O gás não "ACABA" por que ele não está exatamente em combustão. O que acontece é que os átomos de hidrogênio passam pelo processo de fusão nuclear, onde dois atomos de hidrogênio (massa atômica = 1) se fundem e dão lugar à um átomo de hélio (massa atômica = 2) liberando uma quantidade considerável de energia, porém não há uma "queima". O que faz os átomos se fundirem é a imensa força gravitacional no centro da estrela. Então fica assim: A gravidade puxa tudo para o centro com uma força tremenda e a fusão nuclear empurra para fora com força igual. Durante muito tempo a estrela fica instável (pulsando), mas depois ela vai estabilizando e chega ao estado que se encontra o nosso sol. Porém depois de um certo tempo (muito tempo na verdade) os átomos de hidrogênio começam a ficar mais escassos e a fusão entre o hidrogênio e o hélio já formado dá origem a outras substâncias cada vez mais pesadas como oxigênio, etc. Porém quando a estrela fica com muita matéria pesada em seu interior as reações de fusão nuclear ficam mais escassas e não são suficientes para manter a estabilidade da estrela, daí a gravidade começa a vencer a fusão nuclear e a estrela começa a entrar em colapso. Agora se essa estrela for do tamanho do nosso Sol (ou até duas vezes maior) a estrela vai entrar em colapso e explodir violentamente (a chamada supernova) e dá origem à uma estrela menor chamada anã vermelha (que tem esse nome por emitir uma luz vermelha de baixa intensidade). Agora se a estrela for mais de duas vezes e meia maior que o sol ela ira começar a se contrair e atingir densidades absurdas (a matéria dentro de uma estrela em colapso pode chegar à densidade de bilhões de toneladas por centímetro cubico) até "desmoronar" para dentro em um único ponto de densidade infinita, que é o tão famoso Buraco Negro.
2006-07-26 05:13:20
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Foi bem respondido ae atrás e vou resumir um pouco. Não tem combustão no Sol, até porque não tem O2 la e sem O2 nao tem combustão. Devido a imensa gravidade, os átomos possuem energia cinética(de movimento) imensa e por isso estão "trafegando" la quase na velocidade da luz. Quando dois átomos de H (Hidrogênio) se colidem em tamanha velocidade, eles se fundem. Mas cabe lembrar q o H nao tem nêutrons (partículas sem carga elétrica), portanto nao poderiam formar na primeira colisão o He (Hélio), ja que o mesmo possui Nêutrons. O que acontece é que os dois átomos de H q colidiram se transformaram em um Deutério ( Um isótopo do hidrogênio com 1 próton e 1 nêutron). Mas de onde veio esse neutron? Na verdade é porque ocorre algo ainda n explicado, um elétron de um dos hidrogênios, "rouba" a carga de um protón, ao se fundirem e o transforma em um nêutron. Esse deutério voltaria a se fundir com um H ou outro Deutério formando Hélio. Mas de fato um dia nao ocorrerá dos gases acabarem, o q ocorrerá é a fusão de todo hidrogênio em hélio e uma transformação "bacana" que haverá no Sol, que vc poderá saber fazendo essa pergunta tbm...
2006-07-27 20:23:31
·
answer #2
·
answered by Asterix 2
·
1⤊
0⤋
O Sol queima hidrogênio. E o mesmo um dia vai se esgotar, mas segundo cientistas, vai demorar alguns milhões de anos ainda. De acordo com as previsões dos cientistas, o Sol não vai diminuindo, diminuindo, até se apagar. Ele vai sofrer uma grande expansão e uma retração incrível, engolindo grande parte da matéria existente ao seu redor.
2006-07-25 15:01:17
·
answer #3
·
answered by wendelmsilva 3
·
1⤊
0⤋
Esta pergunta já foi respondida um tempo atrás. No Sol não ocorre a combustão de gases, o que ocorre é a fusão nuclear dos núcleos de hidrogênio se transformando em núcleos de hélio. É um processo que realmente vai consumindo o hidrogênio mas o Sol tem estoque suficiente para uma vida de dez bilhões de anos (já gastou metade do estoque, tem mais 5 bilhões de anos pela frente).
2006-07-25 11:40:59
·
answer #4
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
1⤊
0⤋
Quando esses "gases solares", por assim dizer, entram em combustão os elementos químicos desses mesmos gases se separam para tornarem a se juntar depois, formando assim um ciclo de inúmeras explosões, que geram a energia necessária para a nova fusão dos elementos constituintes dos gases. Mas esse não é um processo eterno. Com o tempo a energia solar vai se acabando porque o sol também perde energia para o meio, o Sistema Solar neste caso. E assim não vai mais haver energia necessária para o ciclo dos gases do sol. Por conseqüência o sol vai se congelar e congelar todos os planetas do Sistema Solar. Mas é claro que esse congelamento só vai acontecer daqui a bilhões de anos.
2006-07-25 11:30:53
·
answer #5
·
answered by Cezanne 5
·
1⤊
0⤋
Se esgota sim.As supernovas são os últimos mometos de uma estrela(como o sol), que ocorre quando há a falta desses gases.
2006-07-25 11:28:11
·
answer #6
·
answered by Tavinho 3
·
1⤊
0⤋
mas o fato e que um dia esse combustivel vai chegar ao fim daki a uns 5 bilhoes de anos o sol vai ter o destino de toda estrela apagar-se para sempre!
2006-07-25 11:26:48
·
answer #7
·
answered by RafaMaiaX 4
·
1⤊
0⤋
mas eles se esgotam sim!
Dentro de alguns Milhões de anos o sol deixara de existir devido a esse gasto de combustivel!
2006-07-25 11:24:53
·
answer #8
·
answered by jeandelira 2
·
1⤊
0⤋
imagine vc comer um chocolate do tamanho da terra sabe quando q vc iria terminar sem parar nem pra beber agua???? então é igual
2006-07-27 16:27:01
·
answer #9
·
answered by teleko teko 2
·
0⤊
0⤋
e o pior que no espaço não tem oxigenio,vc ja ouviu falar em DEUS?
2006-07-25 11:26:04
·
answer #10
·
answered by razielkain2001 3
·
0⤊
0⤋