English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Numa sociedade onde a justiça "rasteja" e está mais preocupada se o coitadinho do criminoso será bem tratado na prisão ou não, vc acha que fazer justiça pode ser uma forma satisfação da consciencia popular?
PS: Vamos nos reter à realidade do mundo, ok?
Acredito em Deus e sou protestante e estudante de Direito, mas pleaaaase, nada de discursos moralistas sobre o perdão de Deus... pois na Bíblia mesmo nos conta que Deus também fazia (e faz) justiça e a que Ele faz não tarda e não falha e que a pena de morte era bastante comum... estou me referindo à, exclusivamente, essa justiça prostituída e ineficaz...
Bjuss

2006-07-24 02:23:32 · 8 respostas · perguntado por Rai 5 em Governo e Política Lei e Ética

8 respostas

com certeza nao pois estariamos sendo tao criminosos qnto a pessoa q praticou um crime...ja no caso de uma mae q esfaqueou um adolescente dentro da delegacia pq ele havia abusado sexualmente de seu filho de 5 anos...o menor riu da cara dela dizendo:Ah, comi mesmo e nem vou ficar preso, pq sou de menor...ela sacou um canivete e o golpeou perante os policiais...esta em liberdade esperando o julgamento e espero sinceramente q seja absolvida

2006-07-24 02:28:12 · answer #1 · answered by belalinda1 3 · 1 0

Isso não é justiça, é barbarie. Se todos pudessem fazer justiça com as próprias mãos, teu vizinho poderia te matar se ele não gostasse de você.,

Julgar é para poucos.

2006-07-24 21:30:04 · answer #2 · answered by Cavaleiro 2 · 0 0

acho que depende.do tipo de crime que essa pessoa fez para nos,se for algo não tão serio.deve ser perdoado,se não..no caso de maridos que maltratam e vivem ameaçado a esposa de morte.e a abusando-a.e se a justiça dos homens não fizer nada.para amenizar a situação e a o homem.perseguir a mulher,ate após um divorcio...entao...eu faria justiça com minhas próprias mãos.como também a qualquer sujeito que quisesse.ofender a mim.meus filhos or mãe.isto e chamado de:DEFESA PRÓPRIA.quando as leis judiciárias.falhar.

2006-07-24 14:12:32 · answer #3 · answered by brasil_mulher 4 · 0 0

não pois nossas leis são arcaicas muito antigas e só beneficiam quem tem poder financeiro,e hoje com os direitos humanos o que vejo é bandidos,estrupadores, politicos corruptos,e o pobre cada vez mais pobre pois eles pobre estão excluidos da sociedade. só servem para pagar impostos ,e ter direitos que é bom nem pensar.

2006-07-24 09:58:05 · answer #4 · answered by LOBO-SOLITARIO usp 3 · 0 0

não...

2006-07-24 09:40:39 · answer #5 · answered by joyce l 1 · 0 0

Não. Mas precisamos cobrar mudanças nas leis arcaicas de nossos códigos penais, para que a justiça seja rápida e sem conivência com qualquer tipo de crime.

2006-07-24 09:38:32 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

É extremamente complicado dizer se é eficaz ou não. O que você chama de eficaz? Punir o assassino? Se for, então é eficaz: você agride ou mata o criminoso e tudo acaba ali.
O problema é que o julgamento e a aplicação da pena tem que ser feita por alguém não-relacionado com o fato e que tenha um critério castigo-punição justo. Há pessoas que matariam outra simplesmente porque esta o xingou na rua. Para elas, este castigo é perfeitamente justo. Se fosse permitida a justiça própria, como tratar um caso como estes?
Cada pessoa reage de uma maneira e tem uma medida própria do castigo a ser aplicado. Apesar da justiça na sociedade ainda rastejar, como você bem disse, prefiro ainda acreditar na aplicação de punições por um órgão especial, com um conjunto de regras que sejam válidas e aplicáveis a todos.
O objetivo é melhorar a justiça que já existe e não, outorgá-la a todos.

2006-07-24 09:35:18 · answer #7 · answered by Alek 3 · 0 0

Nessa terra,aqui se faz aqui se paga.alguns chaman isso de "justiça divina",eu chamo de ação e reação.
A unica certeza que alguém pode ter é que um dia ela colherá o que plantou,e não estou falando de morte,pois a morte não é o pior castigo que uma pessoa pode ter,já que todos vamos morrer um dia,mas cada pessoa tem o seu "inferninho" na vida.
Mas também duvido se um pai que tem a filha morta e estuprada,e vê o responsável em liberdade por incompetencia da justiça,não irá querer fazer a sua justiça.

2006-07-24 09:35:01 · answer #8 · answered by VISH 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers