English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que seria a razão na concepção do positivismo contista?

2006-07-23 09:43:05 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Sociologia

3 respostas

A palavra RAZÃO tem sua origem em duas fontes que têm sentidos equivalentes. Uma é a palavra latina RATIO e a outra fonte é a palavra grega LOGOS. São palavras substantivas derivadas de dois verbos que apresentam sentidos muito parecidos. LOGOS vem do verbo LEGEIN – que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular; o outro verbo é REOR que significa: contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular.

Na origem, RAZÃO, significa capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são.

A RAZÃO é uma maneira de organizar a REALIDADE pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais.
mais informações no site http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/estudo/o-crivo-da-razao.html

2006-07-23 11:25:15 · answer #1 · answered by Fiona 6 · 0 0

Meu caro, a razão está muito mais além do que vc imagina, Aristóteles é pai da racionalização e enciclopedico...Comte foi o fundador da Ciência positivista em que tentava explicar tudo utilizando a razão, foi um dos fundadores da ciencia social, ele utilizava o método de observação das ciencias naturais para explicar e estudar nas ciencias humanas...mas hoje sabemos que podemos usar um mesmo método para as duas ciencias...

2006-07-23 10:40:01 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

ola evan: t.bom?
A razões que a própria razão desconhece (dito popular)
positivismo contista eu desconheço...
até mais!

2006-07-23 09:48:51 · answer #3 · answered by ruangarcia 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers