Eu sou a favor. É evidente que por detrás do conflito político existem preconceitos que desta forma vieram à tona. A reclamação dos conservadores de que a parceria civil seria uma afronta ao casamento e à família não faz sentido, pois não se trata de modificar a legislação pertinente à família e ao casamento, mas sim do reconhecimento dos direitos dos relacionamentos homossexuais. Os próprios homossexuais, via de regra, reconhecem a importância do casamento e da família, pois lá cresceram e se desenvolveram. O que eles reivindicam é o acesso às possíveis vantagens da parceria legalmente reconhecida. Além disso, a aceitação legal da união de homossexuais representa um avanço no reconhecimento de sua existência como cidadãos na sociedade.
O temor de que, através da instituição da união civil dos homossexuais, a sua proporção venha a aumentar na sociedade também não possui fundamento, porque a orientação do desejo sexual de uma pessoa não é decorrência da legislação. Os homossexuais existiram em todos os tempos e culturas da humanidade e a homossexualidade não é uma opção pessoal que possa ser modificada em função de circunstâncias – muito menos de natureza legal. O que pode acontecer com a legalização da parceria civil é uma maior visibilidade pública dos casais homossexuais em função da sua melhor aceitação social. Isso não significa que houve um aumento no número de homossexuais, mas sim que uma maior tolerância na sociedade foi alcançada. Por que, afinal, os casais “normais” deveriam temer a união civil de homossexuais se estão seguros da orientação do seu desejo sexual e se esta lei não os impede de levar adiante sua vida “normal”?
Os preconceitos estão baseados em declarações religiosas e não comprovadas de uma suposta necessidade da família heterossexual como base e modelo da sociedade. A fixação numa única possibilidade de relação sexual leva não apenas à recomendação compulsiva desta como “normal”, mas também à proibição de qualquer outra perspectiva possível. A intolerância frente aos relacionamentos homossexuais leva à intromissão na vida íntima de outras pessoas com o objetivo de julgar o que é “correto” e o que é “incorreto”. Em que direito poderia estar baseado esse comportamento autoritário e discriminador?
Se os direitos das minorias e a convivência com as diferenças são pressupostos para a democracia, os preconceitos e a discriminação contra homossexuais significam uma forma de violência e um retrocesso em nossa cultura, que precisam ser combatidos por todos os que se engajam na construção de uma sociedade justa e humana. O reconhecimento da união civil de homossexuais representa um progresso no sentido da diminuição da intolerância na história humana e serve de exemplo de um movimento bem-sucedido de resistência à opressão que, pela sua existência e reconhecimento, vem gerando rupturas históricas e culturais.
Afinal de conta, Silvana, quem disse que o homem e mulherem nasceram para casar, procriar e povoar a Terra? Se dependesse de Deus, ainda seriam Adão e Eva sem comer o fruto proibido... já que é pra faalr de conto de fadas, que assim seja!
Seja feliz da maneira que quiser, desde que sua felicidade não afete negativamente seu próximo.
2006-07-21 07:08:10
·
answer #1
·
answered by gotahus 2
·
3⤊
1⤋
Tem determinadas coisas nessa vida que as pessoas nao devem fazer o que elas querem, mas sim fazer o que Deus manda.
Homossexualismo está completamente fora dos princípios cristãos e quem o pratica nao tem parte com Deus. (I Co 6:9)
2006-07-21 07:13:25
·
answer #2
·
answered by OCurioso 4
·
1⤊
0⤋
cada pessoa tem o direito de casar com quem bem intender, dependente da sua opção sexual,não tenho nenhum tipo de preconceito.
também espero q ganhem essa!!!!!
2006-07-21 06:33:55
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ekoekoekoekoekoekoe srrsrssrsrrs nda contra tenho amigos gays mais eu sempre falo experimenta vcs vão gostar na boa DEUS fez o homem foi pra mulher e vice-versa!!! mais fazer oq,não vou odiar uma pessoa só pq ela curte um se.xo diferente concorda?? bjinhos honey!!
2016-12-14 11:22:39
·
answer #4
·
answered by ? 2
·
0⤊
0⤋
axu uma conqista muito important naum soh para os homossexuais mas para toda a sociedad, pois representa uma vitoria contra o preconceito.. afinal todo mundo temo direito d se unir da forma q qiser (oficial ou naum) com qm ama, independent do sexo.....
2006-07-21 09:03:47
·
answer #5
·
answered by s13m3 1
·
0⤊
0⤋
Na bôa? Acho falta de criatividade...hehe
2006-07-21 07:07:57
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Silvana, minha querida, onde foi que você leu que foi feito homem e mulher para povoar a terra? Na sua bíblia, na qual homem está escrito homen? Deixa de caretice! Povoar a terra de crianças e bacuris com fome, sem estudo. É isso que você vê nas ruas, não é filhinha? E se o seu filho for homossexual? Abafa o caso...
Bom, esquecendo-nos das ignorâncias e dos fanatismos religiosos, a união civil entre seres do mesmo sexo é muito coerente, visto que se trata de duas pessoas que se unem (independente do consentimento da sociedade ou da religião) e que precisam estabelecer com exatidão os direitos de posse e herança. Meu irmão é gay e mora com um namorado há doze anos. Acho que eles precisam disso.
2006-07-21 06:36:06
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ah, meu querido, se eu for morar com um namorado, vou querer esse direito. já pensou? a gente mora juntos, compra coisas juntos... se um decide terminar ou seu um morre, a gente tem que dar as coisas para a família, que muitas das vezes semrpe foi contra nossa união? sai fora! união civil já!
2006-07-21 06:29:39
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
é claro que em um país em maioria católica isso é e sempre será polemico porém apesar de eu ser hetero sou a favor desse direito!
2006-07-21 06:27:30
·
answer #9
·
answered by Rodrigo R 3
·
0⤊
0⤋
Totalmente a favor...assim diminuiria bastante o preconceito no pais.
Em breve conseguiremos
2006-07-21 06:27:18
·
answer #10
·
answered by Juliano Chisholm 2
·
0⤊
0⤋