English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual sua relação com o rito do exorcismo?

2006-07-21 06:22:50 · 4 respostas · perguntado por Dall 2 em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

4 respostas

Anneliese Michel Emily Rose, uma jovem alemã de família católica, que desde os 15 anos começou a manifestar mais fortemente sintomas e comportamentos que mais tarde seriam atribuídos a uma possessão demoníaca. Em 1968, aos 16 anos, Anneliese começou a ter surtos diagnosticados como epilepsia. Internada por dois anos em um hospital psiquiátrico, dizia ver e ouvir o diabo em suas preces diárias, em casa, xingava e mordia seus próprios pais, que decidiram trancafiá-la por anos no porão. Anneliese então passou a se alimentar de carvão, aranhas, moscas e da própria urina. Rasgava as roupas e destruía todo tipo de material religioso. Dizia ouvir vozes que se identificavam pelos demônios e manifestos Judas Iscariot, Nero, Cain, Hitler, e Fleischmann. A propria Emily pediu acompanhamento religioso para seus pais, se dizia possuída.

Em 1976 a diocese local, já provida das evidências de que a jovem não sofria de uma doença mental, autorizou o exorcismo observando o contido no Direito Canônico, [ cf. Cic, can. 1172]. Os dois exorcismos realizados fracassaram, e a jovem por motivação própria resolveu não mais ser exorcizada, atribuindo essa decisão a uma aparição da Virgem Maria, que lhe teria oferecido a libertação, mas que a deixaria livre à opção do martírio se assim desejasse. Anneliese optou pelo martírio voluntário, alegando que seu exemplo enquanto possessa serviria de aviso a toda a humanidade de que o demônio existe e que nos ronda a todos, e que trabalhar pela própria salvação deve ser uma meta sempre presente. Ela afirmava que muitas pessoas diziam que Deus está morto, que haviam perdido a fé, então ela, com seu exemplo, lhes mostraria que o demônio age, e independe da fé das pessoas para isso.

Anneliese faleceu em 01/07/1976, aos 23 anos (por inanição e falência múltipla dos órgãos) após quase 10 anos de sofrimento. Seus pais foram indiciados por homicídio culposo e omissão de socorro, e os dois padres exorcistas Ernst Alt e Arnold Renz sofreram as mesmas acusações. Os dois padres foram condenados a seis meses de prisão, mas a sentença foi dada como cumprida tendo em conta que já haviam passado três anos presos aguardando julgamento. Um fato como esse diante da implacável justiça alemã é na prática uma declaração de inocência. Esse fato chocou a opinião pública alemã, gerando uma enorme polêmica em toda a Europa, que incluiu a Igreja, os meios acadêmicos e a justiça em torno da mesma discussão.

Visitado por milhares de pessoas
O túmulo de Anneliese Michel se tornou um local de peregrinação,
e assim o é até hoje.

2006-07-21 06:31:22 · answer #1 · answered by Thalles Prates 3 · 0 0

O exorcismo de Emily Rose,filme que, baseado num caso real passado há 29 anos na Baviera. Em 1976, Anneliese Michel, uma estudante de 23 anos que acreditava estar possuída por demónios, morreu após se ter submetido a 67 ritos de exorcismo durante nove meses. A jovem pesava pouco mais de 30 kg à altura da morte. Os pais e os dois padres que realizaram o exorcismo foram considerados culpados de homícidio negligente e condenados a seis meses de prisão efectiva e 3 anos de pena suspensa.

2006-07-21 13:31:32 · answer #2 · answered by nannybra 2 · 1 0

Anneliese Michel foi uma jovem alemã de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976.


As graves conseqüências do rito de exorcismo sobre a jovem motivaram a abertura de um processo criminal pelos promotores de justiça locais contra os pais de Anneliese e os padres exorcistas, causando uma grande polêmica em toda a Europa e dividindo a opinião pública mundial. O Caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande público, deu origem a vários estudos e pesquisas, tanto de natureza teológica quanto científica, e serviu como inspiração para os filmes O Exorcismo de Emily Rose, dirigido pelo estado-unidense Scott Derrickson, e Requiem, dirigido pelo polêmico cineasta alemão Hans-Christian Schmid.

2006-07-22 23:30:19 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Anneliese Michel (Leiblfing, 21 de setembro de 1952 – Klingenberg am Main, 1 de julho de 1976) foi uma jovem alemã de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976.

As graves conseqüências atribuídas ao rito de exorcismo sobre a jovem motivaram a abertura de um processo criminal pelos promotores de justiça locais contra os pais de Anneliese e os padres exorcistas, causando uma grande polêmica em toda a Europa e dividindo a opinião pública mundial. O Caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande público, deu origem a vários estudos e pesquisas, tanto de natureza teológica quanto científica, e serviu como inspiração para os filmes O Exorcismo de Emily Rose, dirigido pelo norte-americano Scott Derrickson, e Requiem, dirigido pelo polêmico cineasta alemão Hans-Christian Schmid.

2006-07-21 13:25:36 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers