English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-25 07:12:58 · 6 respostas · perguntado por mrdezigner 1 em Ciências Sociais Antropologia

6 respostas

Bom, se você está se referindo ao conflito entre Israel e os palestinos, é o seguinte:

O povo de Israel, os judeus, foram expulsos da palestina, que era sua terra original, pouco depois de Cristo, acho que pelo império da Babilônia. Então eles sofreram uma diáspora, que nada mais é do que seu espalhamento pelo mundo, principalmente pela Europa. Os árabes acabaram tendo o controle da chamada terra santa, a palestina, durante séculos.

Então veio Hitler, na segunda guerra mundial, e fez o holocausto, que é o genocídio, ou extermínio do povo judeu. Após o final da segunda guerra, com a criação da ONU, os judeus pressionaram por um lugar para seu povo, uma terra, e mais especificamente a palestina, pois segundo suas crenças, era a terra prometida para eles no Velho Testamento, a Canaã, terra que Moisés os levou quando fugiram do Egito.

Eles tinham poder moral para pressionar, já que foram massacrados por Hitler. Na época, a terra pertencia à Inglaterra, que era conhecida como o império onde o sol nunca se punha, pois tinha terras em todo o mundo, Hong Kong, Índia, Malvinas, Iraque, Palestina, tudo era da Inglaterra. Isso porque houve um neocolonialismo após a revolução industrial, onde as potências européias iam buscar clientes na marra pra seus produtos. A inglaterra não foi a única, a França também tinha suas colônias na África, como o Marrocos.

Pois bem, a Inglaterra cedeu a terra para os judeus, e outra parte, a faixa de Gaza, para os palestinos, que também deviam construir seu estado, mas eles preferiram expulsar Israel, afinal eles já moravam lá vários séculos, o que os judeus queriam com essa história de terra santa? Pensavam eles. Mas Israel saiu vitoriosa de todas as guerras, pois também tinha o apoio dos EUA, enquanto naquela época de guerra fria, a União Soviética apoiava os árabes.

Até hoje as famílias árabes deslocadas reinvidicam o direito de volta, e Israel nega, enquanto os árabes, ao invés de se contentarem com o seu terreno e construir seu estado palestino, preferem a tática terrorista, pois não poderiam lutar uma guerra de verdade devido à falta de equipamentos e dinheiro, para expulsar Israel.

Já se for entre Israel e o Líbano, é o seguinte:
O Hesbolá é uma guerrilha que assumiu o sul do Líbano. Ela é apoiada "secretamente" (quer dizer, todo mundo sabe) pela Síria e pelo Irã. O objetivo dela é acabar com o estado judeu. Eles entraram no território judeu, cuja fronteira com o Líbano já é reconhecida pela ONU, mataram 4 soldados e levaram 2 sequestrados de Israel. Israel alegando que foi atacado e invadido ( e foi mesmo) reinvidicou o direito de resposta, pois além disso, o Hesbolá constantemente joga mísseis em território israelense. Logo, para proteger o seu povo (civis), Israel invadiu o Líbano para evitar também que os mísseis continuem.

2006-07-25 11:21:02 · answer #1 · answered by Fabricio C Fernandes 3 · 5 0

Existem vários conflitos distintos no oriente médio!! Como você não foi muito específico eu acredito que você esteja falando do problema Israel - Palestina, acertei?

Bom, vamos começar de um ponto muito anterior a existência das palavras ISRAEL e PALESTINA.

Abraão (1.700 ac) segue em direção a Canaã (hoje palestina) com seus seguidores, os chamados Hebreus (ancestrais dos judeus). Esse povo era na verdade aparentado com os cananeu (povo habitante de Canaã - ancestrais dos palestinos), mas devido aos séculos e séculos que os separam de uma convivência feliz em família, os hebreus não tinham nenhum vínculo de amizade e foram oportunistas pois os cananeus estavam muito enfraquecidos devido as constantes lutas internas e externas. Esta foi a primeira atitude a provocar conflito entre hebreus e cananeus.

Depois disso, por volta de 1.300 ac, a cidade palestina de Jericó foi tomada por Josué, líder militar e herói escolhido por Moisés para sucedê-lo e conduzir para a "Terra Prometida" os hebreus agora libertados do Egito.

De lá pra cá, as guerras de fato NUNCA pararam e fatores como a guerra dos seis dias (5 a 10 de junho de 1967) aumentaram ainda mais o problema no oriente, pois quando a guerra terminou, Israel controlava um território quatro vezes maior do que tinha em 1949 e abrigava uma população árabe de 1,5 milhões de habitantes.

Embora seja algo diplomaticamente difícil, para nós (pessoas comuns, usuários do Yahoo) é fácil perceber que Judeus são os invasores primitivos e os Palestinos são as vítimas primitivas.

Dez gerações depois de Adão, veio Noé e Noé teve três filhos: CAM; SEM e JAFET.

- Cam teve um filho chamado Canaã que é aquele que seguiu para a região depois chamada de Canaã e lá povoou a terra.

- Sem teve filhos e filhas e Abraão nasceu na nona geração depois de Sem (décima geração depois de Noé).


Esses povos (parentes) brigam a quase 4.000 anos.
Espero ter ajudado!

Qualquer coisa: contato@wagnerbarros.com
Abraço!

2006-07-25 21:45:42 · answer #2 · answered by Historiador Filósofo 3 · 0 0

O primeiro conflito deve ser esse do Caim e Abel, hehehe. Mas os conflitos mais recentes começaram com o fim do colonialismo europeu na região no final da Segunda Guerra Mundial, onde as fronteiras entre os países foi criada de propósito para manter os povos em conflito. Quando a região deixou de ser um conjunto de colônias, os países não foram criados para abrigar os povos, mas para ter sempre alguns povos em maioria, outros em minoria, e estar sempre enfraquecidos em relação à Europa, para continuar sendo dominados mesmo quando já não eram colônias. É claro que a questão do petróleo foi determinante para que houvesse interesse estratégico em dominar a região.

2006-07-25 10:37:59 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Era uma vez dois irmãos. Um se chamava Caim e o outro Abel. Como Caim achava que seus pais -Adão e Eva - dava mais atenção a Abel, por ciúmes, assassinou-o. E aí, criou-se o primeiro conflito no Oriente Médio.

2006-07-25 09:02:30 · answer #4 · answered by oton 4 · 0 0

Quando Móisés Libertou os Hebreus do domínio Egípcio, e conduziu seu povo a "Terra Prometida" (que compreende todo o vale do rio Jordão, onde fica Jerusalém, Belém, e outras cidades sagradas). O problema é que a tal terra pertencia aos povos árabes, os filhos de Alah, e foi nessa tal terra prometida dos Hebreus que nasceu Maomé, o profeta de Alah.
Daí por diante, veio Jesus de Nazaré, a religião cristã, as cruzadas, as retomadas e os conflitos se estendem desde então.
A data precisa não se sabe, mas o fato Histórico que marca o "início" dos desentendimentos, é a tomada de Jerusalém pela Cruzadas Cristãs.
Mas bem na verdade, o conflito existe desde a tomada por roma dos territórios árabes e judeus, na disnastia dos Caezares, ou Cézares, muito antes da república romana.

2006-07-25 07:26:52 · answer #5 · answered by Nestor Cardoso Passos 3 · 0 0

sL

2006-07-25 07:16:47 · answer #6 · answered by kakazinha 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers