Os cachorros perdigueiros se embrenham no mato em busca das perdizes e seus donos vão atrás, mas é claro q os cães sabem o caminho de volta. O que acontece é q as vezes os cães se perdem dos donos então eles não conseguem voltar para casa. É isso aí.
2006-07-25 04:57:48
·
answer #1
·
answered by kallkar 2
·
1⤊
1⤋
Caro Amigo:
A expressão tem duas origens
1- Até o século XVII era comum o consumo de carnes de caça, entre os europeus sobretudo. Um dos principais meios de caça era com cães como o perdigueiro, o terranova, o dálmata e outras raças. Os bosques eram extensos e amiúde o caçador se separava do animal. Como este derradeiro era o que memorizava pelo faro o caminho da volta, estar no mato sem o cão era estar sem meios de voltar ou de descobrir o caminho de volta. Por processo de metonímia, a expressão passou a significar "não saber a solução de um problema".
No turco e no georgiano, línguas faladas em países onde ainda hoje se faz a caça com falcões, a expressão é "estar na colina, e o falcão se foi", indicando que o pássaro retornou ao estado silvestre, abandonando o dono. Significa "ter sido traído pelo amigo"
2-No período escravagista, a caça a negros foragidosera feita pelos capitães de mato, freqüentemente acompanhados por cães farejadores. Se, por ventura, o animal se separasse do batedor, este ficava à mercê de quilombolas e mesmo de escravos não foragidos, mas que estivessem a mourejar nos afazeres em engenhos pelas proximidades, que ao avistarem um capitão de mato desacompanhado, matavam-no em solidaridade ao companheiro perseguido por aquele. Estar no mato sem cachorro era estar á mercê da desgraça.
2006-07-25 14:18:42
·
answer #2
·
answered by ceabbud 3
·
0⤊
0⤋
Isso é dos antigos, pq iam para o mato para nao se perder levavam o cao.. ou seja... quando vc "esta no mato sem cao" esta perdido! ehehhehehe
2006-07-25 11:48:21
·
answer #3
·
answered by Francis Esteves 4
·
0⤊
0⤋
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/115723
o texto nao copia
2006-07-25 11:47:38
·
answer #4
·
answered by wayburndean 3
·
0⤊
0⤋