Ter a mente funcionando ativamente. É enxergar 500 possibilidades em um palito de fósforo. É ter idéias o tempo todo, é acordar durante a noite porque pensou em uma forma mais fácil de resolver um problema.
É não se desesperar ao receber uma nova tarefa, pois a criatividade lhe dá segurança para improvisar.
E etc etc etc.... =]
2006-07-25 09:48:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É possível ser criativo?
Prof. Brandão Minardi
A história a seguir me foi contada como sendo uma antiga lenda chinesa. Porém, não pedi o passaporte, nem perguntei se ela lembrava de alguma coisa ocorrida antes da Primeira Guerra Mundial. Apesar das dúvidas quanto sua origem, ela tem todo o jeitão de sabedoria oriental, e, afinal, é o conteúdo que importa.
"O imperador tinha incontáveis tesouros. Salões cheios de ouro, jade, diamantes. Comandava um grande exército, tinha poder sobre milhões de súditos. E, como Fernando Pessoa, tinha qualquer mulher que quisesse na cama que escolhesse. Aliás, isso causava certo pânico nos donos de lojas de móveis:
- Mas, Alteza, o senhor pode pelo menos esperar que tiremos a cama da vitrine?
Porém, o que ele mais prezava na vida era um rouxinol. Todas as manhãs o passarinho acordava o imperador com a mais linda das melodias. Seu canto ajudava o monarca a refletir melhor nas questões de Estado. Enfim, estava presente em todo o cotidiano do palácio, era muito bem tratado.
Todos os cômodos contavam com um gancho ou mesa específicos para sua espaçosa gaiola. O imperador inclusive criou um órgão para cuidar do conforto do bichinho, a SIALIGA (Secretaria Imperial de Alpiste, Limpeza e Conservação de Gaiolas).
Vendo aquela devoção ao rouxinol, o melhor relojoeiro do reino decidiu dar ao imperador um presente inesquecível. E construiu um rouxinol mecânico, que cantava tão bem quanto o primeiro e tinha a vantagem de não sujar a gaiola. No máximo poderia cair uma gotinha de óleo, e olhe lá.
O pássaro artificial foi um sucesso entre o imperador e seus ministros, todos ficaram emocionados com a qualidade de seu canto. Então, alguém teve a idéia de trazer o rouxinol de verdade, já pensou os dois cantando juntos?
Trouxeram o rouxinol e este começou a cantar junto com a cópia mecânica. Porém, o passarinho logo se cansou daquilo. Afinal, ele podia fazer muito mais. E começou a variar notas e tons, colocar novas frases musicais em seu canto. O pequeno robô cantava apenas de um jeito, igualzinho, todas as vezes. E o que era para ser um concerto se transformou numa mistura de ruídos. O rouxinol de verdade tentando sobrepor toda sua competência e habilidade de inventar novos cantos, e a máquina repetindo o mesmo canto de sempre. Até que os ministros se encheram e passaram a discutir sobre o problema. Eles queriam sempre ruídos agradáveis na sala do trono e não aquela confusão:
- Bom, o rouxinol mecânico não tem culpa de nada. Afinal, ele canta sempre do mesmo jeito. Já este outro, com sua mania de ser criativo, perturbou todo o ambiente.
E foram até a janela, abriram gaiola e libertaram (em outras palavras, despediram) o rouxinol de verdade."
Infelizmente, muitas empresas agem assim. Por um lado, dizem que estimulam a criatividade de seus funcionários, de outro punem os que tentam fazer algo diferente. Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para vender suas novas idéias mais facilmente para seus superiores:
- Mostre o que eles vão ganhar. Coloque na ponta do lápis todas as vantagens que a sua idéia poderá trazer para a empresa.
- Se for possível, teste primeiro sua idéia em uma pequena equipe ou departamento. Uma demonstração é o melhor argumento.
- Envolva seus colegas e clientes na sua idéia. Quanto mais gente você tiver o apoiando, melhor.
2006-07-25 19:25:32
·
answer #2
·
answered by Jhen 3
·
0⤊
0⤋