English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-21 06:09:32 · 3 respostas · perguntado por Cylla 1 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

3 respostas

Tanto furacões quanto tornados são formados no encontro de massas de ar quente e frio. Mas as semelhanças ficam por aí: os tornados se formam na terra, são muito mais devastadores e não duram mais de 20 minutos.
Fenômeno assustador
O tornado é o mais destruidor dos fenômenos atmosféricos – nenhum deles libera tanta energia e é capaz de causar tanto medo nas pessoas. Assim como o furacão, o tornado é resultado do encontro de massas de ar frio e quente. Mas guarda muitas particularidades: ele se forma em terra, tem dimensões mais reduzidas do que um furacão e costuma durar menos tempo – de alguns segundos a 20 minutos. O que mais impressiona, no entanto, é seu poder devastador. O tornado gira a uma velocidade maior do que a do furacão – com ventos atingindo 450 km/h – e, como atravessa regiões terrestres, tem maior possibilidade de causar danos físicos e materiais. Os Estados Unidos são os campeões desse fenômeno, enfrentando mais de mil tornados por ano, concentrados entre os meses de abril e junho. Eles se formam na região central do país, devido ao encontro das massas de ar frio vindas do Canadá, com as de ar quente, da região do golfo do México.

2006-07-21 06:13:05 · answer #1 · answered by Pandora 5 · 0 0

1- Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura criam uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança na direção e velocidade do vento é chamada de cisalhamento do vento.

2- Ar ascendente da baixa atmosfera entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical.

3- Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4-6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. A maioria das tempestades fortes e violentas são formadas nestas áreas de extensa rotação.

4- A base da nuvem e sua área de rotação são conhecidas como wall cloud. Esta área é geralmente sem chuva.

A palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. Um tornado sobre a água é denominado tromba d'água. Tornados geralmente tem um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. São menores que os furacões e seu tempo de vida também. Um tornado pode ter uma largura tanto menor do que 30 metros, quanto maior do que 2,5km. Os menores tornados são denominados mínimos e os maiores de máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se um quilômetro e meio e ter ventos com velocidade de 160km/h. Um máximo pode deslocar-se 320km ou mais, durar até 3 horas e ter ventos com velocidade superior a 400km/h.
O tornado percorre um caminho muito irregular. Quando o funil toca o solo, ele pode mover-se em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Ele pode até duplicar-se, pular lugares ou formar vários funis. A maioria dos tornados do Hemisfério Norte deslocam-se do sudoeste para o nordeste e possuem rotação em sentido anti-horário. No Hemisfério Sul, os tornados possuem rotação horária.

Assim como os terremotos possuem a Escala Richter para medir sua intensidade, os tornados possuem a "Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale", ou seja uma escala usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolveram: Dr. Theodore Fujita e Allan Pearson, diretores do Centro de Previsão de Tempo de Kansas City, nos EUA.

2006-07-21 06:14:21 · answer #2 · answered by Juliano Chisholm 2 · 0 0

http://www.escolavesper.com.br/Images/TORNAD2.gif

2006-07-21 06:14:12 · answer #3 · answered by SoNick 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers