o melhor e ficar com quem a criança tem mais afinidade,
2006-07-23 01:46:17
·
answer #1
·
answered by Kathita 5
·
1⤊
0⤋
Meu caro Zehh_XP. O art. 277 da Constituição Federal estabelece que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente , COM ABSOLUTA PRIORIDADE, o direito à vida, à saúde, à alimentação, ( ... ) e à convivência familiar e comunitária ( ... ). O que o legislador constituinte pretende foi que, em qualquer circunstância, como por exemplo, no caso de divórcio, a decisão deverá priorizar o interesse do menor e do adolescente. Esse é o "norte" a ser seguido pelo aplicador do direito. E porque dou ênfase a essa afirmação. Porque o art. 1.584 do Novo Código Civil estabele que, em caso de separação judicial ou divórcio, se o casal não chegar a um acordo sobre a guarda dos filhos menores e/ou adolescentes, essa guarda será deferida em favor de "quem revelar melhores condições para exercê-la". Ora, nem sempre aquele que reune melhores condições é, necessariamente, aquele mais adequado à criação dos filhos menores e/ou adolescentes. Qual o significado da expressão "melhores condições"? Como avaliar essas "melhores condições"? Eu entendo que o parâmetro a ser seguido é o bem estar do menor. Por isso, a pergunta a ser feita é: Com qual dos pais o menor ou adolescente ficaria mais seguro, melhor assistido? O mais comum é a realização de um estudo socio/educativo, produzido por uma assistente social e uma psicóloga do Poder Judiciário, que ao final desse estudo elaborarão um laudo. Esse laudo poderá ter 03 (três) conclusões: os menores e/ou adolescentes ficarão com a mãe, ou, ficarão com o pai, ou não ficarão com qualquer deles, mas sim, em uma família substituta (§ único do art. 1.584 do CCB), até que qualquer dos pais reuna condições para assumir a guarda.
2006-07-23 19:43:49
·
answer #2
·
answered by Fernando Praxedes Coelho 2
·
0⤊
0⤋
Os filhos não fazem parte do bens que têm que ser divididos com a separação. O equilíbrio é o ingrediente essencial para uma separação ser bem sucedido. Eu acho que as crianças devem ficar com quem mais for mais equilibrado tanto emocionalmente como financeiramente.
2006-07-23 18:44:02
·
answer #3
·
answered by Bí 3
·
0⤊
0⤋
O melhor seria se fosse uma separação amigável e com tudo decidido, inclusive com quem os filhos deverão ficar. Mas uma maneira boa seria também cada um ter condições de cuidar dos filhos separadamente e depois da separação os filhos passarem uns dias com o pai e o mesmo tanto de dias com a mãe.
2006-07-23 11:41:45
·
answer #4
·
answered by Vando 2
·
0⤊
0⤋
ficam torcendo para os pais reconciliarem-se
2006-07-23 09:04:44
·
answer #5
·
answered by fogo 3
·
0⤊
0⤋
é muito dificil escolher mas, maioritariamente, os filhos preferem ficar com a mãe...acho que nao há nenhum critério em concreto!
2006-07-23 08:53:58
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Em geral a guarda vai para a mãe, mas a opinião dos filhos conta muito hj em dia. O juiz costuma perguntar às crianças com quem elas querem morar.
O divórcio é geralmente traumático para os filhos mas são vários fatores que influem no nível de estresse e dificuldades emocionais causados. Tais fatores podem ser a ligação da criança com os pais, o tipo de relacionamento entre eles, e a franqueza dos pais para com os filhos, sem acusações, chantagens emocionais e deixando claro que os dois páis continuarão dando todo seu apoio a seus filhos.
2006-07-23 08:50:54
·
answer #7
·
answered by Marcela W 2
·
0⤊
0⤋