English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vale como a melhor resposta.

2006-07-23 08:54:11 · 4 respostas · perguntado por aninha 6 em Governo e Política Outras - Governo e Política

4 respostas

A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do governo provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até sua dissolução em 1991.

Lênin foi o maior líder

2006-07-23 09:01:30 · answer #1 · answered by dietome 5 · 0 0

Outubro de 1917, Lenine

2006-07-28 20:02:49 · answer #2 · answered by NAVI 1 · 0 0

A Revolução Russa de 1917 foi a maior de todas. O proletariado mundial sentiu diante de si os ventos de novos tempos para a luta de classes. À frente das massas estava o Partido Bolchevique, que foi decisivo nos meses de fevereiro a outubro daquele ano, diante de um governo de Frente Popular. A aplicação do marxismo levou o país mais agrário da Europa a uma explosão revolucionária provocada pela desigualdade do seu desenvolvimento combinado aos avanços tecnológicos já demonstrados na I Guerra Mundial por todos os outros países. Naquela altura, a certeza de que as revoluções em países atrasados deveriam ser dirigidas pela burguesia chegava ao fim. A Revolução de Outubro não só derrubou uma ordem baseada no privilégio e no endeusamento de uma casta dominante czarista como também conduziu a burguesia a rever os seus conceitos de classe na medida em que são os trabalhadores os protagonistas daquele evento, levando os lacaios burgueses a reboque durante o processo revolucionário.

Lenin, Trotsky e outros bolcheviques não acreditavam na revolução socialista somente nos marcos geo-sociais da Rússia. A revolução em um só país satisfazia os utópicos, tranqüilizava os imperialistas e engordava os burocratas social-democratas e oportunistas com suas desmedidas pilantragens. Na verdade, era preciso uma revolução permanente que pudesse atravessar as fronteiras nacionais e desembocasse numa transformação estrutural em escala mundial.

A Revolução Russa tentou uma difícil transição ao socialismo como o produto distorcido das contradições que envolveram a Rússia ao atraso social e econômico, apesar de ter se transformado em um Estado operário depois da queda do regime monárquico, mesmo dentro dos marcos do capitalismo, pela desapropriação da burguesia e na constituição de uma economia planificada bem como o monopólio do comércio exterior. Outubro de 1917 ficou para sempre no pensamento da humanidade como a fonte inicial da engrenagem que fez girar para frente a roda da História. A constituição do primeiro Estado Operário fortaleceu o marxismo revolucionário, dando ao mundo a prova da solidez do espectro socialista a partir de sua cientificidade política.

2006-07-23 16:05:02 · answer #3 · answered by Marco R 2 · 0 0

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia basicamente agrária, com poucas indústrias. Grande parte da população, formada por camponeses, vivia na miséria total. O país era comandado por um czar que governava de forma absolutista, torrando os impostos da população com luxo, palácios e banquetes. Greves e motins ocorriam na Rússia, mas eram reprimidas com violência pela Okrana (polícia política do czar Nicolau II). Em 1917, liderados por Lênin, o povo russo foi as ruas, derrubou o czar e implantou o socialismo na Rússia

2006-07-23 16:02:22 · answer #4 · answered by Paulo H 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers