Quando eu tinha doze anos fiz a mesma pergunta.
Olha só, não é o elemento hidrogênio (H) que é combustível, e sim a molécula homônima, hidrogênio (H2). Não é o átomo oxigênio (O) que é comburente, e sim a molécula homônima, oxigênio (O2). A molécula de água pode ser originada de moléculas de H2 e O2, entretanto, durante a reação química, as moléculas se desintegram e se rearranjam, formando nova molécula (a de água) e, por isso, com novas propriedades (como a água que, por conta do seu alto calor específico, rouba muito calor da chama, além de criar uma camada que impede o contato entre combustíveis sólidos com o oxigênio (molécula pura!) do ar.
Espero ter ajudado.
2006-07-25 17:02:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Olá Jean, vou só acrecentar umas curiosidades ok. Existe na química uma divisão específica quanto os tipos de forças intermoleculares. São elas Forças Dipolo-Dipolo, Dipolo induzido e Van der Waals. A força mais resistente é a chamada Ponte de Hidrogênio, situada nas forças dipolo-dipolo e está presente na água. Essas forças dão um alto poder calorífico as substâncias que a possuem. Assim quando a água é jogada no fogo ela se evapora antes de haver uma separação das moléculas, e ao fazer isso ela retira a energia do fogo apagando-o. Valeu mano!!!
2006-07-25 18:16:19
·
answer #2
·
answered by netorego 4
·
4⤊
0⤋
Combustão (pegar fogo) é uma reação de oxidação onde o material combustível perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron, se transformando em água. Esta reação só ocorre porque o potencial redutor do oxigênio é maior do que o do combustível, logo ele consegue arrancar elétrons do combustível. O combustível então se trnasforma em CO2 e o oxigênio se transforma em água (H2O). Imagina agora uma reação onde o oxigênio irá queimar a água, ou seja, arrancar elétrons dela. Se a água perder os elétrons, se trnasformará em O2, enquento o O2, ganhando elétrons se transforma em H2O. Dest forma a reação seria:
H2O + O2 <-> O2 + H2O. Ou seja tento faz um lado como o outro. A água não pega fogo pois o potencial redutor será igual para as duas direções da reação, assim como os produtos e reagentes. Isso significa dizer que não há reação, ou seja, a água não queima.
O fato de ser formado por oxigênio e hidrogênio é explicado porque o primeiro é altamente oxidante e o segundo é altamente redutor, logo, eles se estabilizam formando água.
2006-07-26 02:19:55
·
answer #3
·
answered by vhmoreau 3
·
1⤊
0⤋
PORQUE A MOLÉCULA DE ÁGUA DETÉM O ARRANJO MENOS ENERGÉTICO PARA A COMBINAÇÃO H-O, DENTRE TODAS AS FÓRMULAS ALOTRÓPICAS.
SE VC PEGAR OS GASES H2 E O2, JUNTÁ-LOS EM UM RECIPIENTE E APLICAR UMA FAÍSCA, HAVERÁ DESPRENDIMENTO DE ENERGIA E CONSEQUENTEMENTE, FORMAÇÃO DE VAPOR DE ÁGUA COMO SUB- PRODUTO.
2006-07-25 18:03:51
·
answer #4
·
answered by rookvalente 3
·
1⤊
0⤋
Pq quando os dois átomos de hidrogênio reagem com o de oxigênio formam um novo composto que possui propriedades próprias (um exemplo: o hidrogênio combustível é gás e o oxigênio comburente tb, mas combinados formam a água que é líquida) e não pegam fogo.
2006-07-26 04:07:19
·
answer #5
·
answered by ORLANDO JUNIOR 2
·
0⤊
0⤋