Prezado Pedro,
Tenho uma filha (filha única até o momento) que é portadora da chamada Síndrome de Turner. Ela afeta 1 em cada 10.000 mulheres (no Brasil). Dentre as possíveis conseqüencias da síndrome, as mais penosas são, a meu ver e em ordem crescente, características sexuais externas nulas ou pouco desenvolvidas, tendência à obesidade mórbida, baixa estatura, impossibilidade de ser mãe (os órgãos sexuais internos permanecem infantis) e retardo mental.
Para minimizar a baixa estatura, que é a única dessas graves conseqüencias sobre a qual a medicina atual tem algum controle, é necessário administrar, desde o diagnóstico até aproximadamente 17 anos, hormônio de crescimento. O medicamento é absurdamente dispendioso mas, como diz o ditado, "Deus dá o frio conforme o cobertor" e eu pude arcar com as despesas por mais de uma década, não sem me ver em grandes apuros financeiros. A propósito, quero deixar aqui
meu protesto contra a atitude do Estado Brasileiro, que, além de não contribuir, ainda cobra impostos exorbitantes sobre a importação deste medicamento. Duas pesquisadoras da UFRJ fizeram cadastro de 102 portadoras, das quais apenas minha filha e mais uma recebiam o medicamento, com recursos próprios dos pais em ambos os casos.
Bem o medicamento funcionou e ela tem hoje 1,48m, aos 21anos. Pode parecer pouco, mas felizmente tanto a mãe dela quanto a avó materna não atingem 1,54m e ficou tudo bem. Ela foi muito discriminada (principalmente por isto) nas escolas do Rio mas hoje mora em João Pessoa e lá este problema praticamente não existe.
O restante dos sintomas ela apresenta, com exceção de um.
Quis o bom Deus que, ao contrário do que afirmaram os médicos, ela fosse dotada de uma inteligência até acima do que é chamado normal. Ela é a criatura mais doce que se pode conceber: tem rosto e aspectos infantis e até procede de forma infantis em várias situações mas, curiosamente, notou a importância da palavra escrita e aprendeu a ler antes dos dois anos (hoje ela lê entre 3 e 5 vezes mais rápido do que eu e não sou tão bobo assim - risos - meu QI foi avaliado, na adolescência, em 143), sempre foi a 1ª da turma e, em relação aos assuntos pelos quais ela se interessa, discute em pé de igualdade com qualquer um, com maestria. Ela se interessa por informática, idiomas, desenhos japoneses e cultura japonesa em geral, jogos, culinária, ecologia, zoologia, dentre muitos outros assuntos.
Porém, muito mais do que isso, tem uma inteligência emocional espantosa. Não há quem não fique encantado por ela depois de conhecê-la, e se não disponha a protegê-la e favorecê-la, mesmo em detrimento de interesses próprios. É impossível não gostar dela. Além de tudo, ela tem um coração de ouro! Se eu fosse um espírita convicto (minha religiosidade é muito elevada, porém indepedente de toda e qualquer religião), diria que Deus a colocou na minha vida para que eu pudesse evoluir e aprender. Tenho certeza que a mãe dela percebe algo similar.
Você demonstra muito afeto, carinho e amor por seu filho. Bem sei que não é fácil lidar com as dificuldades e cuidados especiais que seu filho requer e sou solidário com você por isto. Mas também tenho certeza de que compreende perfeitamente as lições que aprendeu - e aprenderá, sempre! - com seu filho.
Abraço fraterno,
Alberto
2006-07-25 20:42:22
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
3⤊
0⤋
Meu filho é extraordinariamente inteligente, e agora, aos 14 anos, no terceiro colegial, enfrenta problemas de relacionamente com colegas de turma, que sao mais velhos que ele.
Se eu pudesse voltar atraz, nunca teria adiantado as coisas pra ele, da forma que fiz!
Nunca que ele tem maduridade pra enfrentar um vestibular no final desse ano, antes dos 15...Dia a dia, vamos tentando fazer-lo amadurecer, mas nao crei que seja justo com ele, cortarmos uma parte da adolescendia, o que é o caso aqui.
Brunna b
2006-07-23 11:34:31
·
answer #3
·
answered by brunna b 3
·
0⤊
0⤋
Toda limitação deve ser respeitada, o sentimento maior é o amor, o pior o desprezo, então q tda compreensão e amor sejam dispensados! Tudo tem um propósito nessa vida passageira...por isso muitos fatos não se explicam....em td e qq circunstância dispense amor e carinho....essa é a maior certeza! os super dotados sofrem tanto quanto os limitados,ambos estão em dimensões diferentes!
2006-07-23 09:48:20
·
answer #4
·
answered by Ivani m 2
·
0⤊
0⤋