Fiquei curioso com a resposta do Claudio!
"Nos anos 70 e 80 um livro fez muito sucesso entre o pessoal de esquerda: "Para Ler o Pato Donald", dos chilenos Ariel Dorfman e Armand Mattelart.
O livro dava uma explicação racional e, claro, marxista sobre o fenômeno das histórias em quadrinhos. Mostrava como cada quadro era imbuído de uma densa propaganda ideológica, e como os arquétipos ali presentes eram aqueles do capitalismo americano."
"O que se discute é que, correto ou não, é preciso ser uma pessoa muito, muito chata para ler quadrinhos Disney preocupada com os detalhes ideológicos das histórias. O universo Disney era brilhante, era engraçado -- mas sobretudo era interessante e divertido. Pode ser alienação, mas e daí? (se mesmo assim alguém insiste em ser intelectual combativo ao ler o Pato Donald, aqui* está uma explicação quase "filosófico-burguesa" para os quadrinhos.)"
*
"Carl Barks (o criador dos patos... para Disney) compôs uma das melhores metáforas do Homem presentes na vasta iconografia das Histórias em Quadrinhos. O instável pato vestido de marinheiro, já conhecido das salas de cinema, nas mãos de Barks ganha personalidade, curva dramática e identidade no mundo. Temperamental, perdido entre um tio rico e sovina, uma namorada catita, sobrinhos ‘adultos’ e um primo sortudo, Donald é o ‘homem comum’ (não fossem os Estados Unidos a pátria por excelência do senso comum), sujeito às trovoadas da vida e aos caprichos da sorte. Esta palavra, aliás, não é de modo algum aleatória, mas foi cuidadosamente escolhida. Quase toda história do Donald traz o mesmo tema recorrente, ora mais visível, ora subentendido: a dicotomia entre o Destino e a Escolha, entre a Sorte e o Azar."
2006-07-25 00:07:22
·
answer #1
·
answered by Apolo 6
·
0⤊
0⤋
eu ja fui na disney quando tinha 6 anos nao me lembro bem, mas acho que pra falarem precisam de uma historia para falarem
2006-07-27 07:54:19
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Menino! O buraco é muito mais embaixo!
Procure por um livro chamado "Para ler o Pato Donald".
Muito mais que isso que você percebeu, existe nas inocentes estorinhas de Walt Disney...
Sds,
Cláudio Moreira
2006-07-23 15:00:40
·
answer #3
·
answered by klausbhz 2
·
0⤊
0⤋