Nao mesmo, pois se estamos num país democratico que tenhamos a liberdade de ir e vir, votar ou nao, nao é o Brasil que vive um constante palgio dos nortes americanos? Entao lá votar é algo que se faz como um direito e nao como uma obrigaçao.
2006-07-25 20:48:01
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Olha meu amigo, existem alguns sistemas políticos nestemundo de meu Deus, a democracia é um. Todos eles tem seus problemas, e quanto mais o tempo passa eles vão criando mais problemas aaprtir do momento em que eles não se reestruturam, não buscam melhorias para o melhor envolvimento com seus cidadãos. O certo é que quando vivemos num sistema corrupto "democrático" como o nosso por exemplo, a lei eleitoral obriga a todos os cidadãos que votem, poque se não ouver a imposição eleitoral,não vai haver também o interesse de boa parte da população exercer o direito do voto. Com essa suposta falta de expectativa do povo, o respeito pelo cidadão seria muito maior, a corrupção seria bem menor. Daí sim, a democracia estaria extendida a um livre arbitrio eleitoral, e estariamos muito mais próximo a um ideal de democracia neste país. Essa democracia não é democracia, é imposiçãocracia, ela é aquilo que nunca foi, é uma verdadeira ditadura disfarçada, uma escravidão eleitoral sem fim. Por que os politicos falam que o processo democratico ainda é muito lento, eles é que querem a coisa assim, sabem se eticamnete houver melhoras eles terão que mudar de postura
2006-07-26 00:33:49
·
answer #2
·
answered by lindoino 2
·
0⤊
0⤋
Pelo modo como formulou a pergunta vejo que você não votaria caso fosse facultativo. Legal, seria um direito seu.
Num ponto concordo totalmente com você: sou absolutamente contra o voto obrigatório.
Dizem que poucos iriam votar? Verdade. Iriam os CONSCIENTES. Eu irei votar sempre, com certeza absoluta, é um direito que tenho e é nada enfadonho ou enervante para mim.
Com certeza continuaria existindo a compra de votos, os currais eleitorais, porém tal número se reduziria sobremaneira.
Se hoje somos obrigados agüentar isso que está aí em função dessa maioria que só vai votar "por ir" e amanhã não faz nem idéia em quem votou, em sendo facultativo viraríamos o jogo.
2006-07-25 23:08:34
·
answer #3
·
answered by Rose 5
·
0⤊
0⤋
O VOTO nunca deverá ser obrigatório em DEMOCRACIA !
Se o voto fôr obrigatório deixa automàticamente de ser democrático.
E sabe porquê ????
Porque todo o MUNDO tem o direito de não ir votar !
Se eu não fôr votar, estou votando automàticamente CONTRA a política imposta por gente corrupta que se instalou no governo, e em toda a "ADMINISTRAÇÃO" situacionista... (independentemente do partido que ganhar os escrutínios: os mesmos malandros estão sempre lá ! OLHA o MENSALÃO !).
Basta de imposições, singremos pela estrada da DEMOCRACIA e desse modo não aceitemos tiranias de malandros anti-democráticos...
2006-07-25 22:39:56
·
answer #4
·
answered by nuno vaz 4
·
0⤊
0⤋
Voto tem que ser facultativo. Está na hora de acabar com esta palhaçada de ter que entrar em fila para justificar ausência de votação, o que é um sério transtorno para as pessoas.
A obrigatoriedade do voto é RARÍSSIMA no mundo: pelo que sei ( e pode até ter mudado ), somente Bélgica e Austrália têm voto obrigatório.
Os políticos se sabem lixo, se sabem desprezados pelos cidadãos e, por isso, não se animam a votar uma emenda constitucional acabando com esta palhaçada. Eles sabem, como bons biltres, que se assim fosse, preferiríamos ir à praia em lugar de enfrentar a m____ de uma fila para votar.
Anime-se, tudo que é imbecil acaba se desmanchando no ar, inclusive o voto obrigatório.
2006-07-25 22:11:36
·
answer #5
·
answered by Jorge, o da Viriato 4
·
0⤊
0⤋
Não concordo; achos estes votos uma replica antiga do voto cabresto mal disfarçados
2006-07-25 21:35:56
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ñ ,pois, dizem q vivemos em uma democracia,então se o poder é do pvo e le ñ quer votar mas vota(entre outras opiniões divergentes)por obrigação então isso ñ é democracia.
2006-07-25 21:02:30
·
answer #7
·
answered by suelane g 4
·
0⤊
0⤋
Qualquer ato humano, feito com consciência, deve ser deliberado com a máxima liberdade - desde que não atinja a vida de qualquer pessoa, como morte ou ferimento e outras lesões corporais.
Os sistemas criam palavras e distorcem seus significados. Fazer algo OBRIGATORIAMENTE não é DEMOCRÁTICO.
A ditadura está mais presente em nossas vidas do que possamos imaginar. Somos servos de sistemas de poder anárquicos e a ANARQUIA DO PODER é uma das piores manifestações de controle social.
2006-07-25 21:01:57
·
answer #8
·
answered by Erico B 1
·
0⤊
0⤋
Eu não concordo com a obrigatoriedade de votar.
O que define uma democracia é a aceitação de "todos" mesmo os que são contra a democracia.
Obrigar uma pessoa que é contra a democracia a participar na votação é uma violência
Se eu concordo com o regime voto em alguêm
Se eu concordo com o regime e não me revejo em nenhum candidato voto em Branco
Se eu não concordo com o regime não voto
2006-07-25 20:58:35
·
answer #9
·
answered by joão pedro 3
·
0⤊
0⤋
Não acho justo. O voto deve ser encarado como um direito, e como tal, reservaria ao cidadão a opção de abdicar-se dele. O voto no Brasil é obrigatório pois induz os cidadãos a fazerem suas escolhas, mesmo sem ter a menor consciência daquilo que estão fazendo. O voto consciente é praticado por aquele que tem interesse em mudar os rumos do país de fato, e portanto é um voto que realmente interessa à democracia. Por que não tornar a eleição mais justa, permitindo que as pessoas tenham a opção de votar ou não? Não se pode desenvolver uma consciência política na marra, instituindo o voto obrigatório, pois é possível uma votação maciça de ser feita no Brasil, com pessoas engajadas em eleger bons políticos, pois sabemos que há muitas pessoas que votam conscientemente.
Para citar um exemplo, no último dia 23 de julho de 2006, foram realizadas eleições para o conselho tutelar, no município de Diadema, em São Paulo. Apesar de o voto ser facultativo, fiquei impressionado com a presença maciça de votantes, o que significa que o voto não precisa ser obrigatório para que as pessoas exerçam sua cidadania.
E num país em que existe o voto do analfabeto, o voto de cabresto, o voto de tiração de sarro, o voto inconsciente, tornar o voto facultativo, tornando-o um direito legítimo, seria a saída eficaz para tornar o voto consciente e acabar com a alegria dos maus políticos.
2006-07-25 20:50:20
·
answer #10
·
answered by kazzttor 4
·
0⤊
0⤋