Vejo que este é um assunto muito interessante... as pessoas querem expressar suas opniões e a fazem com convicção.
Muitas respostas dizem a mesma coisa: a religião está ligada á classe social, que ao mesmo tempo está relacionada ao grau de instrução de cada pessoa. Pessoas com o padrão de vida mais elevado, estas são mais instruídas e portanto menos faceis de se manipular. Sendo assim, com o crescimento da população mais "entendida", fica mais difícil acreditarem em qualquer coisa ou em qualquer pessoa.
Outro fator é a globalização, que faz com que as informações sejam repassadas á uma velocidade impressionante... o exemplo que foi colocado aqui em cima sobre a mãe que mente pro filho e ele pesquisa no Google foi interessante é a mais pura realidade...
Logo, as pessoas estão mais inteligentes... mais espertas.... O charlatanismo das igrejas evangélicas está (espero eu) com seus dias contados... estas "empresas" da fé que visam o lucro, pura e simplesmente...
Quanto a igreja católica... é complicado dizer... existem pessoas ruins no meio tbm... mas vc tem mais flexibilidade.... posso ser um católico "não praticante" e não precisar me obrigar a pagar o dízimo... tenho opções... já nas igrejas evangélicas o que move a fé é o dinheiro. E os inocentes, humildes que pagam por isso! Veja a porcentagem de pessoas ricas e instruídas nessas igrejas... só os pastores e quem ganha mesmo com elas.. os fiéis são, na sua maioria, pessoas humildes buscando alguma resposta no momento de desepero, e é aí que eles se aproveitam.. da fragilidade!
Portanto, o aumento do ateísmo está sim, ligado a concientização da população que está mais esperta e não mais acredita em qualquer coisa... em qualquer um!
2006-07-26 03:43:27
·
answer #1
·
answered by Maycon 3
·
3⤊
3⤋
Bom, isso é por culpa dos padres e pastores que adoram "pegar" criancinhas. Fazendo assim com que o povo perca a confiança neles e ai acabam com a crença que o povo tem em Deus.
2006-07-26 15:11:48
·
answer #2
·
answered by Marise Lopes 5
·
0⤊
0⤋
hipóteses:
1) Papa alemão, todos queriam um latino americano
2)Talvez seja pq a igreja anda fzebdo tanta burrice, tipo, condenar as pesquisas de células tronco, que são importantíssimas p o nosso futuro
3)O povo ñ precisa de ajuda divina, se é que ela existe. Eu ñ rezo, e nada de ruim me acontece.
4) Ser excomungado também ñ muda nada. Teve um cantor que foi excomungado por fazer um cd "o filho de joão e maria" e nada mudou na vida nele.
2006-07-26 10:33:33
·
answer #3
·
answered by BN_B0sta N'água 4
·
0⤊
0⤋
Com certeza a população está ficando mais consciente.
Agora acreditar ou não em igrejas é uma questão de escolha, não de ignorância.
E não acreditar em igrejas, não quer dizer necessariamente que o indivíduo seja Ateu. Concorda? Afinal pode-se não ser ateu sem seguir nenhuma denominação religiosa.
Como convivemos com a diversificação de pensamentos e todos tem direito à sua opção e conhecimentos, vários tomaram caminhos que antes desconheciam.
2006-07-26 10:16:28
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu discordo da "curiosa". Sou ateu porque é uma baboseira acreditar que alguem mais poderoso do que nós é sádico e perverso a ponto de ser Deus. É muita ignorancia acreditar em papai noel, nao é? com Deus é a mesma coisa: historia sem base nenhuma, pra gente b*** acreditar. Enquanto nao me provarem que papai noel existe, não vou acreditar, e voce, vai?
Mesmo assim, tenho planos pra Igreja no futuro. Podemos utiliza-la para controlar as massas trabalhadores, enquanto mandamos em todos. Mas epa, já não é isso que acontece?
2006-07-26 09:17:38
·
answer #5
·
answered by bh 2
·
0⤊
0⤋
Ateísmo aumentando por causa das igrejas?
Eu pensava que ateu é o cara que não acredita em DEUS.
E, até onde eu sei, nas igrejas só há Homens.
Um ateu que assim escolheu porque não gosta da igreja está atribuindo a esta Instituição o mesmo poder que o Crente frequentador dessa igreja atribui. Que é o poder de determinar a fé Interior e Intransferível de cada ser humano.
""Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que assim o querem.
Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês."
(Jesus de Nazaré, Mateus 23; ... se os adoradores da bíblia lessem mais o dito livro e gritassem menos, provavelmente não existiriam tantas igrejas corruptas nem ateus criados da revolta com a estupidez Humana)
2006-07-25 18:35:05
·
answer #6
·
answered by Bruno H 2
·
0⤊
0⤋
quanto mais o acesso às informações é globalizado e facilitado, os mais curiosos, que questionam as coisas e não simplesmente aceitam como lhes é contado, procura saber mais sobre as igrejas e religiões
O único método para barrar o aumento de ateus seria barrar os meios de informação como internet - impossível, portanto, o mundo será dos ateus e finalmente nos livraremos dos milhares de anos de lavagem cerebral
2006-07-25 17:51:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sim... É isso que está acontecendo. A velocidade da informação está desbancando os cuidados da mamãe. Quando ela diz ao menino de 6 anos que Papai do Céu vai protegê-lo, o garoto vai no GOOGLE e escreve lá: Papai do Céu. Fica sabendo tudo a respeito, inclusive que a mãe estava mentindo.
O ateísmo, melhor dizendo, a expansão da verdade, cresce em velocidade geométrica, 1 - 2 - 4 - 8 - 16 - 32 ...
Em poucos anos as coisas estarão mudadas por aqui.
A verdade tarda mas não falha!... O preconceito cairá. As igrejas não vão explorar mais ninguém.
2006-07-25 17:33:30
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Você só pode ser considerado um ateu depois de conhecer todas as religiões... Se você não as conhece então não é considerado ateu.
O que existe hoje não é uma descrença nas igrejas, porque igreja não salva, mas sim uma falta de objetivo nas pessoas.
O que causa isso?
- A busca cada vez maior pelo materialismo, pelo sexo, pelo poder.
2006-07-25 17:29:50
·
answer #9
·
answered by curiosa 2
·
0⤊
0⤋
Acredito que sim. É fácil notar que há muito mais ateus entre a parcela da população que tem uma certa instrução, do que povos isolados. A religião acaba sendo uma questão deixada de lado, e não prioritária. Igrejas usam técnicas muito apelativas para conseguirem fiéis, e acabam fazendo o contrário, afastando-os. O catolicismo por exemplo, anda em constante declínio, mesmo no Brasil.
Por mero caso, sou ateu.
2006-07-25 17:29:13
·
answer #10
·
answered by leo m. 2
·
0⤊
0⤋