Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound, ou Som de Seattle) é um gênero musical de raízes da música independente (indie), que se tornou comercialmente bem-sucedido, como sendo uma "ramificação" de hardcore/punk, thrash metal, hard rock e rock alternativo no final dos anos 1980 e começo da década de 1990. Bandas das cidades do noroeste dos Estados Unidos, como Seattle, Olympia, e Portland, foram responsáveis pela "criação", citada a baixo, do grunge e o tornaram popular para a maior parte da audiência. O gênero é muito associado à Geração X, devido ao fato de sua popularização ter ocorrido em seguida ao surgimento desta geração, a qual consiste nas pessoas nascidas nas décadas de 1960 e 1970.
grunge é simplesmente o tipo de musica que afeta o sentimento e conforta musicalmente os seguidores do movimento. Associa-se, a mídia principalmente, bandas como Alice in Chains, Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam como grunge, mas isso varia muito de pessoa para pessoa dentro do movimento grunge. É óbvio que estas bandas citadas, normalmente, são as preferências já que conseguiram transmitir atraves de suas composições letras e sonoridades "confortantes" e "identificantes" aos grunges, que é a essencia do movimento. Como estilo musical, o grunge é geralmente caracterizado por guitarras “sujas”, riffs fortes, bateria pesada, letras melancólicas e cheias de angústia (isso quando não são absolutamente sombrias).
Hardcore, no contexto punk, refere-se à cena musical/cultural norte-americana da região de Los Angeles e Washington do começo da década de 1980, e mais comumente à um estilo de punk rock caracterizado por tempos extremamente acelerados, canções curtas, conteúdo de letras politizado e cantado de forma agressiva.O estilo evoluiu para outras vertentes:
Grindcore: gênero descendente da crescente influência da cultura heavy metal que o estilo experimentou durante os meados da década de 80. É notavelmente uma versão mais extrema do, já extremo, hardcore, com levadas em blast beat, batida muito rápida de caixa e bumbo, estabelecida por mick harris, baterista e produtor musical.
Metalcore: Semelhante ao grindcore, mas tem mais influência do heavy metal. É um heavy metal, mas com letras de hardcore.
Crustcore: associado à cultura da segunda geração anarcopunk (ecologia, anarquismo, pró-liberação animal), se assemelha ao grindcore no extremismo mas diminui consideravelmente a influência das estruturas musicais do heavy metal. Basicamente é uma estrutura europeia de musica onde o punk "sujo", como algo não aceito pela sociedade, o visual agressivo, ainda esta presente.
Emocore: maior inclinação à questões sentimentais e pessoais além de uma estrutura musical mais melódica por travar relações com as cenas indie e pós-hardcore. Inicialmente era sinonimo para bandas de sonoridade dura ou não, com letras mais pessoais, no final da decada de 80, adquirindo então um novo sentido na década de 90, com uma estética diferenciada, uma sonoridade diferenciada, que gerou a moda emo dos anos 2000, quando, sob a alcunha do termo hardcore, o emo se tornou uma onda onde a banda deixa o patamar do publico e passa a ser praticamente boy band, deixando então o ambito desta documentação.
A música folclórica ou folk é música feita por e para um povo. A música folk surge, e sobrevive melhor em estados onde a sociedade ainda não é afectada pela comunicação de massas e pela comercialização da cultura. Era geralmente partilhada e executada pela comunidade como um todo (e não por uma classe especial de executantes especializados), sendo transmitida pela tradição. Ou seja: era folclore.
Durante o século XX, o termo folk music adoptou um segundo significado: descreve um tipo específico de música popular que é descendência cultural da música folk tradicional, ou de outro modo influenciada por ela. Tal como acontece com outros ramos da música popular, este tipo de música folk é em geral executado por especialistas e transmitido em actuações organizadas e através da distribuição comercial de gravações.
O rock progressivo é um ambicioso, eclético e muitas vezes grandioso estilo de música rock que apareceu nos fins da década de 1960 principalmente em Inglaterra, atingindo o pico da sua popularidadde no princípio da década de 1970, mas que até hoje continua a ser ouvido. O rock progressivo foi principalmente um movimento europeu que foi beber as suas principais influências à música clássica e ao Jazz fusion, em contraste com o rock americano historicamente influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o progressivo eletrônico e o metal progressivo. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse género. Uma boa dose de músicas típicas regionalmente também se inseriu no estilo.
Composições longas, por vezes atingindo os 20 minutos, com melodias complexas e harmonias que requerem uma audição repetida por forma a compreendê-las. Estas são muitas vezes chamadas de épicos e são a melhor aproximação do género à música clássica. Um bom exemplo dos primeiros foi a peça de 23 minutos "Echoes" dos Pink Floyd. Outros exemplos famosos são: "Close to the Edge" dos Yes com 18 minutos, e "Supper’s Ready" dos Génesis com 23 minutos. Mais recentemente encontram-se exemplos extremos: "Light of Day, Day of Darkness" dos Green Carnation com 60 minutos e "Garden of Dreams" dos The Flower Kings com 64 minutos, embora dividido em 18 secções.
Letras complexas e que expressam por narrativas impenetráveis tocando temas como a ficção científica, a fantasia, a religião, a guerra, o amor, a loucura e a história. Para além disso e reportando aos anos 70 muitas bandas progressivas (principalmente alemãs) usavam letras com cariz político (de esquerda) e preocupações sociais. Apesar de estas características poderem ser bastante comuns em muitas bandas deste estilo, o factor "letras" não pode ser utilizado para definir o rock progressivo. Muitas das grandes músicas no rock progressivo são instrumentais.
Álbuns conceptuais, nos quais o tema ou história é explorado ao longo de todo o álbum, tornando-se um concpetual do estilo ópera rock se seguir uma história. Nos dias do vinil normalmente eram usados álbuns duplos com capas com gráficos bastante sugestivos e muito completas. Exemplos famosos disso incluem: The lamb lies down on Broadway dos Genesis, Tales from topographic oceans dos Yes, Dark side of the Moon e The wall dos Pink Floyd, e mais recentemente Metropolis, Pt. 2: Scenes From A Memory dos Dream Theater ou Snow dos Spock’s Beard.
Vocalizações pouco usuais e uso harmonias vocais múltiplas: Magma, Robert Wyatt e Gentle Giant.
O heavy metal ou simplesmente metal é um estilo musical derivado do rock'n'roll e se caracteriza pela predominância sonora de guitarras amplificadas, por vezes sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos rápidos, amplificados. Outras características marcantes do metal são a velocidade, distorção e peso do som, que também é marcado por virtuosos solos de bateria,De maneira geral, as letras possuem, ou um caráter contestador, ou fazem referência a passagens de mitologias de várias parte do mundo, especialmente as mitologias nórdica e greco-romana.
E existem muitos outros estilos mais, masnão tem como colocar tudo aqui...
2006-07-24 08:27:58
·
answer #2
·
answered by Pandora 5
·
0⤊
0⤋