English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 respostas

DIMM: Ela tem três partes separadas por dois chanfros, já a DDR, só tem duas partes separadas por um chanfro somente.

A memória DIMM tem FSB de até 133 e DDR, nos Intel da Vida, tem até 533MHz, mas o normal mesmo é 400MHz de FSB nas DDR. Ou seja, a DDR é mais rápida além de ser mais nova (obviamente) que a DIMM.

Eu não lembro o que significa DIMM, acho que é Dual Instant Memory Module... Não lembro, mas significa que ela faz acesso simultâneo em ambos os lados dela, ou seja, tem o encaixe e cada lado consegue ler individualmente cada chip contido no pente de memória, e DDR é Double Data Rate, que é mais ou menos a mesma coisa se não pelo processamento duplo e a quantidade maior de FSB...

2006-07-24 07:54:37 · answer #1 · answered by Raphael De Meo 1 · 0 0

no site clubedohardware.com.br tem varios tutoriais sobre memorias, segue segue uma parte sobre memoria DIMM e DDR. se quizer completo pode me mandar um e-mail marcoambcarvalho@yahoo.com.br

Formato DIMM

DIMM é a sigla para Dual Inline Memory Module. Diferente dos módulos SIMM onde os contatos dos dois lados do módulo eram iguais, no módulo DIMM este contatos são independentes. Isto exigiu que os soquetes onde os módulos são encaixados na placa-mãe fossem redesenhados.

Além disso, os módulos DIMM são capazes de transferir 64 bits de cada vez para o processador. Desta forma os bancos de memória são compostos de apenas um módulo DIMM a não ser quando usamos a técnica de “Dual-channel” que veremos mais adiante.

Atualmente existem 3 formatos de módulos DIMM no mercado: DIMM de 168 vias (84 contatos em cada lado), DIMM de 184 vias (92 contatos em cada lado) e DIMM de 240 vias (120 contatos de cada lado). O DIMM 168 é composto normalmente por memórias com tecnologia SDRAM, o DIMM 184 usa memórias com tecnologia DDR e o DIMM 240 usa memórias com tecnologia DDR2.

DDR-SDRAM – Double Data Rate SDRAM

A tecnologia DDR-SDRAM é um avanço em relação ao padrão SDRAM simples. As memórias Single Data Rate (as SDRAM) só transferem dados na subida do sinal de clock. As memórias DDR-SDRAM transferem dados na subida E na descida do sinal de clock, dobrando a taxa de transferência de dados (data rate). Assim uma memória DDR-SDRAM operando num clock de 100 MHz (real) consegue desempenho equivalente a 200 Hz (efetivo).
A seguinte tabela mostra os vários termos usados quando classificamos memórias DDR. E essa quantidade de termos é que confunde a maioria dos usuários. Clock é o clock “real” das memórias. O clock “efetivo” é o dobro do clock real pois as memórias são DDR. Esses são valores para os chips de memória. Já os módulos são classificados pela taxa de transferência de dados. Como cada módulo tem 8 bytes (64 bits) as taxas variam de 1600 MB/s (200 MHz DDR) a 3200 MB/s (400 MHz DDR). O último termo é o tempo de acesso e está relacionado ao clock real.

DDR2

A tecnologia DDR2 é muito recente e ainda são poucas as placas-mãe que têm suporte às memórias DDR2. O princípio é bastante interessante. Na verdade, é uma aplicação de DDR duas vezes (daí o nome DDR2). Nas memórias SDRAM, 64 bits saem das células de memória e entram em um circuito especial do módulo de memória chamado buffer de Entrada e Saída (E/S). É esse circuito que entrega ou recebe dados que vão para o chipset. Num módulo SDRAM de 100 MHz tanto o clock do chip de memória quanto o clock do buffer de entrada e saída valem 100 MHz. E como os dados são lidos somente na subida do clock, o clock do módulo também é de 100 MHz.
Nas memórias DDR que funcionam a 100 MHz de clock real, o clock do chip de memória e do buffer de E/S também é de 100 MHz. O módulo DDR trabalha com um clock de 100 MHz, mas o clock dos dados “efetivo” de 200 MHz, pois as transferências de dados são fitas na subida e na descida do sinal de clock.
Já nas memórias DDR2 com chips de trabalham a 100 MHz de clock real, o buffer de E/S usa a técnica de DDR para dobrar o clock do módulo para 200 MHz. E o DDR age novamente dobrando os 200 MHz e fazendo com que o clock dos dados efetivo chegue a 400 MHz.
O truque tanto no caso do DDR como no caso do DDR2 fica por conta dos buffers de E/S que têm que ser projetados adequadamente para funcionar nestas freqüências. A figura abaixo mostra o esquema de funcionamento das memórias DDR e DDR2. As primeiras memórias DDR2 serão de 400 e 533MHz. Mas logo teremos DDR2 de 667 MHz e 800 MHz. A DDR2 de 533 MHz está sendo chamada de PC2 4200, pois sua taxa de transferência chega a 4200 MB/seg.

2006-07-24 15:37:52 · answer #2 · answered by marco borba 2 · 0 0

"A memória é condicionada em módulos, pequenas placas contendo os circuitos de memória RAM. Atualmente existem 4 tipos de módulo: SIMM72, que são módulos de 32bits, e que podem utilizar circuitos de memória do tipo FPM ou EDO;
DIMM, que são módulos de 64 bits e que normalmente utilizam circuitos de memória do tipo SDRAM;
DDR-DIMM, que são módulos também de 64 bits, só que utilizam uma memória chamada DDR-SDRAM, duas vezes mais rápidas que a SDRAM usadas em módulos DIMM;
e RIIM, que são módulos que usam memórias do tipo Rambus (RDRAM), que são ainda mais rápidas do que as memórias SDRAM e DDR-SDRAM."

2006-07-24 14:47:21 · answer #3 · answered by Hokus Phokus 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers