English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As universidades públicas deveriam ser abertas para pessoas de baixa renda e ter quotas para as pessoas de nível social elevado, que possuem condições de pagarem uma universidade particular. Ao instituir o programa de quotas, o governo cria uma imagem de preconceito e não consegue acabar com o problema no ensino. Então se eu for negro ou índio, mesmo que eu tenha condições e capacidade de prestar vestibular, irei pedir minha vaga para o governo em razão da minha cor...isso é se auto-discriminar.

2006-07-22 05:16:59 · 9 respostas · perguntado por Eduardo Neri 5 em Educação e Referência Nível Superior

9 respostas

Você está totalmente certo , as cotas deveriam ser para as pessoas carentes e não de uma determinada raça ou etnia , é uma lei racista e discriminatória .
Quando um tal jogador foi xingado de MACACO uma tal sociedade de defesa dos negros entrou na justiça , já no caso da
cotas ela se calou , o governo os chamou de burros e nada foi feito , sei que os negros tem grande capacidade para entrar nas
universidades e de assumirem grandes cargos. É pena que haja
no nosso país tanta injustiça.

2006-07-22 05:37:01 · answer #1 · answered by Madede 3 · 0 1

Acho que o programa de quotas deve sim existir, mas o critério deve ser sócio-econômico e não racial. Ser negro ou índio não significa ser incapaz de concorrer com um branco.
Quem cursou o ensino médio em uma instituição pública não está tão bem preparado quanto quem estudou em uma privada, e também não tem condições de pagar um bom curso pré-vestibular e para este grupo as quotas seriam favoráveis.
Também acho que essa medida do governo não resolve o problema que se instala nos primeiros anos da história escolar do aluno pois temos no Brasil um ensino de baixa qualidade em muitas escolas públicas e o problema teria que ser resolvido no ensino fundamental e no médio e não esperar que o aluno chegue ao nível superior com problemas e por isso oferecer-lhe quotas. Se o ensino oferecido pelas instituições públicas tivesse qualidade não estaríamos aqui discutindo esse assunto.

2006-07-22 22:18:56 · answer #2 · answered by feroli 1 · 0 0

Também acho. Tem a cota pra estudantes de escola pública também, né??? Não sei, eu não sou beneficiada, mas se fosse, não ia querer. Quero passar na universidade por mérito meu, não por mérito do governo.

2006-07-22 16:23:02 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

veja bem, vivemos num pais onde o processo de exclusão social é histórico,principalmente a negros e índios, as quotas em questão não é para determinar um grau de capacidade, mas sim ao meu ver como uma responsabilidade social,garantir acesso como uma questão social.
bçs

2006-07-22 14:55:53 · answer #4 · answered by lilica 1 · 0 0

Também concordo que isso seja uma discriminação ja que todos somos iguais e não devemos ter preconceitos, porque os negros tem que ter vagas destinadas a eles...
O governo devia abrir os olhos com as pessoas de baixa renda e não coma cor da pele delas..
Bjoks..

2006-07-22 14:37:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Ñ tem nada há ver com isso ,é a falta de oportunidade.

2006-07-22 14:05:24 · answer #6 · answered by suelane g 4 · 0 0

Não vejo desta forma o que existe realmente é um grande desequilíbrio social e o governo, a quem caberia buscar soluções mais eficazes para solucionar o problema, mostra sua grande incompetência com medidas paliativas e esdrúxula como esta, para tentar dizer ao povo que esta fazendo alguma coisa. Porque não destina mais verbas para a educação e traça planos e metas com acompanhamento sério para se certificar da aplicação destes recursos. Porque não baixa de vez estes juros proibitivos, permitindo desta forma a iniciativa privada fazer mais investimento e gerar mais trabalho. Porque não reduz a carga de impostos sobre os produtos nacionais dando ao povo maior poder aquisitivo e a industria condições de maiores investimentos e geração de empregos e consequentemente reduzindo o desequilíbrio social, em fim, existem soluções mais efetivas e eficazes do que este monstrengo criado mais para confundir do que para solucionar.

2006-07-22 13:01:07 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A grosso modo, também acho.
O problema é que existe realmente uma disparidade social que precisa ser resolvida.
Creio que num futuro bem próximo, empregadores não darão empregos para negros e indios por pensarem que eles são pior formados do que aqueles que se concursaram por processo normal. Temos então, à vista, mais um preconceito e não uma solução.
O assunto é muito complexo e creio que os anos se encarregarão de promover um equilibrio mais justo e não forçado porque enquanto já estamos vendo negros e indio loiros de olhos azuis [tentando dar o jeitinho brasileiro] também vemos pessoas desses grupos étnicos recusarem o protecionismo para que os seus diplomas tenham um reconhecimento pleno.
Abs

2006-07-22 12:27:06 · answer #8 · answered by Químico 7 · 0 0

Se vc ver por esse lado pode até ser , mas eles fazem isso pois a maioria doi negros e dos indios não tem uma boa condição financeira e eles só querem ajudar

2006-07-22 12:21:00 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers