English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

tenho tendencias neoliberais, mas quero evr como vc se saem..heheh..

2006-07-25 07:14:12 · 7 respostas · perguntado por J. P.S. 1 em Ciências Sociais Economia

7 respostas

os adeptos a teoria da mão invisivel provavelmente vão dizer que uma das causas do crash de 1929 foi a presença do Estado (mesmo considerada poucos para uns é considerada como ainda mais do que seria o ideal para outros). É por isso que até hoje temos defensores da idéia de que o Estado não deveria intervir na Economia, que esta seria regulada pelo mercado sem a necessidade do Estado.

Mas essas coisas são complicadas, sempre existem vários pontos de vista diferente...

2006-07-25 07:33:13 · answer #1 · answered by cibele_bel 2 · 0 0

Gostei muito e concordo com a resposta dada por Claret.

Na verdade o crash foi justamente a atuação da mão invisível do mercado atuando. Adam Smith em nenhum momento disse que essa "mão invisível" apenas acaricia. Ela também pune quando os excesso geram grandes desequilíbrios.

Algo parecido (menos traumático em termos sociais), aconteceu com o estouro da bolha das empresas de informática no NASDAQ se não me engano em 1998/1999, também citado por Claret.

É claro que em 1929 o nivel de homogeneização e acesso de informações era infinitamente menor e portanto houve uma grande surpresa com a "ruptura" causada pela grande falta de liquidez nos mercados e pela grande desvalorização das ações na Bolsa de Nova York.

Mesmo assim, houve também a participação desastrosa do ESTADO no processo, que não tinha alguém hábil como o ex presidente do FED - Alan Greenspan, que soube "desinflar"a bolha das empresas de tecnologia de maneira mais suave e inteligente, distribuindo melhor as perdas ao longo do tempo.

2006-07-27 21:15:13 · answer #2 · answered by Ponto de Vista 3 · 1 0

Mas o crash da bolsa em 1929 , foi exatamente causado pela mão invisível do mercado.
A super produção , o aumento exagerado dos estoques , e a euforia reinantes no mercado levou ao crash , exatamente porque a época não haviam meios satisfatórios de previsão , e o mercado reagiu também de uma maneira imprevista , imprevista por que jamais algo tão monumental ocorrera.o crash só veio realçar a mão invisível dos mercados.
Em menor escala , o mesmo está ocorrendo com o mercado da soja no Brasil , que absorveu enormes investimentos em anos anteriores , e no momento atual , quando a excesso de oferta mo mercado , os preços desabaram. Já aconteceu na década passada nos EUA o estouro da bolha da alta tecnologia , quando os preços das empresas do setor desabaram.
Hoje porém , existem os mercados futuros e outros mecanismos que atenuam as perdas.

2006-07-25 15:38:22 · answer #3 · answered by Claret. 6 · 1 0

Essa história de mão-invisível é uma lenda mesmo. É um chavão, frase de efeito esfarrapada, não só na economia, mas em vários ramos da sociedade. Não era atoa que um determinado político brasileiro, que presidiu nosso país na década de 90, vivia dizendo que era conduzido pela mão-invisível. Até hoje procuramos essa mão. Lógico que cada um possui o seu contexto. Não quero fugir do assunto.
Mesmo assim, Adam Smith afirma que "mesmo o mais ganancioso dos motivos leva freqüentemente aos mais favoráveis resultados para todos. Esse é o trabalho da "mão invisível" [...] Como a mão invisível cumpre sua tarefa tão bem". Mesmo assim, nem ele conseguiu explicar porque essas tendências capitalistas liberais não conseguem conter as explosões e conter a quebra e falência de tantas empresas e, consequentemente, do próprio sistema. Exemplo: a prórpia queda da Bolsa de NY em 1929. Solução? Intervenção do Estado e investimento em políticas públicas e sociais. O mercado possui vida própria. Não é em vão que usamos termos, como por exemplo, "o mercado está agitado...acordou nervoso". Não tem nada de mão invisível. Se existir, ela se esconde mais ainda quando estamos em apuros.
OBS: Pessoal, sou leiga no assunto. Com o pouco que conheço, só tentei participar um pouco da pergunta, que me interessou bastante.

2006-07-28 15:26:29 · answer #4 · answered by Sharows 1 · 0 0

Primeiramente temos que explicar o que acontecia na economia e no mundo naquela epoca, o Estados Unidos foi o unico país que participou da guerra sem ter lutas no seu continente, consequencia disso não teve seu parque fabril, cidades e população destruida. NA epoca apos a segunda guerra o EUA vivia o estilo de vida "american way of life", estilo esse onde as pessoas consumiam em grande escala e a economia ia em vento e poupa, principalmente exportando mercadorias para os paises europeus durante e apos a guerra, depois no inicio dos anos 20 os paises da europa foram atualizando rapidamente seus métodos industriais. Isso colaborou para aumentar o desequilíbrio entre o excesso de mercadorias produzidas e o escasso poder aquisitivo dos consumidores. Configurava-se assim uma conjuntura econômica de superprodução capitalista.
E o CRACK de 1929 foi o marco para crise superprodução, onde a ninguem conseguiu segurar o que já era previsto, pelos maiores economistas.

2006-07-26 09:43:56 · answer #5 · answered by nlfamilia 1 · 0 0

A economia poderia ou não se estabilizar com o tempo, porém, para exemplificar vamos comparar a situação com uma pessoa que está com 42º de febre.

Você tem algumas alternativas:

1ª Ministrar anti-térmico e colocar pano molhado na testa do indivíduo, e esperar que a temperatura se estabilize com o agir do remédio combinado com a reação natural do indivíduo ou,

2ª Enfiar o indivíduo numa banheira com água fria e gelo, dando um tratamento de choque.

3ª Não fazer nada e esperar que o organismo se ajuste automaticamente.

A 1ª opção pode demorar um pouco mais, para dar resultados e pode ser até que não dê e o indivíduo morra com um derrame.

A 2ª opção pode dar resultados imediatos, porém, corre-se o risco, do indivíduo ter uma parada e também morrer.

A 3ª opção pode dar resultados a longo prazo ou imediatos, e pode ser que o indivíduo fique curado ou morra.

Nas três opções acima o resultado é uma "?" então a ação que devemos tomar, dependerá de mais informações sobre o indivíduo e do risco que todos estão dispostos a correr.

Em minha opinião não existe teoria certa ou errada, existe a que você melhor se identifica.

A mão invisível de Smith em 1929, talvez não tenha sido a opção, e é só isso.

Um abraço,

Leão.

2006-07-26 07:46:54 · answer #6 · answered by Leão 1 · 0 0

Coçando o saco... (mesmo sendo invisível)

2006-07-25 14:23:55 · answer #7 · answered by Ribonucleico 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers