English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-24 13:00:07 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Tempo e Meteorologia

7 respostas

Os trovões são o ruído que os relâmpagos fazem quando atravessam o ar. Durante uma trovoada geram-se descargas eléctricas para equilibrar a diferença de potencial entre o topo da nuvem (cargas positivas), a base da nuvem (cargas negativas) e o solo (carga positiva). A atmosfera funciona como isolador entre a nuvem e o solo. Quando a energia envolvida numa tempestade ultrapassa a resistência do ar, gera-se uma descarga entre o pólos de carga oposta. Esta descarga é caracterizada por um raio com temperaturas elevadas que aquecem o ar à sua passagem. O rápido aumento da pressão e temperatura fazem expandir violentamente o ar envolvente ao raio a velocidades superiores às do som, gerando-se uma onda de choque. O ribombar posterior a um trovão é conseguido pelo eco da onda de choque nas altas camadas da atmosfera e na geografia envolvente.
Nas proximidades do ponto de contacto do raio com o solo regista-se um nível sonoro de 120 dB. A proximidade do trovão pode produzir surdez temporária e até mesmo rotura da membrana do tímpano e consequentemente, surdez permanente.

2006-07-24 13:12:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Vamos explicar em linguagem polular de onde vem o som do trovão para que todos entendam.
Quando vc pega os polos ( + ) e ( - ) da bateria do carro e dá um curto circuito com um fio....O que você ouve ? Espero que tenha escutado um "estalo" acompanhado de uma "Faísca".
Então acontece a mesma coisa, uma nuvem carregada está passando sobre o solo, solo e terra funcionam como duas placas capacitivas e ao descarregar a sua energia é semelhante ao "estalo" e a "faísca" da bateria do carro. Só que o tamanho da desgarga do raio é maior (obviamente).
O Som desse "estalo" é alto, ensurdecedor, este som vem se propagando e ecoando, dando a impressão que o raio caiu próximo, mais, o raio pode ter caido a kilometros de onde estamos, o mais conhecido TROVÃO.

2006-07-24 20:24:08 · answer #2 · answered by #Turkinho# 5 · 0 0

Segundo um livro que li, ("Operação Cavalo de Tróia", de JJ Benitez), o relâmpago é uma faísca elétrica que atravessa o ar atmosférico.
Quando isso acontece, devido às altíssimas temperaturas geradas pelo fenômeno, o ar da região onde "passou" a faísca se ioniza, criando um vácuo.
O ar ao redor se apressa a preencher instantaneamente este vácuo, causando o ruído chamado trovão.
Um efeito semelhante, claro que em menor escala, se verifica quando da passagem de um avião em velocidade dupamente maior que a do som (a "match II" da aviação).
Ou quando você quebra um tubo de imagem de TV.
Abraço, obrigado por me lembrar da explicação de um fenômeno muito interessante.

oarcm@hotmail.com

2006-07-24 20:12:16 · answer #3 · answered by Rottweiler 5 · 0 0

vem da faxina que são pedro faz de vez em quando lá em cima, e as pedras ao entrar em contatos com as outras causa este ruido insurdecedor

2006-07-24 20:06:21 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Os cientistas acreditam que a causa para os trovões é a rápida expansão do ar que se aquece devido ao relâmpago.
A enorme energia do raio aquece um estreito canal de ar a temperaturas superiores a 50.000ºC. Isto acontece tão rapidamente - em alguns milésimos de segundo - que o canal de ar quente não tem tempo de se expandir enquanto aquece. Isto produz uma grande pressão dentro do canal, que pode ultrapassar as 100 atmosferas. A elevada pressão gera uma perturbação sonora que é percebida como o som de um trovão.

Obrigada,

2006-07-24 20:05:22 · answer #5 · answered by gegezika11 1 · 0 0

quando o raio cai na terra existe a vibracao esse e o som que vc escuta

2006-07-24 20:04:30 · answer #6 · answered by David The Handyman . 2 · 0 0

É a rápida expansão do ar que se aquece devido ao relâmpago. ...

2006-07-24 20:04:27 · answer #7 · answered by Lilica 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers