a religião interfere negativamente em qualquer estado
e a resposta acima que compara China e URSS não consegue detectar quais são as causas do colapso, que se deve mais ao sistema comunista do que presença ou não de religião - abolir a religião não significa aderir ao comunismo, essa é uma visão bem estreita e ignorante
a religião é o pior mal de todos os tempos, muito pior do que o nazismo(que se for ver é tipo uma religião)
qto mais fanátismo religioso, mais atrasado é o país
2006-07-24 09:45:52
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
7⤋
Meu caro a religião interfere de qualquer modo dos dois lados, tanto positivo quanto negativo, o que acontece é que fica dividido entre politicos "cristão"e "catolicos" o povo é que acaba entrando em discordia e como bem sabemos é por causa de religião que as guerras existem desde a época A.C.
Então concerteza a religião interfere não só no Brasil mas em qualquer país!!!
2006-07-24 16:50:35
·
answer #2
·
answered by thiagosinionato 2
·
0⤊
0⤋
Má. As "bancadas evangélicas" formadas no país forma grupos que participam de muitos esquemas de corrupção, além de criar leis que visam somente o benefício de suas igrejas e dos evangélicos, trazendo prejuízos para grandes parcelas da sociedade (como leis que permitem a criação de igrejas em áreas onde antes não era permitido, e que atrapalham a vida, e o sono, de muita gente, leis que impedem pesquisas científicas que poderiam ajudar no tratamento de muitas doenças genéticas, etc...). A igreja católica, em especial a CNBB, tem poder excessivo junto ao governo, influenciando em decisões das quais a CNBB não tem conhecimento algum e que acabam por atrapalhar projetos que poderiam ser bons, através da pressão contra leis benéficas à sociedade e à pesquisa científica. Os deputadores/senadores/vereadores espíritas também tomam decisões baseadas em sua crença pessoal e não no melhor para a sociedade, além de utilizar tempo do palanque, certas vezes, para rituais de sua religião, como a "incorporação" (eu já vi notícias de três casos destes). Tudo isso, e não vi qualquer coisa de bom que tenham trazido para o Estado brasileiro.
Apesar de ser um crítico das religiões, e de não acreditar em nenhuma, não defendo que elas não devam existir, porque cada um tem o direito a acreditar no que quiser, agora com certeza elas deveriam influenciar menos na política, deveriam ser limitadas suas ações neste sentido porque, afinal de contas, estamos em um Estado laico.
2006-07-24 16:47:36
·
answer #3
·
answered by Lord_of_Dreams 7
·
0⤊
0⤋
Do ponto de vista das igrejas como instituições, acho que para o Brasil é indiferente... Não há muitas interferências relevantes no Brasil, como acontece nos países em que se prega o fanatismo religioso que ultrapassa os limites de ordem e sociabilidade entre as pessoas. As interferencias mais notórias que podemos notar no Brasil para as grandes igrejas é apenas política. Uma igreja com adeptos numerosos consegue privilégios políticos que outras instituições quaisquer, de menor porte, não conseguiriam... Mas isso em nada atrapalha o cidadão comum. As mesmas regalias são obtidas por grandes empresas também... não se trata, portanto, de uma característica política puramente religiosa.
Do ponto de vista cultural, o povo brasileiro é um povo de muitas fé e crenças. Socialmente as religiões são geralmente boas, pois fortalecem as pessoas nas horas difíceis, que não são raras num país de tanta desigualdade social. Sou da opinião que, por mais fajuta que seja alguma determinada religião, se está fazendo alguma pessoa viver melhor ela tem o seu valor. É o que importa.
Apenas desprezo as pessoas que fazem da vida um trabalho contínuo de "catequização forçada" de pessoas que não são praticantes. Torço para que estas pessoas encontrem outra forma de realizar as suas atividades. Eles são tão chatos e inconvenientes que acabam se tornando em um péssimo cartão de visitas de suas respectivas igrejas.
2006-07-24 16:43:19
·
answer #4
·
answered by Confuso 3
·
0⤊
0⤋
Sendo um Humanista Secular, acredito que a religião pode não só fazer mal ao Estado mas também ao próprio indivíduo.
A religião é algo desprovido de lógica ou ciência, logo não pode ser misturada com desisões governamentais.
A ciência diz: Pense
A religião diz: Acredite.
2006-07-24 16:41:52
·
answer #5
·
answered by Farmacêutico 2
·
0⤊
0⤋
É boa. Tome per exemplo a China comunista ou a ex União soviética. Por décadas eles viveram sem religião, e o resultado foi o colapso moral da sociedade. Crimes massivos, fim da liberdade de ação, prisões infestadas de estupradores. Sem religião, sem Deus o homem nada é, senão um amontoado de traumas e teorias vazias temperado a ódio e vingança. A religião nos humaniza, nos torna mais honestos e bons.
2006-07-24 16:39:04
·
answer #6
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋