English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-24 11:14:07 · 2 respostas · perguntado por Ibraim 1 em Ciências e Matemática Física

2 respostas

Transiente é um surto de tensão, que ocorre por um intervalo de tempo muito pequeno. Existem duas formas dos transientes chegarem à um equipamento eletrônico, são elas:

Indução eletromagnética: Geralmente, é causada por raios que caem perto da rede elétrica, e induzem uma DDP muito alta na rede. Essa indução acontece quando uma corrente elétrica varia rapidamente, criando um campo eletromagnético. Ele é absorvido pelos fios da rede elétrica ou telefônica, que atuam como antenas.

Condução pela rede: O chaveamento de cargas fortemente indutivas, como os motores elétricos, geram transientes que são causados pela força contra eletro-motriz. Isso ocorre pois a principal característica de um indutor é se opor à variação de corrente elétrica, e quando ocorre o desligamento de uma chave - eletrônica ou não - a energia armazenada em forma de campo magnético força a continuidade da passagem de corrente, em sentido reverso ao sentido original. O resultado é um pulso rápido de alta tensão, conhecido como spike.

Os transientes são um dos maiores causadores da queima de equipamentos eletrônicos, porém, existem componentes destinados a minimizar os seus efeitos, os varistores de óxido de zinco e os centelhadores a gás.

2006-07-24 11:22:55 · answer #1 · answered by Charles 2 · 1 0

Cara o Charles é bom nisso!!!!! Sem querer complementar vou dar alguns valores para comparação da gravidade de uma corrente transiente: Em média uma descarga atmosférica gera uma corrente de 40000A,formando uma corrente transiente de aproximadamente 5000A, O que minimiza um pouco os efeitos é que isso ocorre apenas em um espaço de tempo ínfimo, ou seja microsegundos,mas mesmo assim o prejuizo é grande.

2006-07-25 11:03:58 · answer #2 · answered by Le pesquisador 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers