O primeiro dispositivo deste tipo foi o Maiser, que emite na região do microondas. Logo, não é visível. Então, se perguntaram se era possível emitir ondas com comprimentos de onda bem determinados (coerentes) na região do espectro visível. A resposta foi dada pelo Laser.
O funcionamento do mesmo baseia-se no fato de que quando um fóton é emitido ele estimula outro átomo a emitir fótons com a mesma freqüência, produzindo, assim, um feixe coerente. Uma das dificuldades é conseguir que maior parte dos átomos estejam no estado excitado para que possam emitir continuamente. Isto é conseguido por um método que se chama de inversão de população. Este é funcionamento geral de qualquer tipo de Laser. A diferença entre os tipos de Laser's esta na maneira em que se consegue esta inversão de população e na maneira de emitir (continuamente, pulsos).
2006-07-28 17:21:04
·
answer #2
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
0⤋
o nome diz tudo , é raio laser.
2006-07-27 00:11:19
·
answer #3
·
answered by sempreamigo 6
·
0⤊
0⤋
O raio laser já está integrado ao cotidiano da sociedade moderna. O mais comum é o laser de diodo, muito compacto, que tem sido comercializado na forma de canetas conhecidas como laser pointer. Seu funcionamento é baseado na passagem de corrente elétrica através de um material semicondutor (diodo) que emite luz, e é amplificada por uma cavidade óptica.
O laser de diodo tem sido utilizado para leitura de códigos de barra nos caixas de supermercados, além de estar presente em aparelhos de gravação e reprodução de CDs e DVDs e nos sistemas de comunicação por fibra óptica, muito utilizados em telefonia.
Outros laseres mais complexos têm sido usados em aplicações médicas e em cirurgias, ou como ferramentas de corte e solda na indústria. Além disso o laser tem sido aplicado em sistemas mais sofisticados, como medição de poluentes atmosféricos, holografia, sistemas de medição e controle industriais e também em material bélico, como mira para armas e mísseis teleguiados.
O primeiro raio laser surgiu em 1960, 44 anos após Albert Einstein prever sua existência. Na época da sua descoberta, o LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation - ou Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação), foi alvo de muita curiosidade. O físico responsável pela façanha foi o norte-americanoTheodore Mainman.
como funciona
O raio laser é um amplificador óptico, composto por um meio ativo que amplifica a luz que o atravessa, e por uma cavidade óptica formada por espelhos especiais capazes de aprisionar este feixe de luz amplificado.
O que torna a luz do laser tão especial é sua coerência: podemos imaginar uma fonte de luz comum como um grupo de crianças batendo os pés na borda de uma piscina, cada uma agitando a água de maneira independente. Embora a agitação criada na água possa ser muito intensa, dependendo do número de crianças e do entusiasmo de cada uma, o movimento criado na piscina será desorganizado e dificilmente se formarão ondas muito altas.
Os átomos ou moléculas do meio ativo de um laser atuam como crianças extremamente bem comportadas, que batem os pés na água de maneira sincronizada, com a mesma velocidade e força, de modo a sempre aumentar a intensidade das ondas produzidas pelo grupo. As ondas formadas nessa piscina serão muito mais altas. Isto acontece porque cada criança ajuda a aumentar a intensidade das ondas, sem alterar suas outras características.
Do mesmo modo as ondas de luz são reforçadas pelos átomos do meio ativo e podem atingir intensidades muito altas. A contribuição de cada átomo é "coerente" com a luz que atravessa o material.
Com suas características de coerência, alta intensidade, precisão direcional entre outras, o laser tem sido utilizado em inúmeras aplicações que não seriam possíveis com luz comum.
2006-07-25 05:37:37
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋