English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Este haicai (poema em três versos) foi escrito pelo poeta chinês Bashô, 2000 a.c. Esta tradução é de um poeta brasileiro.

O poema tem um significado difícil de descobrir, mas que depois de descoberto, não admite outra solução.

Para quem gosta de escrever, sugiro esta nova- velha- inédita- bashoana belíssima modalidade de poesia: O poema enigma.

2006-07-22 17:40:40 · 2 respostas · perguntado por filósofo 3 em Artes e Humanidades Livros e Autores

A mera retratação de um pensamento, como veio à mente e sem conexões lógicas, não produz poesia. Uma definição melhor que a do professor da Mari para o Haicai é de um poema miniaturizado com refinadíssimas técnicas. É mais ou menos como um chip inventado há milênios.

Vamos à análise do poema. No dia de finados, as pessoas dedicam as flores, em homenagem aos mortos, arrancando-as do pé e depositando-as nos túmulos. Bashô, no haicai, protesta contra isso. Porque isso é dedicar a morte à morte. Então ele dedica as flores, do jeito que estão, vivas, nos campos, sem arrancá-las. Lindo, não?

Em termos filosóficos, é um tributo da vida à morte. Dentro da filosofia oriental, que mostra a morte como a extensão da vida, Bashô dedica vida a vida e não morte a morte. Mas isso já é uma história mais profunda, e nem precisamos entrar nesse mérito para reconhecer uma construção poética perfeita tão sutil que poucos compreendem.

2006-07-24 13:16:22 · update #1

2 respostas

Muito legal, véio! Sugiro que vc leia The Dharma Bums - "Os vagabundos iluminados" - do Jack Kerouac, geração beat. Tem uma parte em que um dos personagens explica o possível significado do haicai, faz considerações sobre alguns poetas zens-budistas.
Acredito que vai muito da filosofia oriental. As palavras e os vários significados que elas assumem em determinado verso, se complementando com os outros dois. E, para a filosofia oriental, como tudo reencarna... tudo é uma extensão da vida, assim como as flores... "eu q nasço tenho que morrer/ a primavera e o sol/ saudade tuas, amém". Acho que fiz minha bashoana... abraço!

2006-07-23 03:35:45 · answer #1 · answered by minuano 2 · 0 1

Faço pós na área de Letras e meu professor disse que o haicai é baseado em um momento único, retratando uma paisagem ou um episódio instântaneo. Acredito que o haicai é como um pensamento, retratado exatamente no papel como veio à mente,muitas vezes sem conexões lógicas. Dia de finados nos remete a flores, e até seu cheiro nos vêm à mente.E a quem dedicamos essas flores?

2006-07-23 16:55:53 · answer #2 · answered by Mari 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers