Em 1226, Conrado da Mazóvia convidou a Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, à época instalados na Transilvânia, a conquistar as tribos prussianas nas suas fronteiras. Ao longo de sessenta anos de lutas contra os prussianos, os cavaleiros criaram um Estado semi-independente que passou a controlar o que viria a chamar-se Prússia, bem como o que são hoje a Estônia, a Letônia, a Lituânia e a parte setentrional da Polônia. A partir de 1466, uma derrota militar forçou-os a reconhecer a soberania do rei da Polônia e Lituânia. Em 1525, o Grão-Mestre da Ordem converteu-se ao protestantismo e transformou parte dos territórios sujeitos aos cavaleiros no Ducado da Prússia, o primeiro Estado protestante.
O território do Ducado limitava-se, na época, a uma área a leste da foz do rio Vístula, próximo à atual fronteira entre a Polônia e o enclave russo de Kaliningrado. Em 1618, herdou o Ducado o Eleitor João Sigismundo de Brandemburgo, da família Hohenzollern, governando-o desde Berlim juntamente com o território de Brandemburgo. Para os Hohenzollern, o recém-adquirido Estado era de grande importância, pois não pertencia ao Sacro Império Romano-Germânico. O novo Estado, que passou a ser conhecido como Brandemburgo-Prússia, embora estivesse dividido em duas porções separadas por território polonês, saiu paulatinamente da órbita do Reino da polônia. Sob Frederico Guilherme, chamado "o Grande Eleitor", a Prússia recebeu diversos territórios, como Magdeburgo e os enclaves a oeste do Reno.
Em 1701, Brandemburgo-Prússia tornou-se o Reino da Prússia, sob Frederico I, com a permissão do Sacro Imperador Romano e do Eleitor Saxão Augusto, o Forte, rei da Polônia. Mais tarde, com Frederico II (Frederico, o Grande), a Prússia tomou à Áustria a província da Silésia, derrotando-a na Guerra dos Sete Anos, concluída em 1763. A Prússia emergiu do conflito como a potência dominante no leste da Alemanha, acrescentando territórios em outras áreas germânicas por meio de casamentos e herança, inclusive a Pomerânia e a costa do Báltico.
Em 1862, o Rei Guilherme I nomeou Otto von Bismarck, um junker, Primeiro-Ministro da Prússia. Bismarck estava decidido a derrotar tanto os liberais como os conservadores, por meio da criação de uma Alemanha unida e forte, mas sob o controle da classe dominante e da burocracia prussianas. Logrou seus objetivos com três guerras sucessivas, com a Dinamarca em 1864 (Guerra dos Ducados), que deu à Prússia o Schleswig-Holstein, com a Áustria em 1866 (Guerra Austro-Prussiana), que lhe trouxe Hanôver e a maioria dos territórios setentrionais alemães que haviam tomado o partido austríaco, e com a França em 1870 (Guerra Franco-Prussiana), que forçou Mecklemburgo, Baviera, Baden, Württemberg e Saxônia a aceitar a incorporação a um Império Alemão unificado (com a exclusão da Áustria), cujo Imperador (Kaiser) seria o próprio Guilherme.
A Prússia continuou a existir como a mais poderosa província do Império Alemão. Derrotada na Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar viu-se forçada a abrir mão de territórios prussianos a leste, de maneira a permitir a reconstituição da Polônia. A Prússia Oriental permaneceu sob controle alemão, mais uma vez separada do restante do país pelo Corredor Polonês. Mesmo assim, a Prússia ainda representava 60% do território alemão. Em 1934, o governo nazista cancelou a autonomia dos estados alemães, embora o estado prussiano continuasse a existir até o final da Segunda Guerra Mundial. Constituiu o cerne da Confederação da Alemanha do Norte, criada em 1867 e foi transformada em 1871 no Império Alemão.
2006-07-31 00:32:49
·
answer #1
·
answered by Vanessinha 2
·
0⤊
2⤋
A única coisa que eu sei sobre a Prússia é o nome de uma tinta à óleo ,chamada "azul da prússia", que imagino, foi em homenagem ao uniforme usado pelos militares que era azul. Desculpe por ter fugido do tema, mas não deixa de ser uma curiosidade.
2006-07-25 18:33:43
·
answer #2
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
O nome PRÚSSIA teve vários significados através dos tempos, porém o que mais marcou é que é a terra dos prussianos bálticos (naquilo que hoje é parte do sul da Lituânia, o distrito russo de Kaliningrado e o nordeste da Polónia).
Mas existem vários outros significados
2006-07-25 15:31:43
·
answer #4
·
answered by ALPHA TAURIS 1
·
0⤊
0⤋