English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu digo isto pelo seguinte. O Brasil tomou o Acre da Bolivia na base da "mão forte", afinal o Barão do Rio Branco usou como pretexto a existencia de 50 mil seringueiros para tomar posse de uma área de aproximadamente 150 mil km2. Tomamos boa parte do território do Paraguai, antes daquela guerra (entre os rios Apa e Branco que eram terras paraguaias e não brasileiras) o que foi um dos motivos para o conflito. Sem contar territórios do Peru, Colombia, Venezuela.

2006-07-24 11:41:37 · 13 respostas · perguntado por akf1703 1 em Artes e Humanidades História

13 respostas

O Brasil FOI e É imperialista. O q o pessoal tá discutindo aqui é se ele está certo em ser assim ou se fez isso com talento. Não muda o fato de que ele, desde que virou Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, é imperialista!

Os exemplos q vc deu foram poucos. Para pegar os historicos, podemos lembrar que éramos um império (e não um reino. O termo império é utilizado apenas por Estados q mantém relação de dominação e se orgulham disso, a ponto de ressaltar em seu nome) toda a relação com a Cisplatina (Uruguai) e com a Argentina. Poxa, a rivalidade q a gente pensa ser inocente com a Argentina, "fruto do futebol", sempre foi uma rivalidade pelo controle da América do Sul. Se não fosse o Império brasileiro, a Argentina provavelmente englobaria a bolivia e o Paraguai (Vice Reinado da Prata).


E não podemos nos esquecer da corrida armamentista entre os dois países: qdo um compra uma arma, o outro compra outra. Os submarinos brasileiros surgiram para pressionar a Argentina (por mais estúpida q a idéia pareça). Na ditadura militar, os projetos nucleares brasileiros foram para intimidar a região. Até a usina de Itaipu foi considerada pelos militares como arma contra os argnetinos: se necessario, podemos destruir a represar e inundar as cidades argentinas da fronteira.


E, chegando nos exemplos atuais, podemos ver a politica exterior não só do governo Lula, mas tb do FHC, de colocar o Brasil como a liderança da América Latina. É a tentativa de ter uma cadeira permanente na ONU, é o envio de tropas para o Haiti, são as inumeras viagens dos nossos presidentes ao exterior (nem sempre com fins economicos e sim geopoliticos), e o Mercosul usado como veiculo para nossa ldierança, são as politicas economicas com os vizinhos e etc.


Qualquer historiador e/ou geografo q vc perguntar isso vai responder, sem duvida, q o Brasil teve e tem uma politica imperialista.

Mas isso não significa que seja bom ou ruim. Isso é outra discussão. O professor de Geografia q eu tive na faculdade defendia exatamente isso: o Brasil tem q assumir sua posição de imperio na Am. do Sul.


Para finalizar, trechos do Hino Nacional:

"Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza"

Precisa mesmo dizer mais?

2006-07-24 12:58:25 · answer #1 · answered by Compostela 3 · 2 0

Meu caro AKF
Seguindo rigidamente o seu próprio ponto de vista, proponho que você volte para Portugal ou para o país de origem dos seus antepassados e devolva tudo que é seu para os índios, pois eles são os verdadeiros donos do Brasil.
Tá vendo como essa questão é complexa?
O imperialismo se conta dentro do contexto social e da época que você vive. Fora deles é utopia, divagação ou achismo [opinião própria sem fundamento científico].
Você está usando os mesmos argumentos que os Argentinos usaram na questão das Falklands/Malvinas e o Evo Morales usou para se apoderar indebitamente da Petrobras Boliviana e da Siderúrgica que estava se implantando ali, contra a vontade dos bolivianos do local. A usurpação caracteriza o imperialismo e não as relações diplomáticas. Veja que nesses exemplos o usurpador sempre quer passar por vítima. O Morales, os militares argentinos, o ditador Lopes nunca foram vítimas.
Pergunte aos acreanos se eles querem ser bolivianos?
Pergunte aos paranaenses ou matogrossenses se eles querem ser paraguaios.
Pergunte aos Falklandianos [desculpe o neologismo] se eles querem ser argentinos?
Espero que você tenha compreendido.
Abs

2006-07-24 12:02:44 · answer #2 · answered by Químico 7 · 1 0

Como só temos vizinhos burros, que elegem como governantes tipos como Evo Morales, Hugo Chávez e Kirchner, eles ainda são menos subjugados do que mereceriam.
( Não podemos esquecer que nós elegemos o Lula, mas não por culpa minha ).

2006-07-24 11:45:17 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Segundo seus argumentos, concordo em parte com você, mas te digo "Foi Imperialista", atualmente não consegue nem pressionar a Bolivia que é uma pulga perto do Brasil; no governo FHC nosso Exército dispensava seus recrutas pois não tinha comida para alimenta-los vergonha para um pais com tamanho de continente mas com anões pseudo-intelectuais que já nos governaram.

2006-07-24 14:47:06 · answer #4 · answered by curiosidade 5 · 0 0

Veja bem! Paises são como empresas e portanto não pensam que nem pessoas religiosas. De uma forma geral fazem política como se joga xadrez, o resto chamam ideologia.É difícil olhar assim mas é real. Mas o mudo já foi bem pior.

2006-07-24 11:59:04 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Apesar de ser muito patriota, se eu disser que vc está errado vou estar contrariando os meus próprios princípios, pois considero a tomada das terras palestinas pelos sionistas uma das maiores injustiças da história da humanidade. Como a constituição do Brasil não permite a desintegração do nosso território proponho uma indenização justa aos países ofendidos.

2006-07-24 11:51:10 · answer #6 · answered by Caio K 4 · 0 0

c/ ctz, hoj em dia se um país naum é imperialista ou ele é dependente ou subordinado, no caso do Brasil ele é os três, afinal somos o país mais forte da america do sul, e diferentemente do q muitos imaginam, ñ somos sub-desenvolvidos, e sim um pais em desenvolvimento. Nisso temos interesses, por isso surgiu o mercosul, e como todo país imperialista o Brasil busca ganhar territórios.

2006-07-24 11:49:17 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Nada !
Deve-se olhar para o presente para um futuro melhor e não cometer os erros do passado. E daí que o Brasil foi imperialista se todo erro fosse lembrado a 2ªGM ainda tava rolando, haveria revanchismo pelo mundo todo!

2006-07-24 11:48:28 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Sempre foi assim na história da humanidade. Por que seria diferente no Brasil. Quanto à Bolívia, o Acre não foi tomado e sim vendido por dois milhões de libras, além da condição de que o Brasil construísse a estrada de ferro Madeira-Mamoré (acho que é este mesmo o nome), e cedesse terras que eram do Mato Grosso. Quanto à Guerra com o Paraguai, este perdeu e, no acerto político da questão, ficou determinado que o Brasil seria o dono daquela área descrita por você.

2006-07-24 11:48:20 · answer #9 · answered by ? 4 · 0 0

1 quem chegou aqui foi nós o ladrães são eles

eo acre foi trocado por uma via que cortava o brasil até o pacifico mais só para passar não eram donos não

eta cara burro que fez isto

logico que veio deles esta burrice

2006-07-24 11:47:33 · answer #10 · answered by marcondesdecampos 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers