English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-25 10:06:46 · 6 respostas · perguntado por csjsouza 1 em Ciências e Matemática Física

6 respostas

cara, é o seguinte, VA Significa Volt Ampere, o VA é o que chamamos de potência aparente, ela ó o resultado de uma soma fasorial (vetorial) da Potência Ativa em Watts (W) e da potência reativa VAr (Volt Amperes reativo). O watt, é a potência que gera trabalho útil, e o Var é a potência de magnetização ou de capacitancia de um dado equipamento, esta potência não gera trabalho util para o consumo final, e pode ser corrigido.
Resumindo, o Var e os Wats São os catetos e o VA será nossa hipotenusa. Pode usar a formula VA²=W²+Var².
Nos equipamentos em geral, temos os dados do fator de potência (FP), que nada mais é do que o cosseno do ângulo entre a potência ativa e a potência aparente.
Se você tiver o fator de potência deste seu equipamento, Basta multiplica lo por sua potência aparente Va. FP= W
Exemplo:
Digamos que este seu equipamento de 2 Kva tenha um fator de potência de 0,85. Ai teremos:
2000Va.0,85= 1700W ou 1,7Kw.

Só mais uma coisa, não é 220 Volts de potência, Volts é tensão e não potência, ou DDP, Diferença de potencial, ai sim ta certo.
Abrçs

2006-07-25 13:34:23 · answer #1 · answered by Anderrs 4 · 5 0

O KVA é uma medida de potência elétrica , chamada potência aparente . Suponhamos que a energia se destinava a alimentar apenas recetores resistivos , ou seja, aquecedores, torradeiras, etc. Este tipo de recetor consume toda a energia que recebe. Não armazena energia. A potência que se consome desta forma chama-se potência ativa

Como estes recetores consomem toda a energia que recebem, a potência aparente que lhes é fornecida (em kVA ) é igual à potência ativa que consomem (em Watt).

Suponhamos que juntamos motores elétricos aos recetores anteriores. Os motores elétricos consomem energia ( ativa ) quando estão a realizar trabalho e também devido a perdas devidas ao seu próprio aquecimento e ainda a perdas por atritos quando estão em rotação e a outras perdas (magnéticas). Além desta energia ativa , os motores necessitam de uma parcela de energia que não é consumida. Esta energia, chamada reativa , destina-se a produzir o campo magnético com que o motor funciona. É necessário fornecer ao motor uma potência (aparente) maior que a potência ( ativa ) que ele consome. É por isso que os fornecedores de energia cobram dos grandes consumidores não só a energia ativa (medida com contadores de energia ativa ) mas também energia reativa (medida com contadores de energia ativa ). Se assim não fosse, forneciam uma potência aparente (em kVA ), mas o consumidor só pagava a potência ativa (em W).

Uma subestação que fornece 10 000 kVA pode fornecer um valor de 8 000 kW, por exemplo, pois a restante potência destina-se a abastecer os consumidores com potência reativa (medida em VAr ). Note-se a potência aparente NÃO é a soma aritmética da potência ativa com a potência reativa

2006-07-25 13:43:54 · answer #2 · answered by sergiobanhato 1 · 2 0

2kva, significa dois mil (k) volt ampèr.

Em elétrica, VA (volt ampèr) ou W (wats) se refere a potência, consumida ou fornecida. Exemplificando: as lâmpadas comuns estão disponíveis em vários valores de potência (60 w, 100 w, etc).

A potência eletrica é dada pela fórmula:
potência (W ou VA) = Corrente (Ampèr) x Tensão (Volts)

Por um aparelho de 2kw ligado em 220V circula uma corrente de aproximadamente 9 A

2006-07-25 12:12:50 · answer #3 · answered by ÑCIDNADA 3 · 2 0

Eu ia responder meu ,só que os kras são feras meu e já disseram tudo!!!!!!!!!!!!!! Até o Pitágoras entrou nessa!!!!!!

2006-07-26 03:27:14 · answer #4 · answered by Le pesquisador 3 · 1 0

Vá é volt ampére, teoricamente 1 vá é igual a 1 watt, mas na realidade depende do tipo de aparelho que estará consumindo energia. Por exemplo um aparelho que tenha somente potência resistiva, não haverá direferença nenhuma, por exemplo um chuveiro elétrico, um aquecedor, uma lâmpada incandescente, mas quando for qualquer aparelho que um motor elétrico envolvido ou alguma bobina de qualquer espécie, haverá uma defasagem entre corrente e tensão, já que tratamos de corrente alternada. Então essa defasagem se chama "fator de potência" e o cálculo de watts para volt ampére dependerá deste fator de potência, cada aparelho tem o seu "FP" nominal aí é fácil fazer o cálculo se um motor tem um FP de 30 por cento é só multiplicar a potência nominal do motor em watts por 1,3 e alteremos a potência em volt ampére.

2015-01-22 09:45:49 · answer #5 · answered by alvarez 1 · 0 0

Se você estiver se referindo à Potência Ativa [P], que é dada em Watts, de qualquer indutor que tenha uma Potência Aparente [S], dada em VA (Volt-Ampère), deve-se saber o valor do Fator de Potência do Indutor, ou deja, o cosseno de phi. Para calcular o P, deve-se multiplicar a Tensão Aplicada aos terminais do indutor, ou circuito indutivo, pela Corrente que circula nessa indutor ou circuito indutivo, e pelo Fator de Potência do circuito indutivo ou indutor.

Descubra o valor do Fator de Potência e faça os cálculos. (O Fator de Potência é o ângulo de defazagem entre a Corrente e a Tensão. Pode ser medido por um osciloscópio, através de um método, o qual não convém explicar agora!)

Ou então faça uma pergunta mais elaborada.

2006-07-25 12:35:29 · answer #6 · answered by Eliphas Siqueira 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers