Roberto Batalha Menescal(1938) é um músico Capixaba, um dos fundadores do movimento Bossa Nova (participando das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, onde o movimento teria nascido) e um de seus melhores compositores, ao lado de Tom Jobim e Carlos Lyra. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria musica popular, como "o barquinho", "você", "nós e o mar", "rio", entre outras(as músicas citadas são parcerias suas com Ronaldo Bôscoli, seu parceiro mais constante). Suas músicas quase sempre têm um tema relacionado ao mar, sua segunda paixão. Atualmente,além de tocar violão e guitarra,dirige um selo musical e empresariar novos grupos e projetos musicais,como o Bossacucanova. Seu último trabalho foi produzir um documentário sobre Bossa Nova (Coisa mais linda,2005) com seu velho amigo Carlos Lyra.
2006-07-24 07:53:25
·
answer #1
·
answered by Pandora 5
·
1⤊
0⤋
conheço uma galeria que é Menescal em copacabana
e o outro é um compositor e cantor da bossa nova que por coincidência é herdeiro dessa galeria menescal: seu nome
é roberto menescal.
2006-07-24 13:11:55
·
answer #2
·
answered by aninha 6
·
0⤊
0⤋
Roberto Menescal
25/10/1937
Biografia
Compositor da primeira leva da bossa nova, estudou piano por imposição familiar durante a infância em Vitória (ES). Também aprendeu acordeom, gaita e violão, instrumento no qual se especializou. Teve aula de harmonia, arranjo e composição com os maestros Guerra-Peixe e Moacir Santos. Radicou-se no Rio de Janeiro, onde fundou com Carlos Lyra uma academia de violão. Lá deu aulas, entre outros, para Nara Leão. Em 1958 e 59 deu os primeiros passos como compositor e participou da gravação do disco "Os Garotos da Bossa Nova". Fez amizade com Ronaldo Bôscoli, com quem compôs um de seus maiores sucessos, que também é uma das músicas-ícone da bossa nova: "O Barquinho", de 1961. Com ela participou do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York, 1962, num raro momento como cantor. Além do "Barquinho", compôs com o parceiro Ronaldo Bôscoli "Você", "Vagamente", "Ah, Se Eu Pudesse", "Errinho à-toa", "Nós e o Mar" e outras. Formou o Conjunto Roberto Menescal, que acompanhou shows de Dorival Caymmi, Aracy de Almeida, Maysa, Silvinha Telles e outros. Gravou com muitos artistas e excursionou pelo mundo inteiro tocando os clássicos da bossa nova, atividade que pratica até hoje. Nos anos 80 e 90 teve destacada atuação como diretor produtor musical, descobrindo, lançando e relançando talentos.
2006-07-24 12:23:00
·
answer #3
·
answered by Keith 5
·
0⤊
0⤋
Compositor da primeira leva da bossa nova, estudou piano por imposição familiar durante a infância em Vitória (ES). Também aprendeu acordeom, gaita e violão, instrumento no qual se especializou.
Radicou-se no Rio de Janeiro, onde fundou com Carlos Lyra uma academia de violão. Lá deu aulas, entre outros, para Nara Leão. Em 1958 e 59 deu os primeiros passos como compositor e participou da gravação do disco "Os Garotos da Bossa Nova". Fez amizade com Ronaldo Bôscoli, com quem compôs um de seus maiores sucessos, que também é uma das músicas-ícone da bossa nova: "O Barquinho", de 1961. Com ela participou do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York, 1962, num raro momento como cantor. Além do "Barquinho", compôs com o parceiro Ronaldo Bôscoli "Você", "Vagamente", "Ah, Se Eu Pudesse", "Errinho à-toa", "Nós e o Mar" e outras. Formou o Conjunto Roberto Menescal, que acompanhou shows de Dorival Caymmi, Aracy de Almeida, Maysa, Silvinha Telles e outros. Gravou com muitos artistas e excursionou pelo mundo inteiro tocando os clássicos da bossa nova, atividade que pratica até hoje. Nos anos 80 e 90 teve destacada atuação como diretor produtor musical, descobrindo, lançando e relançando talentos.
2006-07-24 12:22:33
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋