Essa planta têm uma concentração muito alta de RÁFIDES, ráfides são composto do grupo das substâncias gástricas da planta; é formada pela união do ácido oxal-acético com o cálcio, formando um oxalato de Ca dentro do vacúolo da célula vegetal. Se caracterizam-se ráfides como sendo feixes aciculares dentro das células, em muitos casos existem células especiais para seu acondicionamento chamadas de idioblastos. No ser humano, essas ráfides causam uma irritação muito grande na faringe, que para se proteger secretam muita mucosa e essa mucosa, muitas vezes é que acaba "afogando" a pessoa.
2006-07-22 12:38:13
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Sim, são os cristais de oxalato de cálcio que perfuram a mucosa a mucosa e permitem que o veneno entre em quem tentou mastigá-la. Mas por que ela é venenosa? Para evitar que os herbívoros, como insetos e animais se alimentem dela. É uma estratégia de auto preservação, selecionada ao longo da evolução dessa planta.
2006-07-22 13:52:44
·
answer #2
·
answered by ressonance 2
·
0⤊
0⤋
Existem inúmeras espécies vegetais que embora sejam ornamentais e muito apreciadas em casas, praças e jardins apresentam caráter tóxico.
Quanto à natureza das substâncias tóxicas, temos dois grandes grupos: o dos Alcalóides e dos Glicosídeos. Os alcalóides abrangem os entorpecentes que afetam o sistema nervoso do indivíduo, onde se destacam substâncias como a quinina, cafeína, nicotina, cocaína, morfina, estriquinina, etc. Já os glicosídeos podem atuar como veneno, agindo em diversas regiões do organismo. Dentre eles, agrupam-se a digitalina, estrofantina, apocinina, oleandrina, nerina, entre outras.
Para confirmação de qualquer suspeita, se um determinado vegetal é ou não nocivo, se apresenta ou não substâncias ativas tóxicas, recorre-se a testes laboratoriais.
No primeiro site que visitei (1), eles dizem que a planta comigo-ninguém-pode (nome científico Dieffenbachia spp ) tem estricnina como princípio ativo em folhas e caule.
No segundo site (2), está escrito que os princípios ativos são oxalato de cálcio e saponinas. E os sintomas (em caso de ingestão ou contato): sensação de queimação, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos podem provocar irritação e lesão da córnea.
De qualquer forma, nada de chazinho dessa planta, tá? Um abraço.
2006-07-22 12:13:43
·
answer #3
·
answered by Tathiana 5
·
0⤊
0⤋
por que tem veneno, rssss
2006-07-22 11:56:04
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋