Vereadores, Deputados e Senadores são representantes do povo nas câmaras (municipais e estaduais) e no Congresso Nacional (senado e câmara federais). Eles servem para elaborar leis, fiscalizar o poder Executivo (aquele que sanciona ou veta as leis, no caso, os prefeitos, os governadores e o presidente). Na teoria serviriam para estabelecer uma ligação entre o povo e o Executivo, aplicando recursos liberados por este em áreas com necessidade de investimentos em suas respectivas regiões.
Uma nação sem esses representantes não é considerada democrática. Não há como o poder ficar centralizado nas mãos de uma pessoa só: as questões internas de um país (e também as externas, claro) são complexas demais para que apenas uma pessoa tome todas as decisões acertadamente. Além disso, um poder centralizado nas mãos dela, fará com ela tome a decisão de não se poder divulgar seus erros, limitando ou até suprimindo a liberade de expressão.
O que acontece no Brasil (e daí os questionamentos desiludidos sobre a função destes representantes), por exemplo, é que a população não conhece a atuação deles, suas histórias e suas bandeiras de luta. Na época das eleições, vence sempre o candidato com mais dinheiro para investir no marketing de sua campanha: é ele quem terá o maior número de propagandas espalhadas pela cidade, é o que fará a carreata mais bonita, que comprará os maiores cartazes (e bandeiras, mas não as de luta!!), que poderá contratar vários cabos eleitorais de modo a espalhá-los por diversos bairros.
Na prática, um candidato com um caixa de campanha tão vultoso assim não está comprometido com os interesses do eleitor, apesar de só vencer com seu voto. Seus investidores vão cobrar uma atuação voltada para seus interesses: por exemplo, um hipermercado que quer se expandir na cidade e precisa de um terreno, assim, ele pode contar com a ajuda do seu candidato para consegui-lo; uma empresa despeja resíduos químicos num córrego, ela pode contar com seu representante para que as leis não a prejudiquem, para que ela não seja multada... e assim por diante. Os exemplos são muitos.
Um país com um sistema educacional bom pode formar cidadãos críticos. Estes cidadãos críticos, sentindo-se livres, certamente vão fiscalizar seus representantes, vão investigar seu passado, suas atuações em tempos de campanha, vão participar mais da política. Agora, há interesses de representantes, mais ou menos como destes que falei acima, em fazer com a educação no Brasil continue do jeito que está - cidadãos sem educação são mais facilmente manipuláveis.
2006-07-22 17:49:44
·
answer #1
·
answered by Emanuel 3
·
2⤊
2⤋
Complicado...mais vou chutar......para mamar nas nossas tetas.......ou seja, sorver o que melhor temos.....pode ser nos grandes centros ou pequenos municipios o processo é o mesmo.....uma vergonha...
2006-07-22 15:54:04
·
answer #2
·
answered by Alexandre Marinoni Lacerda 1
·
3⤊
0⤋
Aqui no Brasil?
Servem para provar que somos idiotas, e que podem fazer de tudo que o povinho só diz amem, e depois vem alguns outros idiotas e dizem que é com ´voto é que vamos mudar tudo....
Que leis sao estas que diz que, temos que aturar ladroes todo o mandato e ainda te-los que engolir nas eleiçoes seguintes?
Quando sera que vai haver um basta nisso?
Quando eles mesmo resolverem que precisam de leis contra eles mesmos?
Ou quando nós mesmos irmos a luta e em vez de pedir começarmos a exigir?
Algum dia isto vai acontecer, pena que ainda vá demorar muito..
Este povo cujo eu faço parte, precisa alem de ter vergonha na cara ,, precisa ter coragem, e parar de se humilhar,,,
Fazer com que o governo em todos os escaloes, cude deste Pais e de seu povo,,,e nao de interesses proprios e de interesses externos,,,
sem mais
Dimas
estevamdimas@yahoo.com.br
2006-07-22 17:46:58
·
answer #3
·
answered by Dimas 2
·
2⤊
0⤋
Em teoria: Para discutir e elaborar as leis e regulamentações necessárias para o bom andamento, respectivamente, nos municípios (vereadores), estados (Deputado Estadual), no país (Deputado Federal e Senador). No caso federal, a lei estipula as matérias de responsabilidade da Câmara e as de responsabilidade do Senado.
Na prática: Para que nós pensemos que tudo anda bem no país, que este é um país organizado, enquanto políticos dos mais diferentes partidos e das mais diferentes ideologias se juntam para enriquecer às custas dos impostos que pagamos e das nossas necessidades. No Brasil, não há um partido até hoje que sobreviveu mais de 5 anos sem ter ao menos um membro acusado de corrupção.
2006-07-22 15:46:48
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Os vereadores deveriam lutar por nossos direitos frente ao município onde vivemos; O Deputado estadual deveria defender os direitos do nosso estado; o Deputado Federal deveria nos representar na Assembléia Legislativa e os Senadores deveriam "policiar" o Presidente e seus ministros....! DEVERIAM, DEVERIAM, DEVERIAM......! Mas o que eles realmente fazem é: Lutar por direitos próprios; Tráfico de influência; Desvio de verba; escândalos; corrupção, etc, etc, etc..... o pior é que somos nós que pagamos os salários desses "arruaceiros diplomados"!!!!
2006-07-22 15:46:29
·
answer #5
·
answered by <WhIt3_M3T@L> 2
·
2⤊
0⤋
Para dar a idéia de que vivemos numa democracia. Sem eles, parecia ao mundo que é o Brasil é governado por um sistema absolutista, que é o que parece estarmos vivendo. O congresso se vende por 30 (mil) dinheiros (reais) que é exatamente o valor dos mensalões. Existem pessoas mais idosas que têm saudade da ditadura militar. Eu ainda não cheguei a este ponto, por que pelo menos a "imprensa" às vezes mostra os fatos como eles aconteceram, o que na era militar era proibido. Agora o terror dos "podres", digo, "poderes" está mais escancarado. Isto pode ser uma esperança de que o povo acorde e tome as rédeas do destino do nosso sofrido Brasil.
2006-07-23 04:39:09
·
answer #6
·
answered by Nando 1
·
1⤊
1⤋
para fazer bom usos dos nossos dinherio em viagem e conforto aos seus
2006-07-22 23:27:44
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Vereador: Para dar nome de ruas e título de cidadão.
Dep.Estadual: Para dar nome de estradas e pontes.
Dep.Federal: Para viajar toda semana de avião para Brasília.
Senador: Para fazer campanha visando a próxima eleição.
Coitadinhos!!! estão todos com as mãos calejadas de tanto segurar malas ( de dinheiro).
2006-07-22 15:58:48
·
answer #8
·
answered by sueli m 5
·
1⤊
1⤋
pra ganhrem dinheiro a nossa custa....
2006-07-22 15:41:43
·
answer #9
·
answered by sarita 3
·
1⤊
1⤋
Para roubar o dinheiro que nós pagamos nos impostos.
2006-07-22 15:40:48
·
answer #10
·
answered by André Sobral 2
·
1⤊
1⤋