Acho que as duas coisas, realmente é uma conquista pessoal no sentido do sacrifício que exige de uma pessoa, por outro lado, cria-se realmente não uma fantasia eu diria, mas até uma certa generalização de opinião para mim muitas vezes mal fundada de que um cidadão bem sucedido primeiramente deve ter um diploma. Sem dúvida o conhecimento é algo primordial para o ser humano principalmente ter uma boa visão de mundo e contribuir para o progresso da humanidade, mas para mim o mito que deveria ser derrubado é esse de que somente uma pessoa com diploma universitário pode ser bem sucedida ou pode ingressar no mercado de trabalho. Acho que muitos cursos técnicos vêm provando o contrário. E penso que uma pessoa bem sucedida é aquela que tem paixão pelo que faz. Há Universidades ai que são verdadeiras fábricas de diplomas, e isso ao invés de contribuir com a humanidade muitas vezes prejudica, colocando no mercado profissionais, despreparados e descontentes no que fazem, e isso com certeza desencadeia uma outra série de coisas, que envolvem o emocional humano.
2006-07-25 12:17:44
·
answer #1
·
answered by Kheuenigma 1
·
0⤊
0⤋
A pergunta é: O que é ser qualificado?
Ter um diploma?
Acho que neste país, criou-se uma segregação. A pessoa só é gente, se tiver nível superior, mesmo que seja um banana. (Falo com conhecimento de causa. conheço muitos)
Uma vez, um engenheiro, no departamento no qual eu trabalho, estava fazendo um projeto, dei umas sugestões para ele economizar, e em meia hora, ele estava tentando me sugerir o que eu acabara de dizer a ele. Parece ridículo e é.
Graças a deus, estudo porque eu tenho sede de conhecer e sou respeitado por isso. Fui aluno de engenharia de uma Federal,mas tive que desistir pois não queria mais depender de meu pai, e via muita coisa, professores bem titulados e que eram um fracasso na sala de aula, alunos filhinhos de papai, que não precisavam trabalhar e eram extremamente arrogantes pq faziam universidade, mas que não tinha iniciativa para muita coisa, outros não queriam nada com nada e pessoas que nem sabiam porque estavam ali. Alguns eram bastante esforçados, especialmente os que tinham feito curso técnico. Estes sim, sabiam o que queriam. O mesmo continuo vendo na particular que eu estudo.
E engraçado, alguns sairem dali achando que o emprego vai cair do céu, como eu ouvi um engenheiro dizer "é injusto ter técnicos empregados e eu, com nível superior, estar parado".
Bom, acho que estudar é importante, e uma das coisas que eu aprendi, é que quanto mais eu estudo, mas tomo consciencia da minha ignorância.
Desculpe se minha opinião foi longa, acho que escrevi muito e disse pouco, mas infelizmente este é o tipo de assunto que renderia horas de discussão (de preferência tomando uma coca-cola bem geladinha). Espero ter contribuido com algo de positivo.
2006-07-26 11:21:22
·
answer #2
·
answered by JotaErre 4
·
0⤊
0⤋
Bom, eu estudo em uma instituição federal, então, para mim, foi uma grande realização pessoal, pois fiz um ano de cursinho, tive a decepção de reprovar no vestibular na primeira vez e daí eu tive de estudar em média 8 horas por dia além de trabalhar para poder passar, só de pensar no número de candidatos que eu tive de superar seria quase um pecado dizer que para mim não significou nada. Quanto ao ambiente universitário, eu sempre o imaginei como ele é, um monte de gente discutindo coisas esquisitas que você nem sabe se realmente existe(é que faço Física).
2006-07-25 22:55:28
·
answer #3
·
answered by Dfísica 3
·
0⤊
0⤋
Com certeza entrar numa universidade, principalmente estadual, q é mais difícil de passar, é uma gde conquista pessoal, porém é criado uma certa fantasia sim em torno disso td, pq qdo entramos, percebemos q ñ é aquilo q as pessoas falavam, mas quem está de fora, tem um certo respeito com os acadêmicos ou quem já formou. Qto ao mundo globalizado, temos q ser sempre o melhor q pudermos, tendo estudo superior ou ñ.........isso vai depender do interesse de cada um. Existem universitários q ñ conseguem se fazer na vida e gente q ñ tem muito estudo e se firmam na vida. Acho q depende tbm do fator sorte. Mas é sempre bom estudar.........saber sempre mais faz muita diferença.
2006-07-25 21:25:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Devemos estudar e podemos ter excelente realização a nível técnico.
Fazer estudos superiores se isso realmente for necessário em sua carreira ou em seu coração.
Eu percebo essa exigência social de fazer uma faculdade e muitos permanecerem com seus diplomas pendurados na parede. É muito tempo, dinheiro e energia investidos para terminar dessa forma.
Para ter sucesso e realização, é bom escolher a profissão onde você sente um profundo prazer, um intenso bem estar, e ir se preparando para ela, depois você de formado você deverá manter atualizações constantes. Procure ser bom naquilo que escolher, seja integralmente capacitado. É dessa forma que podemos ser bem sucedidos.
BOA SORTE!!!
2006-07-25 20:01:21
·
answer #5
·
answered by Lumynna 2
·
0⤊
0⤋
É sempre bom estar melhor qualificado e a universidade espande os seus horizontes.Esqueça tudo que você sabe sobre ensino, pois o ensino universitário é totalmente diferente!A escolha do curso também é fundamental, não adianta nada fazer por fazer, escolha um curso ao qual você se identifique, pois só assim perceberá que faz diferença!
2006-07-25 19:19:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que atualmente um universitário de faculdade federal ou de excelentes universidades particulares pode ser considerado sim uma pessoa especial, pois é alguém que está evoluindo a cada dia e que tem um objetivo claro, é uma pessoa de visão e alguém que está sendo preparado para as exigências que a vida propõe na vida adulta.
2006-07-25 19:14:09
·
answer #7
·
answered by Dafne C 5
·
0⤊
0⤋