English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Isso aconteceu durante a segunda mundial.

2006-07-23 10:48:24 · 6 respostas · perguntado por aninha 6 em Governo e Política Militares

6 respostas

El DUCE. Mussolini é claro ...

2006-07-23 10:50:41 · answer #1 · answered by Sith 1 · 0 0

Isto é pergunta que se faça

2006-07-23 20:11:19 · answer #2 · answered by galider 2 · 0 0

Benito Amilcare Andrea Mussolini (Dovia di Predappio, 29 de Julho de 1883 — Giulino di Mezzegra, 28 de Abril de 1945) foi jornalista e político italiano. Governou com poderes ditadoriais a Itália, entre 1922 a 1943, autodenominando-se Il Duce, que significa em italiano "o condutor".
Em 1919, fundou os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista. Baseando-se numa filosofia política teoricamente socialista, conseguiu a adesão dos militares descontentes e de grande parte da população, alargou os quadros e a dimensão do partido. Sua oratória era tão notável &ndash possuía uma bela voz digna de um barítono – quanto seu uso eficaz de propaganda política. Após um período de grandes perturbações políticas e sociais, período em que alcançou grande popularidade, guindou-se a chefe do partido (Duce), e em 1922 organizou a famosa marcha sobre Roma, um golpe de propaganda. O próprio Mussolini nem sequer estave presente, tendo chegado de combóio.

Usando as suas milícias (chamadas de camicia nera, camisas negras) para instigar o terror e combater abertamente os socialistas, conseguiu que os poderes investidos o nomeassem para formar governo. Foi nomeado Primeiro Ministro pelo rei Vítor Manuel III, alcançando a maioria parlamentar e, consequentemente, poderes absolutos na governação do país.

Logo após a sua subida ao poder, iniciou uma campanha de fanatização que culminaria com o aumento do seu poder, devido à interdição dos restantes partidos políticos e sindicatos. Nessa companha foi apoiado pela burguesia e pela Igreja. Em 1929, necessitando de apoio desta e dos católicos, pôs fim à Questão Romana (conflito entre os Papas e o Estado italiano) assinando a Concordata de São João Latrão com Pio XI. Por esse tratado, firmou-se um acordo pelo qual se criava o Estado do Vaticano, o Sumo Pontífice recebia indenização monetária pelas perdas territoriais, o ensino religioso era obrigatório nas escolas italianas, o catolicismo virava a religião oficial da Itália e se proibia a admissão em cargos públicos dos sacerdotes que abandonassem a batina. Em 1935, invadiu a Abissínia (atual Etiópia), perdendo assim o apoio da França e da Inglaterra, até então seus aliados políticos. Esta campanha militar fez mais de meio milhão de mortos entre os africanos, face a cerca de 5.000 baixas do lado italiano. Foram usadas armas químicas contra a população local, um facto que não foi noticiado na imprensa italiana, controlado por Mussolini.

Somente então aliou-se de fato a Adolf Hitler, com quem firmaria vários tratados. Em 1936, assinou com o Führer e com o Japão o Pacto Tripartite, pelo qual Alemanha, Itália e Japão formavam uma aliança político-militar que levaria o mundo à Segunda Guerra Mundial.

Em 1938 ocupou a Albânia e enviou vários destacamentos que lutaram ao lado dos falangistas de Franco durante a Guerra Civil de Espanha. Em seguida, fez os exércitos italianos atacarem a Grécia – apenas para serem expulsos em oito dias. Com o início da Segunda Guerra Mundial combateu os aliados e, após várias e quase consecutivas derrotas, apesar do apoio militar alemão e sobretudo depois do desembarque aliado na Sicília, caiu em desgraça, vindo a ser derrubado e preso em 1943.

Libertado pelos para-quedistas SS alemães do Hotel/prisão de Gran Sasso, tentaria ainda fundar a República Social Italiana, ao Norte do país, mas pouco depois viria a ser novamente preso por guerrilheiros da resistência italiana, que o fuzilaram a 28 de abril de 1945, juntamente com a sua companheira, Clara Petacci – que embora pudesse fugir, preferiu permanecer ao lado do Duce até o fim. As útimas palavras deste – em óbvia deferência à sua personalidade egocêntrica – foram: "Atirem aqui" (disse ele apontando o peito). "Não destruam meu perfil". O seu corpo e o de Clara ficaram expostos à execração pública durante vários dias, numa praça de Milão.
Mussulini deixou a esposa Donna Rachele Mussolini, 2 filhos, Vittorio and Romano Mussolini, e a filha Edda, viuva do Conde Ciano and Anna Maria. O terceiro filho, Bruno, foi morto em um acidente aerio pilotando um bombardeiro em faze de teste P108 em 7 Agosto de 1941. Mussolini's neta Alessandra Mussolini, filha de Romano Mussolini, e hoje menbra do partido neo facista ,outros relativos de Edda (Castrianni) mudaram para a Inglaterra apos o final da segunda guerra mundial.

2006-07-23 19:05:07 · answer #3 · answered by b17waistgunner 2 · 0 0

Benito Mussolini e sua amante,na super interessante até saiu a foto dos dois mortos.

2006-07-23 11:39:12 · answer #4 · answered by Sérgio, em tons azuis 5 · 0 0

Foi o MUSSOLINI, NÃO É?

2006-07-23 11:04:09 · answer #5 · answered by Mari 1 · 0 0

Foi o ditador italiano Benito Mussolini, em 1945. Ele e sua amante, Clara Petacci, foram aprisionados e levados para o pelotão de fuzilamento, após a derrota italiana na Segunda Guerra Mundial.

2006-07-23 10:52:47 · answer #6 · answered by Luis Alfredo Barbosa 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers