o preconceito que as pessoas tem com eles. Mas ao meu ver, não tem adiantado nada, as pessoas agem como se ainda estivessem vivendo no Séc. XV, onde negros e índios não tinham direito a nada, só a de obedecer ordens dos seus Senhores brancos.

2006-07-26 01:53:30 · answer #3 · answered by fernandagomes1 1 · 0 0

Não sou contra nem a favor das cotas , estou aqui explicand o os pontos de vista .

Pontos de Vista
1°Eles a fizeram porque sempre classificaram os negros como pobre,bom nem todo negro é pobre.não seria mais fácil abrir cotas para quem não tem a disponibilidade de um curso ou seja ,pobre, seria bem masi fácil pois existem brancos que também são pobres.E contentaria a todos os pontos de vista.
2°Ainda temos uma divida bem grande com os negros.
3°Devemos aos negros , pelo fato da escravidão .
Cada resposta é pessoal,não deixe ser levado pelo que falam na televisão ......obrigado a todos........

2006-07-26 01:32:04 · answer #4 · answered by Scar Face 2 · 0 0

Sou contra. Pois acho que a educação inclusiva dos negros deveria começar na educação básica. Quando se é negro você tem muitas barreiras e dificuldades para conseguir estudar. O preconceito "disfarçado" é a maior das barreiras. Digo isso por experiência própria, pois sou negra e sofri muito para chegar a faculdade, (passei no vestibular normal sem cotas). Mas para chegar até aqui, tive que muitas vezes não ver, não ouvir e fingir que não vivenciei muitas atitudes, pois se fosse ligar pra muita coisa do que me faziam não teria nem me alfabetizado. É fato que luto contra as exclusões, mas muitas pessoas negras como eu não tiveram a mesma sorte que eu. Não diria que o sistema racista seja uma atitude racista, pois através dele está se buscando incluir uma parcela de pessoas (que desde sempre fora excluída e, quase sempre considerada como raça inferior) que está a margem da sociedade, sem acesso ao ensino superior. Porém, acho que deveria se trabalhar para tratar de acabar com a origem do problema e não somente com a causa, a valorização do negro deve começar no ensino básico, dando condições a sua família para que assim possa ter suporte para melhor se desenvolver.

2006-07-26 01:26:42 · answer #5 · answered by Gezinha 2 · 0 0

Acho que entrar e cursar a Universidade deveria ser direito de todos os cidadões que a almeja, o que nossos representantes precisam é propor melhorias na educação pública, assim todos que passam pelo ensino fundamental e médio nas escolas públicas, teriam os seus direitos garantidos. Não se trata de atitude racista, estabelecer cotas em universidades, mas sim falta de atitude dos nossos governantes para com o assunto.

2006-07-26 01:26:31 · answer #6 · answered by miguel a 6 · 0 0

Acredito que as cotas separam ainda mais... fazendo efeito contrário ao intencionado por eles.
Se continuar assim, vão querer criar escolas só para negros, hospitais, supermercados, igrejas etc... num efeito totalmente contrário à evolução social.

Não devemos ser hipócritas a ponto de pensar que as cotas são exagero, pois o racismo existe sim (infelizmente) e ainda é muito latente na sociedade, porém criando esse tipo de instituto daremos margem para se questionar se os negros realmente são "diferentes", isso porque esse mecanismo os coloca em vantagem em relação a outros concorrentes, entretanto sabemos que geneticamente somos iguais, então porque favorecer dessa forma se o que realmente importa é a capacidade intelectual e não a cor da pele.

Alías, não só a cor da pele mas também a ascendência... ora, se for assim, mais de 70% da população poderá se declarar índio, negro ou pardo, já que o Brasil é um país totalmente mestiço, e entrar no favorecimento por cotas.

Enfim, o que foi criado pra incluir acaba por (ainda) excluir... Isso não é racismo????

2006-07-26 01:26:27 · answer #7 · answered by Rai 5 · 0 0

Atitude racista, ctza! Até dos próprios negros de aceitarem isso... Além de aumentar mais o preconceito, prega a desigualdade racial! Tds não são seres humanos, dito como iguais? Tds de diferentes raças tem a msm capacidade... Deveriam existir cotas para pessoas de baixa renda e/ou para as pessoas que possuem outra naturalidade... Assim, pessoas de baixa renda (que mtas vezes não tem condições e nem tempo para estudar) teriam chances e as pessoas que moram na capital onde o vestibular está sendo feito teriam mais tbm, já que o índice de aprovação de pessoas de outros lugares, países são altos... Deveriam priorizar mais os que já moram no lugar, ao invés de dividirem as raças desta forma...

2006-07-26 01:23:20 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Não sou a favor das cotas, não porque eu considere uma atitude racista, mas porque é uma solução simplista para um problema muito complicado.

Estão atacando os efeitos e não a causa. Os negros são minoria nas faculdades não porque são menos competentes, isso é um absurdo sem tamanho, mas porque não têm as mesmas oportunidades de estudarem e se aperfeiçoarem desde a infância, com escolas e cursos de qualidade, com perspectivas de futuro e tudo mais.

Talvez a adoção de cotas para negros seja uma boa alternativa a curto prazo, mas para que se consiga igualdade social, devem ser tomadas atitudes que visem prazos mais longos.

Abraço

2006-07-26 01:22:15 · answer #9 · answered by Rafael M 2 · 0 0

Completamente racista, a vaga tem de ser pra quem tem capacidade, não por cor de pele, isso demonstra que o negro não tem possibilidade de passar num vestibular. Acho que indiferente da cor a vaga tem de ser pros melhores. É impressionante como eles aceitam essa diferença. Todos tem que lutar pra poder passar não para ter uma vaga definida.

2006-07-26 01:20:55 · answer #10 · answered by warlleyj 2 · 0 0

Sou tolamente contra pois é uma atitude totalmente racista! Pq as cotas são pra negro e índios! Isso quer dizer que eles não tem capacidade de entrar em uma universidade por si só como os brancos, deixando bem claro q a pessoa q quis desenvolver o sistema de cotas é uma pessoa extremamente racista, que acha que os brancos são mais inteligentes que os negros!
Ainda se fossem cotas de acordo com a classe social, ou se estudou em escola pública eu sou a favor, pois o ensino público no Brasil é péssimo! E as pessoas de baixa renda não tem condições de cursar uma faculdade, logo precisam de ajuda para poder enrtar em uma Instituição de Ensino Superior Pública, pois não tem condições de bancar uma particular.
O nosso governo poderia se dar conta q a dificuldade de entrar na facul pública está na classe social, no nível de ensino que a pessoa teve e não na sua cor de pele.

2006-07-26 01:19:32 · answer #11 · answered by Pandora 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers