English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-24 03:02:48 · 13 respostas · perguntado por Guilherme Passos 1 em Computadores e Internet Outros - Computadores

13 respostas

Se você é uma caixa registradora, o centro do universo é a cidade de Dayton, em Ohio, EUA - a sede do Uniform Code Council (UCC) (Conselho de Uniformização de Código).

As pessoas do Conselho se dedicam a difundir o código universal de produtos.

O código de barras desenvolvido pelo Conselho é lido por raio laser. Mas seres humanos com muita paciência podem traduzir estes códigos. Tenha em mente que as máquinas podem fazer isso em menos de 1 segundo.

2006-07-30 11:58:57 · answer #1 · answered by Emilio 5 · 4 1

O código de barras é uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas*********

2006-08-01 01:31:05 · answer #2 · answered by HULK 6 · 0 0

É uma leitura optica muito interessante...

2006-07-25 08:21:39 · answer #3 · answered by biamor 2 · 0 0

Código de barras é a representação gráfica, em barras claras e escuras, das combinações binárias utilizadas pelo computador. Decodificadas por leitura óptica (através de um scanner), informam os números arábicos ou letras que constituem o código de barras, conforme a simbologia.

É importante que a barra apareça escura sobre um fundo claro, quando iluminada pela luz vermelha usada pelos scanners, não sendo obrigatório apenas o uso de barras pretas sobre um fundo branco, pois o que importa, é que haja contraste suficiente entre as barras escuras e as barras claras (os espaços). Isto é devido ao fato da barra escura absorver a luz vermelha do leitor óptico (representando o dígito “1”) e a barra clara refletir a luz (representando o dígito “0”).

Os códigos de barras não são iguais. A combinação binária, que constitui as barras claras e escuras dos códigos são baseadas em critérios diferentes a cada simbologia. Isso possibilita a captura de dados precisa e com baixo custo e fornece, desse modo, as informações necessárias em todos os pontos da cadeia de suprimento. No exemplo da figura 58, podemos ver um código de barras padrão EAN-13.
A estrutura de codificação EAN.UCC-13 é formada por 13 dígitos: 789EEEE PPPPP D, onde:

789EEEE = prefixo EAN.UCC de empresa - que identifica uma determinada empresa filiada à EAN BRASIL. Os três primeiros dígitos identificam o país (789 = Brasil).

O prefixo pode conter nove, oito ou sete dígitos, dependendo da necessidade de codificação de produtos de cada empresa. Esse prefixo de empresa é obtido por meio de associação à EAN BRASIL (ou organização membro EAN dos diferentes países), sendo um registro único e inequívoco de cada empresa usuária do Sistema.

PPPPP = campo de referência do item comercial (o produto). No caso da EAN BRASIL, pode ser composto por três, quatro ou cinco dígitos, dependendo da quantidade (de dígitos) contidos no prefixo EAN.UCC de empresa. Essa numeração é elaborada pelo usuário, seguindo as seguintes recomendações:

1- Utilizar numeração seqüencial e crescente;

2- Alterar a numeração sempre que ocorrerem mudanças nos produtos: marca, sabor, perfume, cor, peso, tamanho, promoções, embalagens múltiplas (ou multipacks ), refil etc;

3- Um produto, desde que idêntico, deve ter uma única numeração EAN.UCC, mesmo que seja produzido em locais diferentes.

D = Dígito verificador, obtido por meio de cálculo algoritmo.

O sistema EAN.UCC é um conjunto de padrões, que possibilita a gestão eficiente de cadeias de suprimentos globais e multissetoriais, identificando com exclusividade produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços. Ele facilita os processos de comércio eletrônico, propondo soluções estruturadas para mensagens eletrônicas e viabilizando o total rastreamento das operações.

Foi desenvolvido para fornecer soluções que garantam identificação exclusiva e sem ambigüidades. Fabricantes, exportadores, importadores, hospitais, atacadistas, varejistas, etc. podem usar o sistema para comunicar informações relativas às mercadorias e aos serviços que comercializam.

Um dos conceitos principais do sistema EAN.UCC é que para qualquer item (produto ou serviço) para o qual haja uma necessidade de se recuperar informações predefinidas e que possa ser custeado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimento, pode ser alocado um número de identificação exclusivo - o Número Global de Item Comercial, ou GTIN (Global Trade Item Number)

2006-07-25 05:54:23 · answer #4 · answered by neném 2 · 0 0

Eu ñ sei bem como funciona, mas ouvir dizer que todo código de barras possui o número da besta...!!!

2006-07-25 04:34:39 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Depende. Se for uma barra pesada feito o Fernandinho Beiramar vai ser difícil de funcionar legal; se for um barra mais ou menos, feito o Lula, vai funcionar com moderada condição; se for uma barra leve, feito a Rosinha Garotinho, é de se esperar que funcione bem; mas se for uma barra feito o Leonardo Da Vince, código Da Vince, barra Vince, tem tudo pra não dar defeito nunca. Boa sorte e divirta-se nesta panela de chumbo derretido.

2006-07-25 00:28:12 · answer #6 · answered by Elbez 2 · 0 0

Vou responder de acordo com o que eu aprendi na faculdade numa palestra sobre Empreendedorismo e as burocracias para se vender um produto.
Há 12 dígitos nos códigos de barras. Cada dígito é separado por 7 barras finas. Tem que ler os 12 dígitos lendo as barras. Se uma barra é preta, escreva embaixo dela o número 1. Se é branca, escreva um 0. Faça isso para as 12 barras. Os primeiros seis dígitos são código de uma manufatura particular. Cada produto começará com estes mesmos seis dígitos. O número do artigo de cinco dígitos é dado ao produto pela companhia que os fazem. O ultimo é um dígito de verificação. E tem um número que identifica de qual país origem é aquele produto...mas agora não lembro qual número é este...

2006-07-24 09:12:40 · answer #7 · answered by _thAy* 3 · 0 0

O código de barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido, que representa elementos de dados e que serão convertidos em caracteres inteligíveis ao leitor e posteriormente, ao homem. Por definição:

* Barras (traços pretos) são as regiões que NÃO refletem a luz vermelha.
* Fundo (espaço em branco) são as que refletem a luz vermelha.

Existem dispositivos que transformam as informações, de uma etiqueta com código de barras impresso, em seqüências de sinais elétricos correspondentes e proporcionais aos dados que nelas estão contidos.

Decodificar um código é transformar os sinais elétricos obtidos a partir de um dispositivo leitor em caracteres, de acordo com o padrão do código de barras utilizado.

Após a etiqueta ser lida e decodificada, o resultado pode ser transferido para o equipamento (PDV, microcomputador) via a interface escolhida (ex: teclado).

VANTAGENS

O código de barras pode ser usado para aprimorar qualquer processo que envolva controle de mercadorias. Por suas próprias características, o sistema é ideal para operações com um grande número de itens.

De forma geral, o sistema de código de barras é a forma mais racional de gerenciamento do controle de fluxo e estoques de produtos acabados ou não.

Sua utilização vai desde o controle de livros em uma biblioteca até o gerenciamento de grandes magazines que operam com mais de 30 mil itens.

Abaixo estão algumas vantagens de um sistema que opera com código de barras, por exemplo, num supermercado:

* Rapidez (ganho de tempo de até 30% no atendimento ao consumidor)
* Economia
* Armazenamento (reabastecimento de gôndolas)
* Compras (pedidos para fornecedores)
* Vendas/ marketing (giro, promoções, etc.)
* Financeiro (caixa, aplicações)
* A frente de caixas passa a operar de forma mais racional (as tarefas executadas nos PDV's são rastreadas e, a partir daí, emitem-se relatórios que permitem apurar o fluxo de trabalho e alocar os recursos humanos de forma mais eficaz; o fechamento dos caixas fica muito mais rápido).
* A emissão de nota fiscal é feita automaticamente, quando solicitada, com descrição detalhada e preço dos produtos adquiridos.
* As operações especiais de caixa (descontos sobre determinados itens, promoções conjuntas etc.) tornam-se exeqüíveis.
* A inexistência da etiqueta de preço e a adoção do código de barras possibilitam uma melhor disposição dos produtos nas gôndolas.
* Dispensam-se a etiquetação e a reetiquetação do produto com o preço.

Ao contrário dos sistemas tradicionais que processam as informações no final do dia ou a cada período de tempo, o código de barras permite o acesso a informações on-line, uma grande vantagem.

Outro benefício considerável é a possibIlidade de se poder trabalhar com o controle físico do estoque, em vez do controle estatístico, ainda muito difundido no Brasil.

PADRÕES DE CÓDIGO DE BARRAS

* Padrão 25 - foi um dos primeiros e já está desatualizado.
* Padrão 25 intercalado - é utilizado para codificar apenas dígitos numéricos.É utilizado em segmento bancário ou em aplicações que não requeiram a utilização de letras ou outros caracteres.
* Padrão 39 - é utilizado para codificar caracteres alfanuméricos e não tem limite quantidade de caracteres a serem codificados.
* Padrão 39 com dígito de verificação - é utilizado com dígito de controle para dar mais controle e segurança no processo.
* Padrão 49 - é uma micro simbologia, permitindo a codificação de informações em um espaço reduzido.
* PDF417 - é uma simbologia que oferece alta capacidade compactação de dados. Permitindo a codificação de milhares de caracteres em alguns centímetros quadrados, esta simbologia é muito adequada para utilização, por exemplo, em codificação de notas fiscais.
* Padrão 128 - admite até 106 caracteres, ocupando uma área de impressão menor que o Padrão 39.
* Padrão EAN/UCC12 - possui a estrutura do código 128 e tem a vantagem de auto-reconhecimento da estrutura do código de barras com uma tabela de correlação de códigos de quase 50 elementos.
* Padrão UPC-A e UPC-E - utilizado nos supermercados dos Estados Unidos e Canada, codifica caracteres numéricos.
* Padrão EAN 13 - é uma expansão do código UPC e é utilizado em todo o mundo, permitindo a codificação de produtos de até 13 dígitos, determinando o país/empresa/produto e dígito verificador. Esta simbologia foi adotada como padrão para identificação de produtos de bem de consumo.
* Padrão EAN 8 - para aplicação em produtos onde só necessite 8 dígitos, é uma versão simplificada do EAN 13.

2006-07-24 08:49:01 · answer #8 · answered by aurellio1986 2 · 0 0

Código de barras é uma representação de informação lida por máquinas (geralmente por um scanner), num formato visual. Originalmente os códigos de barras guardavam informação em linhas paralelas, mas hoje em dia também são guardadas em pontos e outros padrões. O código de barras é uma identificação de determinado produto, contendo 13 dígitos; nele é possível ler o país de origem, a empresa, o tipo de produto e o controle da própria empresa.

2006-07-24 03:11:45 · answer #9 · answered by Fernando M 3 · 0 0

Conceitos Básicos



O código de barras é uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas. O Sistema EAN.UCC reconhece três simbologias de código de barras para representar as estruturas de numeração padronizada: EAN/UPC; ITF-14 e UCC/EAN-128.

Não é qualquer scanner que consegue ler qualquer tipo de código de barras; os leitores ópticos devem estar habilitados para leitura a fim de poderem interpretar um código de barras. Desta forma, o Sistema EAN.UCC indica os tipos de simbologias, que podem ser reconhecidas nos diferentes ambientes conforme segue:



EAN/UPC



Símbolos EAN/UPC - Código de barras linear numérico, representa os 13 dígitos do GTIN EAN/UCC-13; os 12 dígitos do GTIN UCC-12 e os 8 dígitos do GTIN EAN/UCC-8. Pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos sendo a simbologia mais utilizada para captura de dados na frente de loja do varejo.



RSS - Reduced Space Symbology e Simbologia Composta



RSS - Reduced Space Symbology e Simbologia Composta - Estas duas simbologias foram especialmente desenvolvidas para aplicações em que o código de barras linear EAN.UCC existente não possam ser aplicados em virtude da restrição de espaço físico na embalagem, o que é mais comum em produtos do setor farmacêutico e hospitalar.

O RSS é composto por um conjunto de modelos de códigos de barras muito pequenos, capazes de representar o GTIN (Número Global de Item Comercial) e informações complementares, como por exemplo, o número de lote e data de validade.

A Simbologia Composta é formada pela composição de código de barras linear do Sistema EAN.UCC (EAN/UPC, ITF, UCC/EAN-128 ou RSS) acrescido de uma estrutura bi-dimensional (derivado do micro PDF 417) acima do código linear. Estra estrutura bi-dimensional, pode representar diversas informações variáveis para rastreabilidade, como por exemplo: no. de lote, data de validade, no. de série entre outras.



Símbolos ITF-14



Símbolos ITF-14 - Código de barras linear numérico, representa os 14 dígitos do GTIN EAN/UCC-14. Pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos com exceção da maioria da frente de loja do varejo.



Símbolos UCC/EAN-128



Símbolos UCC/EAN-128 - Código de barras linear alfanumérico, representa em cada "bloco de barras" até 48 caracteres desde que não ultrapasse 165mm de largura. Sua estrutura de dados é baseada nos Identificadores de Aplicação EAN.UCC, que anunciam o conteúdo do dado e seu formato. Esta simbologia pode ser interpretado por toda cadeia de suprimentos com exceção, da frente de loja do varejo. Uma das principais funções do UCC/EAN-128 é representar dados referentes a rastreabilidade de itens comerciais. O SSCC - Identificador de Aplicação (00) deve ser representado em código de barras, através desta simbologia.

2006-07-24 03:09:22 · answer #10 · answered by hugosoaresdias 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers