Olá Pedro, tudo bom ? Foi com muita emoção e angústia que recebi a notícia do falecimento do meu tio (37anos) em 1996, que morreu em virtude dos terríveis sintomas da AIDS. Minha mãe foi a pessoa que mais se engajou pela sobrevivência dele, lutando com muita bravura para que ele pudesse se recuperar. Mas a cada dia, um novo pesadelo começava. Percebia a tristeza e o desânimo estampado no rosto do meu tio. E como eu ainda era criança, o máximo que eu podia lhe oferecer eram algumas palavras de conforto. Eu, meus pais e irmãos ficamos muito comovidos com esse acontecimento, ainda mais porque na época nada podia ser feito. Não existia ainda a fórmula do coquetel milagroso. Só tinhamos a nosso favor um aliado: a esperança de que ele pudesse voltar a ser sadio. Foi com a morte do meu tio, que passei a me interessar pelo sentido da vida e a dar mais valor para as coisas simples da vida. Nunca pensei que a morte podia "bater as portas" de um parente meu. O tempo foi o melhor remédio para superar a dor da perda de um ente querido.
2006-07-22 17:00:26
·
answer #1
·
answered by Genyon 3
·
1⤊
1⤋
Sim, Ha 2 semanas atras , perdi meu pai, inclusive foi minha primeira pergunta aqui, ieu vivo nos EUA e fazia 5 anos que nao o via, todos no funeral e eu aqui com um celular na mao, falando com um ou outro la. Eh horrivel, depois disso vc se torna mais proximo a religiao, e ao mesmo tempo mais distante, porque parece que somos castigados por algo. O que me fez suerar um pouco foi saber que mais de 90% das pessoas que falei, ja passou por essa experiencia de haver perdido a mae ou o pai.
Essa dor eh inigualavel..
2006-07-24 04:10:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Deus nos dá a dor do tamanho que nosso coração pode suportar, cada qual vive esse momento como quiser, é doloroso sim, muito, e demora muuuuuuiiiito tempo pra superar, mas no pensamento a gente os vê sempre, a saudade não tem cura!!
2006-07-23 14:11:18
·
answer #3
·
answered by vilelax 3
·
0⤊
0⤋
Eu perdi o meu pai a 3 anos..por incrivel que pareca eu ainda nao me conformo com a perda mas apredi a viver...cada dia que passa e mais uma certeza de que ele ja nao volta :( e triste mas aprendi que as pessoas que amamos nunca morrem apenas partem antes de nos :(. Tenha fe...e reze sempre...
2006-07-23 11:13:17
·
answer #4
·
answered by Cesaltina M 1
·
0⤊
0⤋
Eu perdi meu pai ,há 9 anos e como eu já tinha marido e filhos,isto amenizou muito a minha dor.
2006-07-23 08:42:58
·
answer #5
·
answered by salmo 6
·
0⤊
0⤋
sim meu tio
2006-07-23 03:03:59
·
answer #6
·
answered by Mae Lua 3
·
0⤊
0⤋
Sim, perdi um irmão querido, foi muito difícil para todos na época, porém o tempo foi o melhor remédio. Não dá para fugir do luto, da raiva, da angústia,da tristeza, tudo tem que ser vivido para depois passar.
abraços
2006-07-23 01:50:28
·
answer #7
·
answered by Rita r 6
·
0⤊
0⤋
Sim, vários. Mas existe uma forma de superar a dor. Não sei a idade de quem vc perdeu, mas frequentemente nos perguntamos... Porque ela(e)? se tem tantas pessoas ruins no mundo... porque ela(e) se tem tantas pessoas doentes que a morte seria um bálsamo. Que destino estranho é o nosso, que me faz sentir que as coisas não fazem muito sentido de acordo com a minha inteligência. Pois é Pedro, essas perguntas que nos deixam até meio revoltados, e se ficamos revoltados é porque não aceitamos e nem entendemos a verdadeira razão pelo que as coisas acontecem. Nós como seres inteligentes, não nos satisfazem as respostas: Deus quis assim ou tenha fé e aceite. Infelizmente são palavras carinhosas, mas nada nos explicam o porque das coisas, como por ex, as diferenças sociais. Porque uns nascem em berço de ouro, cercado de todos os cuidados possíveis e com condições de realizar e estudar o que quiser em sua vida. Outros nascem na miséria, passa uma infancia sem nenhum recurso, apanhando dos pais para mendigar nas ruas e tudo de ruim que vc possa imaginar, ou ainda crianças que morrem em tenra idade, sem ao menos, passarem e viverem por todas as experiências que passamos qdo temos uma vida normal. Assim até parece que Deus é injusto, tantos para uns e nada para os outros ???? Eu não sei q. religião vc pertence mas isso não importa, respeito todas pque todas nos levam à Deus. A única coisa que a maioria delas não fazem, é nos dar respostas que satisfaçam a nosso raciocínio e a nossa inteligência. Bem, Pedro, se vc quer respostas para superar a dor, pois saberá principalmente que seu ente querido não morreu e sim, só seu corpo material. Ela(e) continua vivendo em outro plano. As respostas para "TODAS" as suas dúvidas na vida, vc encontra nas obras básicas de allan Kardec. Muita gente fala... porque eu iria acreditar num homem igual a mim?Quem disse que oque ele fala é a verdade ? Só para concluir, eu quero te explicar uma coisa: A 1º revelação foi através de Moisés, não é ? A segunda foi jesus que antes de partir, nos prometeu um consolador que ficaria para sempre conosco. :O Espírito da Verdade. Depois que jesus morreu, vc sabe, mudaram muitas coisas que ele falou e surgiram muitas religiões, cada uma com uma interpretação da Bilblia .Bem, depois de toda essa confusão de interpretações, chegou a 3º revelação que foi prometido por jesus. Não foi Allan kardec quem as inventou... ele ouviu através de médiuns, espíritos do mundo inteiro para ter certeza que não estava sendo enganado. Como diz o espírito da verdade no início do Evangelho : Os espíritos do senhor, que são as virtudes dos céus, qual imenso exército que se movimentam ao receber as ordens do seu comando, se espalham por toda a superfície da terra, e semelhantes estrelas cadentes, veem iluminar os caminhos e abrir os olhos dos cegos.
Bem Pedro, o conselho que eu lhe dou para superar sua dor é ler as Obras Básicas de Allan Kardec, começando pelo "Livro dos Espíritos que é basicamente feito de perguntas e respostas.
Tenho certeza que vc sentir-se-á muito melhor com respostas racionais. Todos nos os espíritas dizemos que a nossa fé em Deus não é fé cega, mas sim fé racional. Espero ter ajudado.
Um abraço fraternal, Eliani
2006-07-23 01:09:05
·
answer #8
·
answered by Eliani 4
·
0⤊
0⤋
Quem já não sofreu uma grande perda.
Todos nós.
Somente o tempo nós faz esquecer.
Não tem nenhuma formula magica para apagar esta dor.
Perder os pais ou um filho,não tem dor maior.
Mas saiba que tudo acontece no seu tempo certo.
E aos poucos nos acostumamos e acabamos tocando nossa vida adiante.
Se vc perdeu alguem muito querido, ore por ele.
Um beijo em seu coração.
Rosangela ( duda )
2006-07-23 00:02:15
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acredite que 'perder' é o aprendizado,principalmente'aprender a perder',porque nossa vida é imprevisível e tem os dias contados,em todos os aspectos.É uma noção muito difícil a perda de pessoas muito próximas,que passamos a considerar 'essenciais' à alegria.Mas é necessário internalizarmos o fato de que 'nossa história' não se acaba com a morte,que é,apenas,uma mudança de estado,em que se passa para outro estágio previsto pelo Senhor da história dos homens.(Espero haver-te passado técnica tão dolorida,mas autêntica)
2006-07-22 23:57:07
·
answer #10
·
answered by Prima Sol 3
·
0⤊
0⤋